Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Stela Marcondes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Estruturas sociais

Segundo Brown e Barnett,"Partindo da constatação de que os membros e os grupos de uma sociedade são unidos por um sistema de relações de obrigação, isto é, por uma série de deveres e direitos (privilégios) recíprocos, aceites e praticados entre si, a estrutura social refere-se à colocação e à posição de indivíduos e de grupos dentro desse sistema de relações de obrigação. Por outras palavras, o agrupamento de indivíduos, de acordo com posições, que resulta dos padrões essenciais de relações de obrigação, constitui a estrutura social de uma sociedade".

Dentro de uma organização encontra-se mais do que uma mera relação entre pessoas, mas um todo que envolve cultura, comportamentos, experiências, sentimentos humanos, crenças, valores éticos e morais. É um complexo conjunto de interações entre os vários sistemas vigentes.

A organização da sociedade seguindo uma base hierárquica sugere uma estratificação social, em que os indivíduos se encontram divididos e classificados de acordo com seu status tanto ecônomico quando social;a interação dele com a sociedade, as relações entre os indivíduos de status próximo ou não e o poder que ele representa junto a sociedade.

As camadas sociais, apesar de complementares, vão se dividindo a medida que aumentam-se as diferenças entre os grupos. O de maior nível social (aquele que se encontra no topo) vai se destacando e distanciando dos demais, e o de menor nível social, de acordo com as relações e conquistas que tem ao longo de sua vida, pode ascender ou então permanecer no mesmo nível em que sempre se encontrou. Teoricamente numa sociedade dita democrática e capitalista é mais "fácil" a mobilidade social, tendo em vista que é o dinheiro que move as relações e as tornam viáveis ou não, mas em países como a Índia, em que existe o sistema de castas é bem mais difícil.