É isso um Homem?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Se questo è un uomo
Se Isto É um Homem (PT)
É isso um Homem? (BR)
Autor (es) Primo Levi
Idioma língua italiana
País Itália Itália
Género Memórias
Lançamento 1947
Edição portuguesa
Tradução Simonetta Cabrita Neto
Editora Público, Planeta DeAgostini, Teorema, Dom Quixote
Páginas 176
ISBN ISBN 84-8130-526-X

É isso um Homem? (título da tradução portuguesa: Se Isto É um Homem; título do original em italiano: Se questo è un uomo) é um livro do escritor italiano Primo Levi. Descreve suas experiências no campo de concentração de Auschwitz, durante a Segunda Guerra Mundial.

É isso um Homem? foi rejeitado pela Einaudi, a mais importante casa editora da cidade natal de Levi, Turim. Um pequeno editor publicou o livro em novembro de 1947. Somente 1500 exemplares foram vendidos. Levi teve que esperar até 1958 para que a casa Einaudi o publicasse, numa apresentação revisada, que resultou em tradução para o inglês, em 1959, e, posteriormente, para muitas outras línguas, inclusive para o catalão, e sua aceitação como um clássico.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Se Isto é um Homem conta a história de Primo Levi, cidadão italiano judeu, que é levado para Auschwitz. Tudo lhe é retirado, tornando-se mais um anônimo prisioneiro do campo de concentração nazista, inclusive o próprio nome é substituído por um número, colocando em causa a própria noção de identidade.

Em Auschwitz leva uma existência de problemas: a dor excruciante da fome, da sede e o árduo trabalho no "Lager", que leva ao esgotamento total da força e vontade humanas. Apesar da rotina difícil de ultrapassar, Levi aprende que a sobrevivência - pela astúcia e organização - é possível, mesmo que privados de qualquer direito moral,

Através de uma descrição objectiva do dia-a-dia de um prisioneiro de Auschwitz, Primo Levi enaltece a força humana e a capacidade de resistência acima de qualquer dor física ou moral, mesmo quando a própria dignidade é posta em causa.

Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.