Zuzim (povo bíblico)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

De acordo com a Bíblia hebraica, os Zuzins (que significa "inquieto") foi uma tribo primitiva que viveu em , uma terra ao leste do Rio Jordão entre Basã e Moabe. Os zuzins foram conquistados pelo rei Elamita Quedorlaomer (Gênesis 14:5). Muitos estudiosos identificam Zuzim com os Zamzumins (Deuteronômio 2:20), uma tribo dos refains que habitava na mesma região que os zuzins e posteriormente ocupada pelos amonitas. Em hebraico, "Zuz" representa a raíz "z'z" que significa, "mover-se" e é semelhantemente associada com o egípcio antigo "s's" que significa "mover-se a pé" como no "ssw" ou Shasu. O Shasu e Zuzim podem ser uma e a mesma se for considerada próxima ao "Kharu" dos Horeus e "Habiru" dos hebreus como são descritos nas listas egípcias.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.