Ás

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Ás (desambiguação).
Ases dos quatro naipes, respectivamente: ouros (♦). paus (♣), copas (♥) e espadas (♠).

Ás é uma das faces dum dado ou duma peça de dominó, com um único ponto, ou uma carta do baralho[1] com diversas variações de estilo, dependendo do baralho usado.

Num baralho, a característica mais comum é a duma figura única central no meio da carta, simbolizando o naipe dela. Esta carta pode iniciar ou terminar sequências em jogos, como paciência, fazer parte de sequências, como na cacheta, ou fazer parte das cartas de maior valor, como no truco.

História[editar | editar código-fonte]

A palavra «ás» tem origem da palavra as, do francês antigo, que fazia referência à uma unidade de asse, uma moeda romana.[2] Antes de ser o nome da carta de baralho, era o nome dado ao lado dum dado com apenas um ponto, e significava, assim, «má sorte», o que se tornou em «alta qualidade» e «excelência», com o nome passado para a carta de, geralmente, maior valor dum baralho.

Referências

  1. ás in Dicionário infopédia da Língua Portuguesa [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-06-26 15:30:22]. Disponível na Internet: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/ás
  2. Parlett (1990). The Oxford Guide to Card Games. Oxford: Oxford. p. 32 


Ícone de esboço Este artigo sobre jogos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.