Abyei

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Traçado da fronteira entre Sudão e Sudão do Sul, por definir na região de Abyei
Localização do distrito no antigo estado do Cordofão Ocidental

Abyei é um dos oito distritos do estado do Cordofão do Sul, no Sudão. Até 16 de agosto de 2005 pertenceu ao extinto estado do Cordofão Ocidental.

A cidade de Abyei foi quase completamente destruída em maio de 2008, quando as tensões entre o Exército Popular de Libertação do Sudão (pertencente ao Sudão do Sul) e as Forças Armadas do Sudão se extremaram entre as duas facções, após a nomeação de um novo dirigente pelo Governo do Sul do Sudão, que não foi aprovado por todos os membros da etnia Messiria.[1] Cerca de 50000 moradores de Abyei, a maioria da etnia Dinca, teve que fugir da cidade e ir para Agok. Desde a assinatura do Protocolo de Abyei e a reconstrução de estradas para o regresso dos refugiados, muita da cidade tem sido reconstruída.[1][2]

Em janeiro de 2011 o país realizará um plebiscito, tal como o Sul do Sudão, votando pela independência em relação ao Sudão. Porém, existem receios de que a região se torne um novo Darfur[3], já que as fronteiras entre Sudão e Sudão do Sul não se encontram delimitadas na região de Abyei.

Referências

  1. a b UNHCR (21 May 2008) "Sudan: Fighting could hamper Abyei aid operation - UN" Acesso em 24 de julho de 2009.
  2. United Nations Development Programme - Sudan "Recovery of Abyei Area through Good Governance and Poverty Reduction" Retrieved 24 July 2009.
  3. Victor Ângelo. «Abyei, Sudão, urgente». Visão. Consultado em 17 de dezembro de 2010 
Ícone de esboço Este artigo sobre o Sudão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.