Ação (física)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura outro significado de Ação, veja Ação.

Na física, ação (AO 1945: acção) é uma funcional escalar que deve ser tornada extrema pelo movimento que ocorre em algum sistema, segundo o princípio de Hamilton. A unidade de medida da ação é unidade de energia vezes tempo. Praticamente todos os campos da física podem ter suas leis expressas por meio da escolha de uma ação conveniente: mecânica clássica, eletromagnetismo, teoria da relatividade e até a mecânica quântica

O Conceito de acção está intimamente relacionado com o conceito de lagrangiano, de facto, a acção é o integral do lagrangiano em relação ao tempo

onde a integral é calculada ao longo de um dado trajecto da configuração do sistema determinado pelas coordenadas generalizadas e pelas velocidades generalizadas .

Exemplo[editar | editar código-fonte]

Consideremos uma partícula livre, com uma massa inercial de 1 kg cujo movimento se encontra constangido a ocorrer sobre uma recta. O sistema mecânico fica determinado completamente se num dado instante for dada a posição e a velocidade do corpo ().

No caso de uma partícula livre, o lagrangiano é igual à energia cinética e neste caso é:

para o movimento uniforme da partícula, o valor da acção é:

, entre e

se o movimento for uniformemente acelerado com aceleração e partir do repouso em , para o mesmo intervalo de tempo temos:

Com este exemplo pretende-se esclarecer que se pode calcular a acção ao longo de qualquer trajecto e não apenas ao longo do trajecto que fisicamente ocorre (neste caso o 1º).

Ícone de esboço Este artigo sobre física é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Ver também[editar | editar código-fonte]