Wikipédia:WikiProjeto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text-x-generic-highlight-yellow-pen.png Resumindo: WikiProjeto é um local central para colaboração entre editores num tema particular.
WikiProjeto
Conselho de WikiProjetos
Lista A-Z de projetos
Projetos por tema
Principais projetos

Arte · Ciência · Ciências sociais · Desporto · Entretenimento · Geografia · História e sociedade · Saúde · Wikipédia

Um WikiProjeto é um conjunto de páginas destinado à gestão de um tema ou família de temas dentro da Wikipédia, assim como o grupo de editores que usa essas páginas para colaborar no trabalho enciclopédico. Não é um local onde se escreva conteúdo enciclopédico directamente, mas antes uma área onde pode-se coordenar e organizar a escrita de artigos. Um WikiProjecto pode, entre outras coisas, desenvolver critérios, realizar trabalhos colaborativos, manter uma listagem de coisas a fazer, e servir como um fórum onde assuntos de interesse para os editores interessados no mesmo tema possam ser discutidos.

Segundo esta definição, é tentador assumir que um WikiProjeto é principalmente o somatório das suas actividades de edição de artigos, ou seja, um grupo de páginas destinadas a gerir o trabalho em determinados temas. Contudo, a experiência tem demonstrado que um WikiProjeto tem que ser mais do que uma colecção de regras e predefinições para ser bem sucedido. Mais do que ter o título de WikiProjeto, o que dita o sucesso de um projecto é a sua capacidade de funcionar como um grupo de editores em vez de um grupo de artigos.

Um WikiProjeto é sobretudo uma estrutura social, e o seu sucesso depende da sua capacidade de funcionar como um grupo coeso de editores que trabalham para o mesmo fim. A maior parte do trabalho que tem que ser feito por um WikiProjecto, tal como revisão por pares e avaliação da qualidade de artigos, é maçador, não gratificante, e muitas vezes não apreciado. Para ser eficaz, um projecto tem que ser capaz de gerar não só interesse nos temas que aborda, mas também fomentar um espírito de equipa que leve a que os seus membros partilhem também as tarefas mais enfadonhas. Só quando se mantém esta coesão é que se torna possível reunir a energia e dinâmica necessárias para produzir excelentes artigos de forma sistemática, em vez de esporadicamente.

Coordenação entre WikiProjetos

Etiquetagem de artigos (marcas)

Muitos artigos terão marcas de mais do que um WikiProjeto. Isto pode ocasionalmente causar problemas, já que um projecto pode assumir (por vezes com razão) que outro projecto contribuirá pouco na melhoria do artigo. Quando se geram estes conflitos é importante lembrar que, mais do que serem WikiProjectos, são comunidades de pessoas com competências diversas que podem não estar disponíveis no outro grupo. Assim, a colocação de marcas num artigo por mais do que um projecto deve ser vista como uma coisa boa, desde que haja uma ligação mínima entre esses projectos e o tema do artigo. Só o facto de mais do que um projecto visitar o artigo regularmente para verificar as alterações, vandalismos, etc, é benéfico.

Podem haver contudo casos em que uma marca foi claramente mal colocada. Nestas situações, é recomendado falar com a pessoa ou projecto que colocou a marca, para perceber os motivos. Este procedimento reduz a probabilidade de animosidades entre projectos, podendo até ser benéfica para o artigo. Nestas situações, como em todas as outras, civismo, respeito e boa comunicação são de enorme valor.

Colaboração entre WikiProjetos

Podem haver situações em que é benéfico um artigo ser desenvolvido em colaboração por múltiplos projectos. Um exemplo é um artigo sobre um cientista famoso, que ficaria a ganhar com as contribuições de projectos da área científica em que se notabilizou, da sua área de residência, de biografia em geral, e até do período em que viveu.

É importante informar os outros projectos do desejo de expandir o artigo. Desta forma, os outros projectos podem ajudar de diversas formas, seja com verificação gramatical, material de referência, ou conselhos em geral sobre como melhorar o artigo.

Papel do Conselho de WikiProjetos

Podem ainda assim surgir situações em que haja um diferendo difícil de resolver entre projectos. Nestes casos, pode ser adequado solicitar ao Conselho que intervenha como moderador entre as partes em disputa para ajudar a resolver o problema. Deve ser notado que nenhuma das partes é obrigada a aceitar as recomendações do Conselho, excepto em situações formais que por alguma razão envolvam também o Conselho. Em casos graves, os meios formais de resolução de disputas podem ser o caminho mais indicado, mas estas situações devem ser excepcionais.

Propondo um novo projeto

Antes de começar

Os conselhos presentes nesta secção destinam-se sobretudo a editores que estejam a considerar criar um novo WikiProjecto e a projectos que estejam na sua fase inicial ou que estejam a ser reactivados, embora qualquer pessoa envolvida em WikiProjectos possa encontrar itens de interesse.

Verificar a existência de propostas

Este passo é simples, e consiste em ir à secção de Propostas verificar se alguém já está a propor a criação do projecto que deseja criar.

Identificar projectos de âmbito mais vasto

Ainda antes de propor a criação de um projecto, deve informar-se sobre a existência de WikiProjectos que tenham um tema relacionado com o seu. Podem existir projectos que tenham um tema mais vasto (e que engloba o que pretende – progenitor) , ou um sub-tema do que escolheu (um projecto descendente).

A existência de projectos relacionados, sobretudo progenitores (mas também descendentes) deve ser tida em conta ao propor um novo projecto. Projectos inactivos são irrelevantes e podem ser ignorados.

Para encontrar projectos relacionados, pode usar os seguintes métodos (deve usar ambos):

Identificar o melhor tema

De seguida, identifique o melhor tema para o seu projecto. Continuando o exemplo anterior, seria Mozart um tema demasiado pequeno, de tal forma que poderia apenas conter algumas dúzias de artigos e dez membros (alguns dos quais pouco activos)? Qualquer um destes critérios deve ser suficiente para considerar adoptar um tema mais alargado; neste caso, poderia considerar Compositores.

São vários os riscos associados a um tema muito restrito. De forma simplista:

  • Pouca gente – geralmente leva a sobrecarga administrativa (e morte do projecto)
  • Poucas páginas – o pouco "espaço" pode levar os editores a se distanciarem do projecto rapidamente.

Para estimar o número de artigos, vá ao artigo principal do tema e seleccione "Artigos afluentes". Este número é provavelmente uma boa estimativa, a menos que estabeleça limites ao tema ou se este estiver mal explorado (e ainda for necessário criar artigos).

Vale a pena perguntar-se a si próprio porque não adoptar um âmbito mais alargado. Embora possa ser intimidante, abre caminho a uma maior colaboração.

Após estas considerações, também é importante considerar se o tema escolhido parece "natural". Os temas não devem ser estruturados de forma a que interceptem fortemente a sua base de editores, por exemplo, projectos sobre cada uma das obras de Mozart teriam todos praticamente os mesmo editores (é de prever que estes tenham interesse pela obra de Mozart em geral, e muito provavelmente pela de outros compositores também). Ter projectos separados desta forma não é produtivo, porque no final há múltiplos projectos todos com os mesmos membros.

Identificar a melhor estrutura

Depois de identificar o tema do projeto, a próxima coisa a considerar é a estrutura a adoptar. As estruturas típicas são:

Grupo de trabalho (Taskforce) 
Esta estrutura é adequada para coordenar temas um pouco mais abrangentes. Um Grupo de Trabalho usa a maior parte das estruturas administrativas do projecto em que se insere, mas é composto por um grupo menor de editores. A melhor forma de começar um Grupo de Trabalho é juntar-se a um Projeto e pedir para criar o Grupo de Trabalho. A maior parte dos WikiProjetos vê com bons olhos a criação destes grupos.
WikiProjeto
Se o tema parece adequado à formação de um WikiProjeto, leia o texto indicado, mas lembre-se de antes verificar os progenitores, uma vez que estes podem conter Grupos de Trabalho que cubram o tema do projecto que deseja propor.
Coordenação entre WikiProjetos 
Se o tema for muito vasto, mas ainda estiver disposto a continuar, pode ser preferível procurar projectos descendentes, e tentar ajudá-los a se coordenarem. Isto não requer a criação de um novo WikiProjeto. Fale com os potenciais descendentes, e avalie as respostas que obtem. Tenha cuidado para não impor condições ou regras, pois eles podem não apreciar que alguém surja do nada e tente "assimilá-los". Se escolher este formato, o resto deste documento é dispensável (embora possa ajudá-lo a saber mais sobre os WikiProjetos).

Uma boa maneira de determinar a melhor estrutura é analisar os WikiProjetos progenitores e ver que tipo de descendência têm. Por vezes, cada sub-tema é tratado por um WikiProjeto; neste caso, criar um novo WikiProjeto é uma boa ideia.

Noutras situações, contudo, os projectos não estão separados, mas são antes Grupos de Trabalho de um WikiProjecto central no tema. Neste caso, o progenitor geralmente já desenvolveu mecanismos para lidar com os diferentes Grupos de Trabalho, sendo esta a abordagem mais eficaz.

Isto aplica-se também à reactivação de projectos. Um projecto progenitor está geralmente disposto a adoptar um projecto inactivo como Grupo de Trabalho, oferecendo uma assistência considerável na reactivação. Se for este o caso, pode dispensar a leitura do resto deste documento, uma vez que o projecto progenitor indicará a forma adequada de integração à sua configuração específica.