11.º Jamboree Mundial Escoteiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
11.º Jamboree Mundial Escoteiro
Jamboree Mundial Escoteiro
11.º Jamboree Mundial Escoteiro
Escoteiros escutam atenciosamente o discurso de Olave durante o evento
Tema Higher and Wider
Ano 1963
Local Marathon
País sede  Grécia
Dias de evento 11
Numero de participantes 11.398
Numero de países 89
Website http://www.marathon1963.com/
10.º Jamboree Mundial Escoteiro
12.º Jamboree Mundial Escoteiro
Scouting

O 11.º Jamboree Escoteiro Mundial foi realizado de 1 a 11 de agosto de 1963 em Maratona, Grécia, O seu tema era Higher and Wider (Mais alto e mais amplo).[1]

Atividades Jamboree[editar | editar código-fonte]

O acampamento Jamboree tinha 11 subcampos para os escoteiros participantes e 5 subcampos para pessoal administrativo e técnico, e cobria uma área total de cerca de 5 quilômetros quadrados. O chefe do acampamento era Demetrios Alexatos.[2]

O foco do acampamento era a "Vila Grega", que oferecia imagens e sons, comida e entretenimento de toda a Grécia. Havia também um anfiteatro para 20.000 lugares e barracas de refrescos e exposições por todo o acampamento.

O Jamboree teve um tema olímpico, com o triathlon e outros eventos esportivos ocorrendo. Um grande evento foi o "Trabalhos de Hércules " - uma série de tarefas destinadas a testar a força, habilidade e resistência dos participantes.

O maior grupo de participantes foi o contingente britânico, com quase 1.200 escoteiros (a maior ponte aérea de escoteiros do Reino Unido de todos os tempos).

O chefe dos escoteiros da Grécia, o príncipe herdeiro Constantino, participou de cada um dos 11 dias do evento. Em uma cerimônia especial, o Escoteiro Chefe da Comunidade 11.º Baronete Maclean de Duart (mais tarde 7.º Barão Mclean de Duart e Morven) concedeu ao Príncipe Herdeiro o Lobo de Prata - o maior prêmio da Associação Escoteira do Reino Unido.

A Guia Chefe Mundial Olave Baden-Powell, esposa do Fundador, falou na cerimônia de encerramento:

Após o discurso, uma tocha foi entregue a um escoteiro americano, para ser reacendida no 12.º Jamboree Escoteiro Mundial, nos Estados Unidos .

No dia 1.º de agosto de 2013, exatos 50 anos após a abertura do Jamboree, foi inaugurado um site dedicado ao evento , criado pelo 2.º Grupo Escoteiro de Patras, Grécia. O site oferece uma enorme coleção de fatos, fotos, arquivos, vídeos, músicas e memorabilia do Jamboree da Maratona.[3]

Tragédia[editar | editar código-fonte]

As bandeiras no Jamboree foram colocadas a meio mastro em luto depois que a maior parte do contingente de escoteiros das Filipinas morreu na queda do vôo 869 da United Arab Airlines às 0150 horas de 28 de julho de 1963, no Mar da Arábia, a nove milhas náuticas de Madh Island, Bombay (agora Mumbai), Índia.

No entanto, o BSP enviou uma delegação simbólica de três escoteiros[4] para Maratona alguns dias após o acidente, além de vários oficiais do BSP[5] que haviam chegado à Grécia antes do acidente.

Referências

  1. «Jamborees History / World Jamboree / World Events / Events / Information & Events / Home - World Organization of the Scout Movement». web.archive.org. 25 de maio de 2007. Consultado em 19 de agosto de 2021 
  2. «Facts about the 11th World Jamboree» 
  3. «11th World Scout Jamboree, Marathon Greece 1963». www.marathon1963.com. Consultado em 19 de agosto de 2021 
  4. Nicasio Fernandez, Guillermo Flores, and Luís Santiago.
  5. P&CS Gabriél A. Daza, VP Hermenegildo B. Reyes, VP José Plaridél A. Silvestre, NSE Godofredo Palencia Neric, Vicente F. Delfín, Miguél Gatusláo, Benjamín C. Limso, Pedro I. Malonda, Loreto Vallora, and Fernando S. Vinzons.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]