Wikipédia:Wikiatividade/WA3.0

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Bem vindo ao Terceiro Wikiatividade!
Leia a informação abaixo e inscreva-se na Página de Pontuação.

Temática e objectivo[editar código-fonte]

O concurso designado por Terceiro Wikiatividade não possui uma temática específica. O seu objetivo é promover a ampliação de artigos já existentes.

O Terceiro Wikiatividade decorre entre as 0:00 de 16 de Abril de 2007 (UTC) até às 23:59 de 15 de Maio de 2007 (UTC). Portanto, a duração do concurso será de um mês.

Conforme delineado nas regras abaixo, os artigos a concurso só deverão ser alistados na Página de Pontuação nas seguintes datas:

  • 1 a 3 de Maio - Todas as edições efetuadas entre 16 a 30 de Abril
  • 16 a 17 de Maio - Todas as edições efetuadas entre 1 a 15 de Maio

Inscrições[editar código-fonte]

  • Só serão permitidos usuários inscritos. As inscrições para a participação neste concurso são efetuadas na Página de Pontuação.
  • Todos os usuários deverão estar registados. Não podem concorrer IP's.
  • Os usuários que pretendem participar devem colocar seu nome na lista de participantes a qualquer momento, dentro do prazo, mesmo que o concurso já esteja a decorrer.
  • Os artigos submetidos só começam a ser contabilizados a partir do momento da inscrição do usuário. Artigos ampliados antes da inscrição, não serão admitidos a concurso.
  1. Ao contrário de anteriores concursos, o Terceiro Wikiatividade não aceitará a criação de novos artigos.
  2. Apenas serão considerados válidos os artigos que possuíam um máximo de 500 caracteres antes da data de início deste Wikiatividade. Uma boa forma de encontrar estes artigos é por aceder à Página Especial Special:Shortpages ou seguir este link (neste último exemplo, os dados poderão estar desatualizados)
  3. Um artigo já existente em outra língua e agora traduzido para o português e submetido à Wikipédia Lusófona é considerado um novo artigo e, portanto, também não será admitido a concurso. No entanto, caso o artigo já exista na Wikipédia Lusófona, pode ser ampliado recorrendo à tradução de texto existente em qualquer Wikipédia de outro idioma. Visto que não se trata de um novo artigo, tal ampliação poderá ser admitida a concurso.
  4. Serão permitidos apenas os artigos já existentes que foram ampliados e desenvolvidos através da inclusão de informação escrita, imagens, predefinições e outros conteúdos enciclopédicos.
  5. O mesmo artigo poderá participar mais de uma vez, desde que a segunda edição não seja feita pelo mesmo usuário. Ou seja, um usuário pode ser pontuado por ampliar um artigo e outros usuários podem ainda vir a ser pontuados por acrescentarem mais informação ao mesmo artigo, desde que incluam dados que ultrapassem pelo menos os mil caracteres, conforme referido em Sistema de Pontuação.
  6. Ao publicar a edição é obrigatório colocar no sumário, uma referência ao Wikiatividade, como por exemplo: "Para o [[WP:WAT3]]". Artigos sem esta referência no sumário não serão contabilizados.
  7. Os artigos editados deverão ser imediatamente colocados on-line para evitar que diversos usuários editem simultaneamente o mesmo artigo. Assim, um usuário saberá sempre que um determinado artigo já foi ampliado por um colega e que este o pretende submeter a concurso, bastando para tal observar o Histórico do artigo e verificar se a referência ao "[[WP:WAT3]]" já foi incluída em edições anteriores.
  8. Apesar de se considerarem válidos todos os artigos ampliados e submetidos durante o prazo do concurso, o usuário participante só deverá colocar a lista de artigos que pretende submeter a concurso num ou em ambos os períodos de afixação mencionados em Prazos.

Submeter a lista de artigos a concurso[editar código-fonte]

Conforme referido nas Regras, os usuários devem fazer a ampliação dos artigos e colocá-las imediatamente on-line. No entanto, só podem publicar a lista dos artigos a concurso na Página de Pontuação nos dias pré-designados (referidos em Prazos).

A lista dos artigos a concurso deve ser apresentada da seguinte forma:

*{{/nova|1=<diff da edição>|2=<número de caracteres antes da edição>|3=<número de caracteres após edição>}}

Apresenta-se aqui um exemplo:

*{{/nova|1= http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=David_Bernabeu&diff=5682220&oldid=5607903 |2=444|3=2379}}

Serão rejeitados todos os artigos que, mesmo cumprindo com as regras acima delineadas, contiverem o seguinte:

  • Texto que claramente não possui qualquer relação com o título do artigo e que a comunidade entenda ter sido acrescentado com o objetivo de falsear os resultados.
  • Grandes porções de texto em outras línguas que não o português. Naturalmente, o artigo poderá conter nomes, títulos ou outros termos relevantes em idiomas estrangeiros, no entanto, não se aceitarão trechos extensos de texto por traduzir.
  • Violação clara de regras gerais da Wikipédia Lusófona, tal como a inclusão de texto que possui direitos de autor.

Sistema de Pontuação[editar código-fonte]

O usuário deverá certificar-se de que o artigo que pretende submeter a concurso possuía, no máximo, 500 (quinhentos) caracteres antes da data do início do Terceiro Wikiatividade. Poderá fazer isso utilizando esta ferramenta ou por copiar todo o conteúdo do artigo e colá-lo num processador de texto, tal como o Microsoft Office Word© ou o OpenOffice Write©. Usualmente, processadores de texto como os referidos possuem a possibilidade de contar os caracteres [1]. Os 500 caracteres referem-se a todo o conteúdo do artigo, incluindo "texto", categorias, interwikis, imagens, tabelas e outros. Este número inclui também os espaços em branco.

Após ampliar o artigo com nova informação, proveniente de pesquisa ou de tradução, o usuário poderá submeter o novo conteúdo a um processador de texto e verificar o seu número final de caracteres. Deverá então subtrair o número inicial, antes da edição, ao valor de caracteres final, após a ampliação.

A pontuação será então atribuída segundo os seguintes critérios:

  • Mais de 1.000 (mil) caracteres adicionais = 1 ponto
  • Mais de 2.000 (dois mil) caracteres adicionais = 2 pontos
  • Poderá atribuir um bónus de 1 ponto adicional para os artigos que, inicialmente, tinham no máximo 100 (cem) caracteres.
Ver artigo principal: Wikipedia:Wikiatividade/Medalhas

Referências

  1. No caso do Microsoft Office Word 2007©, a barra inferior do programa inclui, no lado esquerdo, a informação sobre o número de páginas seguido do número de palavras. Basta clicar sobre o número de palavras para abrir a caixa de diálogo Contagem de Palavras. Nessa caixa são fornecidos diversos dados estatísticos, entre os quais consta o número de caracteres, com ou sem espaços em branco. Para o concurso, o número de caracteres a contabilizar inclui os espaços vazios.