Adamantium

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Adamantium é uma liga metálica fictícia. É considerado virtualmente indestrutível, pois humanos, Krees, Skrulls, deuses, mutantes e outros com força quantificável jamais conseguiram destruir esse metal ou qualquer uma de suas ligas, porém seres com forças ilimitadas como Thor, Hulk, Thanos, Jean Grey e alguns outros, foram capazes de destruir instrumentos feitos desse metal.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

O primeiro uso do termo "adamantium" no Universo Marvel foi em Wolverine. A palavra é um neologismo pseudolatino com base no substantivo e adjetivo inglês adamant (inflexível) com o sufixo neolatino "ium", que nesse caso implica um metal. Sendo assim adamantium pode ser traduzido como "Metal Inflexível".

Outra plausível hipótese para a origem da palavra é a junção do vocábulo latino adamas (que significa diamante) com "ium" (isto é, metal ou aspecto metálico), então por extenso o significado também pode ser: "Metal Diamantino" (resistente, forte e reluzente como o diamante). Talvez este metal carregue o referido prefixo por haver diamantes na mistura da composição da sua liga, isso somado a, vários outros (possíveis) minerais e metais que fazem parte do seu composto de fusão física-química.

Algumas vezes no Universo Marvel (principalmente em X-Men) esse metal é também conhecido como Adamantino (um poderoso metal mitológico), ou até mesmo como Magnetita (certo tipo de minério de ferro magnético). Uma das prováveis explicações para que estes significados variantes (os dois metais em questão) sejam utilizados como sinônimos de Adamantium, talvez seja a inspiração intelectual que os autores tiveram na hora de produzir as estórias, baseando o referido conceito em outros conceitos já existentes.

História[editar | editar código-fonte]

No Universo Marvel, o adamantium é um metal do qual se derivam uma grande variedade de ligas metálicas artificiais que possuem diferentes durabilidades, mas todas são virtualmente indestrutíveis. O adamantium foi (inadvertidamente) inventado pelo metalurgista americano Dr. Myron Perote.

É notória também a sua "aversão" ao outro metal fictício famoso da Marvel, o vibranium, a liga deu certo apenas uma vez dentre as milhares de tentativas (no escudo do Capitão América), nas outras vezes as características únicas desses metais se anulam e o metal se torna extremamente frágil.

Utilizações no Universo Marvel e Outras Mídias[editar | editar código-fonte]

  • Adamantino ao longo da história antiga, se refere a tudo o que foi feito de um material muito duro. O grau de resiliência e da criação de adamantium às vezes pode variar entre as diferentes formas de mídia. Em Advanced Dungeons & Dragons, adamantite é referida ao longo de muitos livros do jogo e módulos de aventura como um metal muito especial e valioso.
  • O esqueleto do Wolverine foi revestido por esse metal, incluindo suas famosas garras.
  • Os esqueletos e as garras de Lady Letal e X-23, também são feitas de adamantium.
  • O escudo do Capitão América provém de uma liga de adamantium com vibranium (única vez que essa mistura deu certo, nas outras o metal se torna quebradiço e as características únicas de cada metal somem).
  • Ultron e boa parte de seus clones, versões, criações e derivados são feitos de adamantium.
  • Na historia: Homem aranha de volta ao lar Ezekiel constrói para proteger Peter do vilão Morlum um abrigo indestrutível com paredes feitas de vibranium e adamantium (separadamente e não na forma de liga)
  • As espadas do Deadpool são revestidas de adamantium (apesar de afirmar durante a saga "Deadpool Mata o Universo Marvel" que as suas espadas são revestidas de carbonadium).
  • A armadura do ex-mercenário e atual herói Cavaleiro da Lua contém áreas estratégicas revestidas por esse mineral para melhor protegê-lo.
  • Erza Scarlet do Anime/Mangá Fairy Tail tem uma armadura de adamantium
  • No desenho Samurai Jack, exibido a algum tempo pelo SBT, os robôs de combate de seu inimigo Aku, são feitos de Adamantium

Referências

Marvel Comics Revista Vingadores Revista X-Men Enciclopédia 101 heróis