Saltar para o conteúdo

Poecilia reticulatus: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
GOE (discussão | contribs)
m Revertidas a edição de 189.27.128.140 (bl)
Linha 25: Linha 25:
No seu ambiente natural, na América do Sul e nas Caraíbas, os guppies são normalmente encontrados em [[população|populações]] isoladas, habitando pequenos riachos e lagos de diversos tamanhos.
No seu ambiente natural, na América do Sul e nas Caraíbas, os guppies são normalmente encontrados em [[população|populações]] isoladas, habitando pequenos riachos e lagos de diversos tamanhos.


Espalhadas por vários países de [[clima tropical]] ou [[Clima subtropical|subtropical]], existem tambem populações de guppies, formadas a partir de peixes que escaparam para a natureza ou que foram deliberadamente introduzidos, para ajudar a combater a [[Malária|doença da malária]] (entre as principais fontes de alimento dos guppies encontram-se as larvas de mosquito). OBS: EU TENHO!!!!
Espalhadas por vários países de [[clima tropical]] ou [[Clima subtropical|subtropical]], existem tambem populações de guppies, formadas a partir de peixes que escaparam para a natureza ou que foram deliberadamente introduzidos, para ajudar a combater a [[Malária|doença da malária]] (entre as principais fontes de alimento dos guppies encontram-se as larvas de mosquito).


==Ecologia e comportamento==
==Ecologia e comportamento==

Revisão das 21h53min de 1 de junho de 2008

Poecilia reticulatus
Lebistes macho (à esquerda) e fêmea (à direita).
Classificação científica
Reino:
Filo:
Classe:
Ordem:
Família:
Gênero:
Espécies:
P. reticulata
Nome binomial
Poecilia reticulata

O Barrigudinho, também chamado de Guppy ou lebiste (Poecilia reticulata) é um belo peixe ornamental de comportamento pacífico, originário da América Central e América do Sul, com vida de aproximadamente 2 anos, usado em exposições aquarísticas. O guppy é um animal ovovivíparo da família dos poecilídeos. O comprimento do macho adulto é de aproximadamente 5 centímetros e o da fêmea, 7 cm.

Pode ser facilmente encontrado em rios do Sudeste do Brasil, mesmo poluídos, sendo muitas vezes confundido por leigos com girinos. Em sua forma original, possui um tom cinzento, porém a partir de cruzamentos em cativeiro costuma adquirir cores fortes, dos mais variados tipos[1].A partir daí, existem diversas "raças", ou "matrizes", que podem ser comercializadas por um preço considerável[2].

O barrigudinho em sua forma original não costuma ser utilizado para aquariofilia, sendo o guppy propriamente dito suas variantes coloridas.

Distribuição e diversidade

No seu ambiente natural, na América do Sul e nas Caraíbas, os guppies são normalmente encontrados em populações isoladas, habitando pequenos riachos e lagos de diversos tamanhos.

Espalhadas por vários países de clima tropical ou subtropical, existem tambem populações de guppies, formadas a partir de peixes que escaparam para a natureza ou que foram deliberadamente introduzidos, para ajudar a combater a doença da malária (entre as principais fontes de alimento dos guppies encontram-se as larvas de mosquito).

Ecologia e comportamento

A variedade de padrões e cores é enorme entre as várias populações, inclusive, em linhagens albinas. Os que partilham o seu habitat com espécies de peixes predadores têm normalmente cores menos vívidas, enquanto que os que não têm de lidar com esse problema têm cores mais exuberantes. Na reprodução, os genes de peixes mais ou menos coloridos são favorecidos de acordo com este tipo de fatores.

Pode acontecer que entre os machos da espécie haja comportamentos agressivos (por exemplo morder as barbatanas), como tambem acontece entre outras espécies como os platys e os cauda de espada, ou ocasionalmente com outras espécies de barbatanas vistosas como os escalares.

Os guppys criam de uma forma fácil, basta fazer com que o macho se interesse pela fêmea para a fecundar e logo de seguida colocar a mesma numa maternidade de forma que quando os alevinos nascerem tenham logo local para poderem nadar seguros (o melhor mesmo é ter o aquário com muitas plantas para os bébés se esconderem, assim evita-se o stress da femea). Os alevinos podem ficar até 2 dias sem alimento, pois nascem com um saco vintelino.

Devido aos cruzamentos sucessivos surgiram inúmeras variedades de cauda de guppy

Ligações externas

  • Guppy

[1]

  • Guppy selvagem

[2]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Poecilia reticulatus