Tauató-pintado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Accipiter poliogaster)
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma infocaixa de taxonomiaTauató-pintado
UrospiziasJardineiKeulemans.jpg

Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Accipiteriformes
Falconiformes
Família: Accipitridae
Género: Accipiter
Espécie: A. poliogaster
Nome binomial
Accipiter poliogaster
(Temminck, 1824)

O Tauató-pintado (Accipiter poliogaster) é uma espécie de ave de rapina da família Accipitridae.

Pode ser encontrada nos seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname e Venezuela.

Os seus habitats naturais são: florestas subtropicais ou tropicais húmidas de baixa altitude.

Habita florestas primárias e secundárias, bordas de mata e matas ciliares. De acordo com registros recentes, no litoral de São Paulo habita florestas de restingas e matas de baixa-encosta.

No Estado de São Paulo, onde encontra-se na categoria de quase-ameaçada (NT), a espécie foi observada em três ocasiões, no município de Peruíbe.

Em fevereiro de 1995, dois indivíduos (um adulto e um jovem) foram observados na Estação Ecológica Juréia-Itatins (Develey, 2004). A área abriga uma das maiores porções de Mata Atlântica bem conservada do país.

Em 13 agosto de 2010, por volta das 17:00 h, uma fêmea foi fotografada na Área Rural de Peruíbe (Bruno Lima, Marcio Ribeiro, João Marcelo e David Pasqualetti). A área é recoberta por Floresta Alta de Restinga, e encontra-se sob forte pressão imobiliária. Na ocasião, a espécie foi fotografada e as fotos foram depositadas nos arquivos do site "Wikiaves" (www.wikiaves.com.br).

Em 30 de outubro de 2001, às 06:40 h, na mesma localidade Marcio Ribeiro registrou um jovem pousado a poucos metros de distância do local do registro anterior. O registro fotográfico também foi depositado no site "Wikiaves".

Diante do acima relatado, é lícito concluir que a espécie se reproduz na região de Peruíbe, sendo que mais esforços são necessários para se conhecer seus hábitos reprodutivos.

Vale ressaltar que a Área Rural de Peruíbe possui uma extensa planície arenosa recoberta por Floresta Alta de Restinga, onde habitam muitas outras espécies raras e ameaçadas, como: papagaio-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis), araponga (Procnias nudicollis) e gralha-azul (Cyanocorax caeruleus) e sua conservação deve dar-se de forma imediata, por meio da criação de Unidades de Conservação públicas e privadas.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Falconiformes, integrado no Projeto Aves é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.