Antropologia cultural

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A antropologia cultural é uma das quatro áreas da antropologia geral (four-field-approach), junto com a antropologia física (também conhecida como antropologia biológica), a arqueologia e a linguística. Diverge da antropologia social na medida em que o conceito de sociedade é mais abrangente que o de cultura.

Segundo o modelo de evolução linear (à esquerda) todas as culturas evoluíram por estádios. Segundo o modelo de evolução multi-linear (à direita), diversas culturas têm diferentes histórias.

Tem como propósito o estudo do Homem e das sociedades humanas na sua vertente cultural. A representação, pela palavra ou pela imagem, é uma das suas preocupações centrais. Assim, o estudo da natureza do signo na comunicação humana tornou-se preocupação maior. O signo (ver Ferdinand de Saussure), em linguagem humana e, em representação iconográfica, o ícone (ver Charles Sanders Peirce), são pontos de partida para o desenvolvimento das disciplinas da antropologia oral ou da antropologia visual.

A criação desta disciplina revela ainda um avanço perante a antiga de oposição entre "cultura" e "natureza", segundo a qual alguns humanos vivem num "estado natural" (de pura natureza). Sendo assim, a cultura é inseparável da "natureza humana" na medida em que qualquer pessoa têm a capacidade de classificar experiências, de as codificar. Por outro lado, enquanto expressão de pessoas vivendo em diferentes lugares, existem diferentes culturas em diferentes regiões geográficas.

O conceito de antropologia cultural relaciona-se com as ciências sociais ao pretender conhecer o Homem enquanto elemento integrante de grupos organizados. Ao pretender estudar a sua produção criativa, relaciona-se com as ciências humanas.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia possui o portal:

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre antropologia ou um antropólogo é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.