APS-C

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Canon EOS 60D, um exemplo de câmera com sensor APS-C

Advanced Photo System type-C (APS-C) é um formato de sensor de imagem equivalente em tamanho ao Advanced Photo System, um formato clássico de negativos que media 23,4 x 15,6 mm. O APS-C é utilizado em câmeras fotográficas DSLR. Este formato é menor do que o formato dos filmes antigos de 35mm das câmeras analógicas. Há um consenso de que as câmeras com sensores maiores produzem imagens de melhor qualidade, mas o custo do equipamento em geral cresce também. Em função disso os fabricantes lançaram sensores menores e algumas pessoas chegaram a pensar que os sensores maiores acabariam. Hoje a grande maioria das câmeras DSLR dos maiores fabricantes possuem basicamente sensores fullframe, com 36x24mm ou APS-C. Os fullframe são equivalentes aos antigos filmes de 35mm e os APS-C variam um pouco de fabricante para fabricante.

Com a popularização do formato APS-C muitos dos grandes fabricantes de câmeras e lentes passaram a produzir lentes específicas para este formato de sensor. Essas lentes tem em geral menor custo e não servem para câmeras com sensores fullframe.

Fator de Corte e APS-H[editar | editar código-fonte]

O mais comum para se referir ao tamanho dos sensores é usar um fator relativo ao do sensor fullframe. Esse fator é chamado "fator de corte" do sensor. A maioria das câmeras com sensores APS-C tem fator de corte em torno de 1,5, como nas Nikon, a 1,6, como nas Canon. Alguns modelos de Canon foram feitos com sensores com fator de corte 1,3, chamados APS-H. Então, o fator de corte (às vezes referido como um "multiplicador de comprimento focal", mesmo que a distância focal real seja a mesma) pode ser usado para calcular o campo de visão em termos de 35 mm a partir da distância focal real. As razões de multiplicador mais comuns:

Desenho mostrando o tamanho relativo dos sensores usados nas câmeras digitais mais comuns.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre fotografia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.