Saltar para o conteúdo

Phasmatodea: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
GOE (discussão | contribs)
m Revertidas a edição de Nathália Vargas (2k)
Linha 1: Linha 1:
{{taxocaixa
Os insetos conhecidos como bicho-pau, apresentam camuflagens e dificilmente são encontrados com facilidade em seus substratos.
| nome = Phasmatodea
O bicho-pau foi descrito por naturalistas do século XVII, como Zacharias Wagner (apud TEIXEIRA, 1997: 146), que assim descreveu o inseto denominado como boa-mesa: “Trata-se de uma estranha criatura parecida com um rebento ou com um pedaço de graveto quebrado. A princípio é verde como capim, depois fica amarelo-escuro. Quando se quer agarrá-lo, dá um salto para longe”.
| cor =pink
São insetos de cor marrom clara, totalmente miméticos com a vegetação sobre a qual vivem e se alimentam. Assemelha-se com galhos verdes ou secos (homocromia), vindo daí o nome Bicho-pau, que é também chamado de Bicho-palha, Chico-magro, Taquarinha, ou erroneamente chamado de Mané-magro, Maria-seca (BUZZI, 1994; LENKO & PAPAVERO, 1996). Há também o termo Garrancho citado por COSTA NETO, em 2004.
| imagem =LeafInsect.jpg
Já foram registradas mais de 2500 espécies (FARIA et.al., 2004), que pertencem ao filo Arthropoda, classe Insecta e ordem Phasmatodea, das quais cerca de 800 espécies vivem na região Neotropical (BUZZI & MIYAZAKI, 1993).
| imagem_legenda = ''Phyllium'' sp., foto por Sandilya Theuerkauf, Wynaad, 2006
Inseto inofensivo e de movimentos lentos, ele é capaz de ficar horas sem se mexer. As pernas ficam esticadas, as da frente encobrindo a cabeça e as antenas. Usam essa estratégia para se defender dos predadores que são aranhas e pássaros principalmente. Alguns ainda emitem um fluido leitoso e repugnante como defesa e este possivelmente inofensivo para o homem. Vale citar que, quando a presença de estranhos é percebida pelos Phasmídeos, eles tentam se disfarçar imitando o movimento das folhas ou galhos que balançam ao vento, (FARIA et. al. 2004) ou em um ato desesperado caem no chão fingindo - se de morto ou fazem a autotomia, que é um tipo de amputação de membros para escapar de uma determinada situação de risco. Com isso algumas espécies têm o poder de regenerar membros perdidos.
| reino = [[Animalia]]
A espécie mais conhecida Phibalosoma phyllinum, apresenta corpo alongado, sub-cilíndrico, liso ou com expansões; pernas ambulatórias, geralmente longas, finas, às vezes com espinhos ou expansões; cabeça pequena, livre, com olhos bem desenvolvidos (dois ou três ocelos quando presentes); antenas filiformes; asas atrofiadas, ausentes ou presentes e bem desenvolvidas(COSTA LIMA, 1938; SANTOS, 1982; LARA, 1992; BUZZI & MIYAZAKI, 1993).
| filo = [[Arthropoda]]
Vivem sobre as plantas e se alimentam exclusivamente de folhas e brotos.
| subfilo = [[Hexapoda]]
A reprodução é sexuada e são ovíparos. Há casos em que a reprodução pode ocorrer por partenogênese, na ausência de machos.
| classe = [[Insecta]]
| subclasse = [[Pterygota]]
| infraclasse = [[Neoptera]]
| ordem = '''Phasmatodea'''
| subdivisão_nome = Superfamiliae
| subdivisão =
<center>[[Phasmatoidea]]<br />
<center>[[Phyllioidea]]<br />
<center>[[Timematoidea]]<br />
}}
{{wikispecies|Phasmatodea}}


Os insetos da ordem '''Phasmatodea''' são conhecidos como [[bicho-pau]] e [[bicho-folha]], por sua eficiente camuflagem que os tornam semelhantes a pedaços de [[madeira]] ou a [[folha]]s, disfarçando-os em meio a vegetação.


São animais inofensivos, e nas cidades podem ser encontrados em [[goiabeira]]s. A fêmea do '''bicho-pau''' põe cerca de 150 ovos.
Autor do texto: Nathália Coelho Vargas
{{esboço-insecto}}


[[Categoria:Artrópodes]]
[[Categoria:Insectos|!]]
[[Categoria:Entomologia]]


[[cs:Strašilky]]
Referências Bibliográficas:
[[da:Vandrende pinde]]

[[de:Gespenstschrecken]]
BERGER, Jürgen. ECOLOGY OF PHASMIDS (PHASMATODEA) IN A MOIST NEOTROPICAL FOREST.Kaiserslautern, Mai 2004
[[en:Phasmatodea]]

[[es:Phasmatodea]]
COSTA, Lima. Insetos do Brasil – Serie didática n° 2 , 1938
[[fr:Phasmatodea]]
http://www.phasmatodea.org
[[he:מקלונאים]]

[[it:Phasmoidea]]
http://www.sungaya.de/oz/phasmid/museen.php3
[[ja:ナナフシ]]

[[ko:대벌레목]]
http://www.stickinsect.org.uk/information.html
[[nl:Phasmatodea]]
[[no:Spøkelsesinsekter]]
[[pl:Straszyki]]
[[qu:Yant'a kuru]]
[[sl:Posnemalci]]
[[sv:Vandrande pinnar]]
[[zh:竹節蟲目]]

Revisão das 18h31min de 21 de setembro de 2008

Phasmatodea
Phyllium sp., foto por Sandilya Theuerkauf, Wynaad, 2006
Classificação científica
Reino:
Filo:
Subdivisão:
Subfilo:
Classe:
Subclasse:
Infraclasse:
Ordem:
Phasmatodea
Superfamiliae
Phasmatoidea
Phyllioidea
Timematoidea
Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Phasmatodea

Os insetos da ordem Phasmatodea são conhecidos como bicho-pau e bicho-folha, por sua eficiente camuflagem que os tornam semelhantes a pedaços de madeira ou a folhas, disfarçando-os em meio a vegetação.

São animais inofensivos, e nas cidades podem ser encontrados em goiabeiras. A fêmea do bicho-pau põe cerca de 150 ovos.

Ícone de esboço Este artigo sobre insetos, integrado no Projeto Artrópodes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.