Abordagem de quatro campos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A abordagem de quatro campos na antropologia vê a disciplina como composta pelos quatro subcampos de Arqueologia, Linguística, Antropologia Física e Antropologia Cultural (conhecidos jocosamente pelos alunos como "pedras", "tons", "ossos" e "tronos"). A abordagem é convencionalmente entendida como tendo sido desenvolvida por Franz Boas, que desenvolveu a disciplina de antropologia nos Estados Unidos. [1] [2] Uma reavaliação das evidências em 2013 indicou que a ideia da antropologia de quatro campos tem uma história mais complexa do século XIX na Europa e na América do Norte. [3] É mais provável que a abordagem estivesse sendo usada simultaneamente em diferentes partes do mundo, mas não foi amplamente discutida até que fosse ensinada em nível colegiado nos Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e França em 1902. [4] Para Boas, a abordagem dos quatro campos foi motivada por sua visão holística para o estudo do comportamento humano, que incluiu atenção analítica integrada à história da cultura, cultura material, anatomia e história da população, costumes e organização social, folclore, gramática e uso da linguagem. Durante a maior parte do século 20, os departamentos de antropologia dos Estados Unidos abrigaram antropólogos especializados em todos os quatro ramos, mas com a crescente profissionalização e especialização do campo, elementos como a lingüística e a arqueologia passaram a ser considerados em grande parte como disciplinas separadas. Hoje, os antropólogos físicos muitas vezes colaboram mais estreitamente com a biologia e a medicina do que com a antropologia cultural. [5] No entanto, é amplamente aceito que uma análise completa dos quatro campos é necessária para explicar de forma precisa e completa um tópico antropológico.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Anderson, E. N. (2003), "Four-Field Anthropology". Anthropology News, 44: 3.
  2. Alice Beck Kehoe. 1998. Humans: An Introduction to Four-Field Anthropology. Psychology Press, 1998 - Social Science
  3. Hicks, Dan (dezembro de 2013). «Four Field Anthropology: Charter Myths and Time Warps from St. Louis to Oxford». Current Anthropology. 54 (6): 753–763. JSTOR 10.1086/673385. doi:10.1086/673385 
  4. Pattison, Mary Burneice. "An Analysis of the Four-Field Approach in Anthropology and its Longevity." Order No. 1507077 Prescott College, 2011. Ann Arbor: ProQuest. Web. 20 Nov. 2020.
  5. Borofsky, R. (2002), "The Four Subfields: Anthropologists as Mythmakers". American Anthropologist, 104: 463–480.