Abiei

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Abyei)
Traçado da fronteira entre Sudão e Sudão do Sul, por definir na região de Abiei
Localização do distrito no estado do Cordofão Ocidental

A área de Abiei, ou Abyei, é um território de 10.546 km²[1] na fronteira entre o Sudão do Sul e o Sudão que recebeu "status administrativo especial" pelo Protocolo de 2004 sobre a Resolução do Conflito de Abiei (Protocolo de Abiei) no Acordo de Paz Abrangente que pôs fim à Segunda Guerra Civil Sudanesa.[2] A capital da área de Abiei é a cidade de Abiei. Nos termos do Protocolo de Abiei, a Área de Abiei é considerada, a título provisório, é simultaneamente parte da República do Sudão do Sule e da República do Sudão, efetivamente um condomínio. Anteriormente, Abiei foi um dos oito distritos do estado sudanês do Cordofão do Sul e, até 16 de agosto de 2005 pertenceu ao estado do Cordofão Ocidental.

A cidade de Abiei foi quase completamente destruída em maio de 2008, quando as tensões entre o Exército Popular de Libertação do Sudão (pertencente ao Sudão do Sul) e as Forças Armadas do Sudão se extremaram entre as duas facções, após a nomeação de um novo dirigente pelo Governo do Sul do Sudão, que não foi aprovado por todos os membros da etnia messiria.[3] Cerca de 50000 moradores de Abiei, a maioria da etnia Dinca, teve que fugir da cidade e ir para Agok. Desde a assinatura do Protocolo de Abiei e a reconstrução de estradas para o regresso dos refugiados, muita da cidade tem sido reconstruída.[3][4]

Em janeiro de 2011, a área realizou um plebiscito, tal como o Sul do Sudão, votando pela independência em relação ao Sudão. Porém, existem receios de que a região se torne um novo Darfur,[5] já que as fronteiras entre Sudão e Sudão do Sul não se encontram delimitadas na região de Abiei.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. GETTLEMAN, JEFFREY (25 de maio de 2011). «U.N. Warns of Ethnic Cleansing in Sudan Town». The New York Times. Consultado em 15 de novembro de 2012 
  2. “Protocol on the resolution of Abyei conflict”, Government of the Republic of Sudan and the Sudan People’s Liberation Movement/Army, 26 May 2004 (hosted by reliefweb.int)
  3. a b UNHCR (21 May 2008) "Sudan: Fighting could hamper Abyei aid operation - UN" Acesso em 24 de julho de 2009.
  4. United Nations Development Programme - Sudan "Recovery of Abyei Area through Good Governance and Poverty Reduction" Arquivado em 24 de julho de 2011, no Wayback Machine. Retrieved 24 July 2009.
  5. Victor Ângelo. «Abyei, Sudão, urgente». Visão. Consultado em 17 de dezembro de 2010 
Ícone de esboço Este artigo sobre o Sudão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.