Academia de Teatro em Estocolmo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Academia de Teatro em Estocolmo
Teaterhögskolan i Stockholm
Nomes anteriores
  • Escola de Atuação do Teatro Dramático Real (1787-1964)
  • Escola Nacional de Teatro em Estocolmo (1964-1977)
Fundação 1787
Tipo de instituição Pública
Localização Estocolmo,  Suécia

A Academia de Teatro em Estocolmo (em sueco: Teaterhögskolan i Stockholm) foi uma instituição de ensino superior (escola de teatro) sueca, que formava em atuação e mímica,[1] com os graus de bacharel (Kandidat) e mestre (Magister).

História[editar | editar código-fonte]

A instituição tem a sua origem na escola de atuação criada em 1787, por iniciativa do rei Gustavo III da Suécia, incorporada durante muito tempo ao Teatro Dramático Real.[1] A escola de atuação do Teatro Dramático Real era então conhecida em sueco como Dramatens elevskola, chamada oficialmente por Kungliga Dramatiska Teaterns Elevskola, e produziu um grande número de atores que mais tarde se tornaram famosos, incluindo Greta Garbo, Gustaf Molander, Alf Sjöberg, Ingrid Bergman, Signe Hasso, Gunnar Björnstrand, Max von Sydow e Bibi Andersson. Em 1964, a escola separou-se do Teatro Dramático Real, por iniciativa do então diretor do teatro, Ingmar Bergman, que invocava a falta de espaço no edifício para continuar a abrigar a escola. Entre 1964 e 1977, a escola era chamada Escola Nacional de Teatro em Estocolmo, mudando por fim o nome para Academia de Teatro em Estocolmo.

No dia 1 de janeiro de 2011, a Academia de Teatro fundiu-se com o Instituto Dramático (Dramatiska Institutet) para formar a Academia de Artes Dramáticas de Estocolmo (Stockholms dramatiska högskola), que se constituiu como uma unidade da Universidade das Artes de Estocolmo (Stockholms konstnärliga högskola) desde 2014.[2] Até ao momento da fusão, a Academia de Teatro tinha uma centena de alunos por ano e empregava cerca de trinta funcionários.

Referências

  1. a b «National Academy of Mime and Acting, Sweden» (em inglês). canadian-universities.net. Consultado em 5 de dezembro de 2016 
  2. «Stockholms dramatiska högskola: Historik» (em sueco). Universidade das Artes de Estocolmo. Consultado em 5 de dezembro de 2016