Acaba (província)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde julho de 2019). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Uádi Rum
Trem vindo do porto de Acaba

Acaba[1] ou Ácaba[2] (em árabe: العقبة; transl.: al-‘Aqabah‎‎‎) é uma das províncias da Jordânia localizada ao sul de Amã, capital do país. Sua capital é Acaba. É a quarta maior província na Jordânia por área e é classificado como a décima mais populosa.[3]

A fronteira com a Jordânia e a Arábia Saudita funcionou originalmente a poucos quilômetros ao sul de Acaba. Em 1965, o falecido rei Huceine incorporou 12 quilômetros (7 milhas) para o valor de 6 000 quilômetros (3.700 milhas) da faixa costeira do deserto.

O porto no Mar Vermelho, em Acaba, desempenha um papel importante na vida econômica e turística da Jordânia. O porto é o mais importante quanto à importação e exportação na Jordânia. O porto industrial encontra-se bem longe das praias e dos hotéis, para que as atividades turísticas não sejam afetadas.

História[editar | editar código-fonte]

A cidade de Acaba foi habitada desde 400 a.C., e é conhecido por Lawrence da Arábia e pela Batalha de Acaba de 1917. O maior tesouro arqueológico da região é Petra. Petra fica na encosta oriental do Monte Hor, no Uádi Araba, uma seção do grande Vale do Rift que se estende desde o Golfo de Acaba, do Mar Vermelho ao Mar Morto.

Economia[editar | editar código-fonte]

A área é agora também um dos importantes destinos turísticos da Jordânia e atrai um número crescente de turistas estrangeiros, particularmente trekkers e alpinistas, mas também as pessoas com camelos ou de safári a cavalo ou simplesmente "excursionistas" de Acaba ou Petra. A população da governadoria depende fortemente do turismo como uma importante fonte de renda. O porto de Acaba é o único porto marítimo da Jordânia. Quase todo o comércio externo da Jordânia vem através de Acaba. Durante a Guerra Irã-Iraque, o Iraque pôs o porto de Acaba para seu comércio exterior.

Departamentos administrativos[editar | editar código-fonte]

Cidade de Acaba

Acaba está dividido em três departamentos, de acordo com o artigo 15 do Sistema de Divisão de Administração do ano de 2000 pelo Ministério do Interior.[4]

Departamentos da província de Acaba
Departamento Nome em Árabe Subdivisões Centro Administrativo
1 Departamento Capital (al-Cassaba) لواء قصبة العقبة inclui a cidade de Acaba e três vilas próximas. Acaba
2 Departamento de Uádi Araba قضاء وادي عربة inclui cinco vilas al-Reexá
3 Departamento de al-Cuaira لواء المزار الشمالي inclui 15 vilas al-Cuaira

Referências

  1. Entrada no DOELP
  2. Alves 2014, p. 69.
  3. «Censo Nacional da Jordânia» (PDF). Consultado em 22 de julho de 2011. Arquivado do original (PDF) em 22 de julho de 2011 
  4. «Ministério do Interior». Consultado em 30 de maio de 2019. Arquivado do original em 10 de março de 2011 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Alves, Adalberto (2014). Dicionário de Arabismos da Língua Portuguesa. Lisboa: Leya. ISBN 9722721798