Specklinia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Acostaea)
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaSpecklinia
Specklinia grobyi

Specklinia grobyi
Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Asparagales
Família: Orchidaceae
Subfamília: Epidendroideae
Tribo: Epidendreae
Subtribo: Pleurothallidinae
Género: Specklinia
Espécies
Ver texto

Specklinia é um género botânico pertencente à família das orquídeas (Orchidaceae). Foi proposto por John Lindley em The Genera and Species of Orchidaceous Plants 8, em 1830, e seu lectótipo designado por Garay e Sweet é o Epidendrum lanceola, espécie da América Central e Jamaica descrita por Swarts em 1788.

Taxonomia[editar | editar código-fonte]

Até recentemente Luer vinha tratando este gênero como subgênero de Pleurothallis, entretanto em 2001, Mark Chase et al., publicaram no American Journal of Botany um estudo preliminar sobre a filogenia desta subtribo que sugere diferente tratamento. Segundo os resultados encontrados, este subgênero, deveria ser dividido, em parte elevado à categora de gênero, em parte transferido para Anathallis.

De acordo com a proposta de Chase et al. formariam este gênero as secções Hymenodanthe, Muscariae e Tribuloides de Specklinia; os subgêneros Empusella e Pseudoctomeria de Pleurothallis, além do gênero Acostaea. Destes todos apenas das duas primeiras seções existem exemplares no Brasil.

O conceito de Luer sobre Specklinia, publicado em 2007, é ainda mais restrito, e inclui somente pouco mais de uma dúzia de espécies que correspondem apenas à subsecção Longicaulae da secção Hymenodantae. A planta tipo desta secção é a Pleurothallis grobyi Batem. ex. Lindley, agora Specklinia grobyi.

O gênero Specklinia vem inserido no sexto grande clado da subtribo Pleurothallidinae na seguinte ordem de gêneros: Andinia, Dryadella, Specklinia, Acostaea, Platystele e Scaphosepalum. O sétimo grupo está inserido entre os clados formados por Pleurothallis e Stelis de um lado e Luerella do outro.

Descrição[editar | editar código-fonte]

São plantas pequenas, de caules curtos e inflorescência racemosa, normalmente mais longa que as folhas, com flores abertas de forma simultânea; as flores com pétalas membranosas simples e coluna grande ou alongada, geralmente com dentes e antera ventral, e labelo simples articulado com o pé da coluna.

Algumas espécies no Brasil são:

  1. Specklinia acutidentata
  2. Specklinia barbosana
  3. Specklinia deltoglossa
  4. Specklinia grobyi
  5. Specklinia marginalis
  6. Specklinia picta
  7. Specklinia pleurothalloides
  8. Specklinia spiculifera
  9. Specklinia rubidantha Chiron & Ximenes Bolsanello, (2009)
  10. Specklinia subpicta
  11. Specklinia truncicola.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Specklinia
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Specklinia

Referências[editar | editar código-fonte]

  • L. Watson and M. J. Dallwitz, The Families of Flowering Plants, Orchidaceae Juss.
Ícone de esboço Este artigo sobre orquídeas (família Orchidaceae), integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.