Áustria Anterior

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Áustria Anterior (em alemão Vorderösterreich, die Vorlande) era o nome colectivo das antigas possessões dos Habsburgo na Suábia, Alsácia e Vorarlberg depois da sede dos Habsburgo se ter estabelecido na Áustria. Por vezes o Tirol também se inclui na Áustria Anterior.

Marco de pedra de 1768 com o escudo de "Vorderösterreich" (VO) em Salhöhe, Suíça.

Composição e evolução territorial[editar | editar código-fonte]

A Áustria Anterior compreendia a área de Sundgau (sul da Alsácia) e a Brisgóvia a leste do Reno e incluía alguns territórios dispersos na Suábia, sendo o maior o margraviato de Burgau na zona de Augsburgo e Ulm. Alguns territórios do Voralberg que pertenciam aos Habsburgo eram considerados parte de Áustria Anterior. A terra de origem dos Habsburgo, a Argóvia, e a maior parte das possessões originais desta dinastia a sul do Reno e do lago de Constança, foram perdidas no Século XIV perante a expansão Confederação Helvética após as batalhas de Morgarten (1315) e Sempach (1386), nunca mais voltando a considerar-se parte de Áustria Anterior, excepto o vale de Fricktal, que se manteve sob administração dos Habsburgos até 1797.

Pelo Tratado de Vestefália de 1648, o Sundgau foi integrado na França e, no século XVIII os Habsburgo adquiriram alguns territórios menores no sul da Alemanha, como Tettnang. Com a reorganização do Sacro Império Romano-Germânico, a maior parte da Áustria Anterior, incluindo a Brisgóvia, foi cedida como compensação ao antigo duque de Módena, Hércules III d’Este, cujo genro e herdeiro era o arquiduque Fernando Carlos, tio do imperador Francisco II. Pela Paz de Pressburg de 1805, a Áustria Anterior foi dissolvida por completo e os antigos territórios dos Habsburgo foram repartidos pela Baviera, Bade e Vurtemberga. O vale de Fricktal foi a única região a ser integrada na Suíça, em 1802.

Governo[editar | editar código-fonte]

Políticamente, a Áustria Anterior foi controlada pelos duques da Áustria até 1379. Posteriormente, o governador da Áustria Anterior era o arquiduque responsável pelo governo do Tirol.

Referências geográficas[editar | editar código-fonte]

Mapa da Áustria Anterior

No mapa ao lado, encontram-se identificados os diversos territórios que compunham a Áustria Anterior, território disperso pelas actuais França, Suíça, Alemanha e Áustria.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em castelhano cujo título é «Austria Anterior».