Índice ultravioleta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Variação típica do Índice UV de acordo com a hora do dia e época do ano[1]

O índice ultravioleta (IUV) é um padrão internacional de medição da força de raios ultravioleta (UV) em um determinado lugar e tempo. A escala foi desenvolvida por cientistas canadenses em 1992, aprovada e padronizada pela Organização Mundial de Saúde e Organização Meteorológica Mundial em 1994. Ele é usado principalmente em previsões diárias destinadas ao público em geral, e está cada vez mais disponível como uma previsão de hora em hora.

O Índice UV foi concebido como uma escala linear diretamente proporcional à intensidade de radiação UV que causa queimaduras na pele. Por exemplo, se um indivíduo de pele clara (sem protetor solar ou bronzeador) começa a sofrer queimaduras em 30 minutos no Índice UV 6, então esse indivíduo deve esperar ter queimaduras em cerca de 15 minutos no Índice UV 12.

O propósito do Índice UV é ajudar as pessoas a efetivamente proteger-se da radiação UV, que tem benefícios para a saúde em doses moderadas, mas em excesso causa queimaduras solares, envelhecimento da pele, danos ao DNA, câncer de pele, imunossupressão,[2] e danos aos olhos, tais como catarata. Organizações públicas de saúde recomendam que as pessoas se protejam quando gastam um tempo considerável ao ar livre quando o Índice UV é 3 ou superior. Consulte a tabela abaixo para mais detalhes e recomendações.

Uso[editar | editar código-fonte]

Os índices são os seguintes:[3]

Índice UV Cor gráfica Risco de danos pela exposição desprotegida ao sol, para um adulto médio Proteção recomendada
0.0–2.9 Verde "Baixo" Um Índice UV de de 0 a 2, significa baixa perigo dos raios UV para uma pessoa comum.

Use óculos de sol em dias claros.

Se você se queima facilmente, se cubra e use protetor solar FPS 30+.

Superfícies brilhantes, tais como areia, água e neve, vão aumentar a exposição aos raios UV.

3.0–5.9 Amarelo "Moderado" Um Índice UV de 3 a 5 significa risco moderado de danos da exposição solar desprotegida.

Fique na sombra perto do meio-dia, quando o sol é mais forte.

Se estiver ao ar livre, use roupa protetora do sol, um chapéu de abas largas, e óculos de sol com filtro UV.

Aplique protetor solar FPS 30+ a cada 2 horas, mesmo em dias nublados, e depois de nadar ou suar.

6.0–7.9 Laranja "Alto" Um Índice UV de 6 a 7 significa alto risco de danos da exposição solar desprotegida. Proteção contra a pele e lesões oculares é necessário.

Reduza o tempo de exposição ao sol entre as 10:00h. e 16:00h. Siga as mesmas recomendações do item anterior

8.0–10.9 Vermelho "Muito alto" Um Índice UV de 8 a 10 significa risco muito alto de danos. Tomar precauções extra, porque a pele desprotegida e os olhos vão se danificar e podem queimar-se rapidamente.
11.0+ Violeta "Extremo" Um Índice UV de 11 ou mais indica risco extremo de dano a partir desprotegido exposição ao sol. Tomar todas as precauções.

Referências