Primeiro de Maio (Belo Horizonte)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de 1º de Maio (Belo Horizonte))
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Primeiro de Maio (Belo Horizonte)
—  Bairro do Brasil  —
Criado em Década de 1940
Fonte: Não disponível

Primeiro de Maio ou 1º de Maio é um bairro da região norte de Belo Horizonte, onde se localiza uma estação de metrô com o mesmo nome. Conhecido por ser um dos bairros mais antigos de Belo Horizonte.

Fica situado a 8 km do centro de Belo Horizonte, 2 km do Aeroporto da Pampulha, a 5 km do Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão), a 6 km da Arena Independência, a 2 km do Minas Shopping e Hotel Ouro Minas, a 5 km da região de Venda Nova e 10 km da Cidade Administrativa de Minas Gerais.

Faz divisa com os bairros: Providência (antigamente conhecido como "Monsenhor Horta"), Minaslândia, Aarão Reis, Dona Clara e Suzana. Outros bairro próximos são: São Gabriel, São Paulo, Pirajá, Palmares, Vila Maria Virgínia, Guarani, Tupi, Floramar, São Bernardo, Antônio Diniz, Universitário e Jaraguá.

É margeado pelo Ribeirão do Onça.

Suas principais ruas são Wolts, Ladainha, Américo Martins da Costa, Nossa Senhora da Glória e Joana Angélica. Os principais acessos ao bairro se dão pela Av. Cristiano Machado, Via 240 e Av. Waldomiro Lobo.

O bairro é servido pelas linhas de ônibus: 1502 Vista Alegre/Guarani, 1510 Madre Gertrudes/Providência, 703 Estação São Gabriel/Guarani, 734 Estação São Gabriel/Minaslândia e 710 Estação São Gabriel/Providência (aos domingos).

As escolas de ensino fundamental são Josefina Souza Lima, Madre Paula e Alberto Mazzoni. As escolas de ensino médio são Hilton Rocha e Donato Werneck de Freitas. Nele se localizam 2 unidades de escolas profissionalizantes. Possui um parque ecológico municipal e um campo de futebol amador em plena atividade (Centro Social).

Suas principais igrejas católicas são as de Santo Antônio e Nossa Senhora da Glória.

Sua principal igreja protestante é a Igreja Batista do Primeiro de Maio.

Neste bairro se localiza a UPA (Unidade de Pronto Atendimento Médico) Norte, ou "Policlínica do Primeiro de Maio", da Prefeitura de Belo Horizonte.

O bairro Primeiro de Maio ocupava áreas de antigas fazendas do início do século XX. Posteriormente, estas fazendas dariam origem a outros povoados. A ocupação da região Norte aconteceu de forma gradativa, tendo sido iniciada por volta de 1930 através de áreas públicas que hoje são representadas pelos bairros Primeiro de Maio e São Bernardo. A união das Vilas Santa Maria, Operária, Minaslândia e São José, em 1967, deram origem ao bairro Primeiro de Maio, nome escolhido pelos próprios moradores. Sua população é estimada em 5 mil habitantes.

É a principal referência cultural da região. Conta com o Centro de Referência da Cidadania e é ponto de encontro dos acontecimentos culturais, movimentos festivos e de lazer que acontecem próximo à Igreja Santo Antônio. Antigamente nele se realizavam as Feiras de Cultura Popular e existia um Espaço Cultural de nome "Calabouço", onde já se apresentaram grandes nomes da música popular brasileira, como Vander Lee, Zeca Baleiro, Markú Ribas, dentre outros, em início de carreira. Até hoje existe no bairro um grupo de Folia de Reis, que realiza a Festa de Reis no mês de dezembro.

Outra característica marcante do bairro é o apreço de seus habitantes por esportes, principalmente o futebol. São realizados vários torneios por ano no campo do Centro Social Comunitário. Antigamente o número de equipes amadoras de futebol era ainda maior, devido a existência de vários campos que acabaram extintos, onde hoje se encontra a Estação do Metrô São Gabriel, então conhecida como "Campos da Sipa".

Curiosidades: Foi no bairro Primeiro de Maio onde morou até seu falecimento o saudoso músico Vicente Motta, autor do hino atual do Clube Atlético Mineiro. O cantor sertanejo Alex, da dupla Alan e Alex, passou sua infância no bairro Primeiro de Maio, tendo estudado na Escola Municipal Josefina Souza Lima.

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Minas Gerais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
                                                                                                           CENTRO DE INVESTIGAÇÕES DE MINAS GERAIS.