Academia Nacional de Belas-Artes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde julho de 2012).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Academia Nacional de Belas-Artes

Alegoria à Instituição da Academia das Belas Artes (1840) - Norberto José Ribeiro.png
Organização
Natureza jurídica Instituição científica de utilidade pública, dotada de personalidade jurídica e de autonomia administrativa
Chefia Natália Correia Guedes, presidente
Localização
Jurisdição territorial  Portugal
Sede Largo da Academia Nacional de Belas Artes, Lisboa
Histórico
Antecessor Academia de Belas-Artes de Lisboa
Criação 25 de Outubro de 1836 [1]
Sítio na internet
Página oficial da Academia Nacional de Belas-Artes

A Academia Nacional de Belas-Artes[1] foi criada em Lisboa, a 25 de Outubro de 1836, por decreto da rainha D. Maria II, publicado quatro dias depois em “Diário do Governo”.

História[editar | editar código-fonte]

Segundo o “Dicionário de História de Portugal” foi Passos Manuel quem fundou a Academia de Belas Artes, referendando os três decretos de 25 de Outubro de 1836, todos relativos à Academia. O primeiro decreto teve por fim criar a Academia, o segundo, colocá-la numa parte do edifício do extinto convento de São Francisco da Cidade, onde ainda hoje existe, e criou uma biblioteca de Belas Artes no mesmo edifício, por último nomeou para os diversos empregos da academia as pessoas constantes duma relação que acompanhava o mesmo decreto.

Referências

  1. Governo de Portugal. «Academia Nacional de Belas Artes». Portal do Governo de Portugal. Consultado em 2 de Julho de 2012. Cópia arquivada em 1 de Outubro de 2009 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.