Naipe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura por outras definições de Naipe, veja Naipe (desambiguação).
Os quatro naipes mais comuns: Paus, Ouros, Copas e Espadas.

Naipe é cada "família" ou tipo das cartas. Cada naipe traz todos os números de 2 a 10, o Ás (que representa ora 1, ora 14), Valete, Dama e Rei. As 52 cartas representam as 52 semanas do ano. Os 4 naipes representam as 4 estações do ano. As 13 cartas de cada naipe representam as 13 semanas que compõem cada estação (carece de fontes).

Termo[editar | editar código-fonte]

A palavra naipe, derivada do catalão naip, "carta" (que por sua vez é originada do árabe نَائِب, nāʾib, "representante") significa "tipo", "família", ou "estilo". Em algumas regiões do Brasil também é usada como gíria, como no contexto a seguir: "olha o naipe daquele sujeito" significando: "olha o tipo daquele sujeito".

Nomenclatura[editar | editar código-fonte]

Existem diferentes tipos de baralhos, para cada um deles há naipes diferentes e, por conseguinte, nomes diferentes.

Os mais antigos são figurativos e têm sido progressivamente substituídos pelo padrão estilizado francês.

Naipes espanhóis[editar | editar código-fonte]

O baralho espanhol, ou baraja, é adaptado do Ganjifa vindo do Egito no século 14 (tais cartas supostamente foram criadas na Pérsia, e depois se popularizaram na Índia, mas os registros escritos mais antigos vêm do país africano).[1] As cartas representam a sociedade da época em que foi criado. Os nomes dos naipes são:[2]

Naipes portugueses[editar | editar código-fonte]

Originados simultaneamente com os espanhóis, pelo menos a partir do século XV, apresentavam características próximas mas muito distintas (Rei-Cavaleiro-Dama, Ases com figuras de dragão, figuras em algumas cartas numéricas). Foram objeto de monopólio real (Real Fábrica das Cartas de Jogar) e tiveram uma grande evolução na iconografia mas extinguiram-se no fim do século XIX. Alguns baralhos tardios com esse padrão foram recentemente editados em Portugal pela Casa da Moeda.

O Cavaleiro podia se chamar também "Conde" ou "Valete", a Dama (a mais baixa das "cartas de corte", distintamente do baralho francês) podia se chamar "Sota" e era sempre feminina ao contrário do baralho espanhol, sem qualquer coroa ou diadema.

Deram directamente origem aos padrões malteses e japoneses (Unsun-Karuta) e influenciaram os antigos padrões italianos e da América Latina.

Naipes italianos[editar | editar código-fonte]

Utilizados nas várias regiões de Itália, onde muita da iconografia das cartas de jogar surgiu ou evoluiu, apresentam características próprias e muito regionais (Bresciane, Bergamasche, Trentine, Trevigiane, Triestine, Bolognesi, Napoletane e Piemontesi), nota-se influência dos padrões espanhóis e portugueses originais, principalmente nas regiões litorais mediterrânicas (pertenceram à coroa espanhola juntamente com Portugal em parte dos séculos XVI e XVII). Mesmo os jogos de cartas tradicionais mais antigos são muito parecidos em Portugal, Espanha, Itália e partes da França.

Naipes alemães[editar | editar código-fonte]

Na Alemanha, os naipes são estilizados de outra forma:

Naipes estilizados franceses[editar | editar código-fonte]

O baralho francês tornou-se padrão mundial a partir do século XIX. A estilização dos naipes facilitou a impressão das cartas e o seu manuseamento no jogo, melhorado com a introdução dos gráficos simétricos. Os povos anglo-saxónicos depressa o assumiram e distribuíram pelo seu império (com iniciais inglesas), tornando-se a norma da actualidade.[3]

É atualmente o mais utilizado nos países de língua portuguesa, onde se adotaram os naipes franceses desde o fim do século XIX, mas com os nomes exclusivamente baseados no baralho de padrão português utilizado até essa época. Além disso, as cartas modernas realmente têm iniciais em inglês: K (de King, Rei), Q (de Queen, Rainha) e J (de Jack, Cavaleiro - Para evitar o K de Knight que confundiria com o Rei). Os naipes são:

  • Paus, em francês trèfles (trevos). Conhecido também como "trevo", "pé de pinto", "couve", "arvorezinha", "zape" ou "Gato" (truco) (informal);
  • Copas, em francês cœurs (corações). Admite as variações no nome: "taça", "coração" ou "escopeta";
  • Espadas, piques (pontas de lança, referindo especificamente ao pique). Variações em português: "espadilha", "seta", "lança", ou, informalmente, "punhal" ou "coração negro";
  • Ouros, carreaux (losangos). Chamado também de "losango" ou "diamante", ou, informalmente, "balãozinho", "Doce de Leite", "Bebu", "pica fumo" ou "Salmora"

É de salientar que em França ainda se utilizam de forma limitada os naipes figurativos latinos, nomeadamente no jogo Alouette e nos jogos de Tarot.

Noutros países[editar | editar código-fonte]

A seguir eis uma lista dos nomes mais comuns em cada país dados aos naipes franceses, apesar de haver jogos específicos em que o naipe é chamado e/ou desenhado de outra forma.[4]

Copas
Ouros
Paus
Espadas
Estados Unidos, Canadá, Austrália e Reino Unido Hearts (corações) Diamonds (diamantes) Clubs (bastões) Spades (pás)
Espanha e América Hispânica Copas (taças)
Corazones (corações)
Oros (ouros)
Diamantes
Bastos (bastões)
Tréboles (trevos)
Espadas
Picas (lanças)
Itália Cuori ou Coppe (corações) Quadri ou Denari (quadrados) Fiori ou Bastoni (flores) Picche ou Spade (lanças)
Suíça Alemã Rosen (flores) Schellen (sinos) Eicheln (bolotas) Schilten (escudos)
Países Baixos Harten (corações) Ruiten (losangos) Klaveren (trevos) Schoppen (espadas)

Dígitos para os naipes[editar | editar código-fonte]

Funções da "linguagem" ASCII, que os computadores utilizavam antigamente, se tornaram obsoletas em editores de texto mais modernos. Tais funções (utilizadas na programação) acabaram por virar dígitos em tais editores de textos mais modernos (inclusive os da wikipedia).

As funções que utilizam os bytes de 0000 0011 (3) a 0000 0110 (6) podem ser representadas (ou digitadas) por naipes de baralho, utilizando-se o teclado numérico à direita do teclado.

  • Copas: Pode ser digitada através de ALT + 3 (♥).
  • Ouros: Pode ser digitada através de ALT + 4 (♦).
  • Paus: Pode ser digitada através de ALT + 5 (♣).
  • Espadas: Pode ser digitada através de ALT + 6 (♠).

Observa-se que:

  • O teclado numérico que fica acima do de alfabeto (latino) pode não representar os códigos ASCII.
  • Nem todos os editores de textos aceitam todos os caracteres ASCII.
  • Em alguns teclados (nem sempre, entretanto) a ativação da tecla "num lock" (ou "number lock", "tranca-número") interfere na digitação da sequência ALT + código (como por exemplo, um navegador pode confundir "ALT + 4" com "ALT + esquerda" e voltar para uma página antiga).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências