Vibranium

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Vibranium é um metal fictício que aparece nos quadrinhos publicados pela Marvel Comics. É mais conhecido como um dos materiais usados para construir o escudo do Capitão América,[1] e também é conhecido por sua conexão com o Pantera Negra, pois seu uniforme é feito de vibranium e é encontrado em sua terra natal, a nação africana de Wakanda.[2]

No Universo Marvel, o Vibranium foi depositado pela primeira vez na Terra por um meteorito há 10 mil anos. Vibranium Antártico ou Anti-Metal, é criado por meios artificiais, em contraste com o natural, ou Wakandan vibranium.[3]


Vibranium de Wakanda[editar | editar código-fonte]

O vibranium apareceu pela primeira vez em Fantastic Four #53 (agosto de 1966), por Stan Lee (roteiro) e Jack Kirby (desenhos).

Localizado na nação africana fictícia de Wakanda, o vibranium tem a capacidade de absorver todas as vibrações em sua proximidade. É usado no arsenal do supervilão Garra Sônica e pelo rei de Wakanda, o Pantera Negra. Também foi usado na fabricação do escudo do Capitão América[3] ou na armadura Defensor que são compostos de vibranium, aço americano e um catalisador desconhecido. Ao utilizar a engenharia reversa neste composto, o metal adamantium foi obtido pela primeira vez.

O vibranium absorve toda energia vibratória (por exemplo, som) no espaço que ela ocupa, bem como a energia cinética direcionada a ela. Uma arma com um silenciador feito de vibranium seria completamente silenciosa, e botas com solas feitas de vibranium muda completamente o som dos passos de quem as usava. Verificou-se que as botas com solas de vibranium Panther pretas evitam danos a qualquer das quedas, se puderem pousar em seus pés enquanto o vibranium absorve toda a energia cinética; O Capitão América usou seu escudo para obter um efeito semelhante, como pode ser visto no filme Ultimate Avengers (2006), bem como junto com as botas usadas por Nick Fury em Ultimate X-Men.

As moléculas do vibranium permanecem invulgarmente firmes, mesmo a temperaturas tão baixas quanto o zero absoluto, dando-lhe os seus poderes de absorção. Por esta razão, o vibranium de Wakanda não pode ser solidificado apenas reduzindo sua temperatura. O vibranium pode ser solidificado apenas a uma pressão de 13 atmosferas, ou sublimado a uma temperatura de 3316 ° C.

Devido à sua qualidade de absorção de vibração, o vibranium é altamente resistente. Com a calibração correta, sua freqüência de vibração pode até destruir diamantes.


Vibranium antártico[editar | editar código-fonte]

A outra variedade do vibranium foi vista pela primeira vez em Daredevil # 13 (fevereiro de 1966), por Stan Lee (roteiro) e John Romita, Sr. (desenhos).

Esta variedade, também conhecida como Anti-Metal,[3] é nativa da selva antártica artificial conhecida como Terra Selvagem. Parnival Plunder (o irmão maligno do homem conhecido como Ka-Zar) planejava usá-lo para criar armas com as quais ele conquistaria o mundo. Foi usado por Henry Pym para derrotar Ultron de uma vez por todas. Certos bombardeios de partículas podem transformar o vibranium antártico em uma variedade artificial e instável de vibranium de Wakanda.


A variedade antártica do vibranium produz vibrações em vez de absorvê-las; Essas vibrações transformam qualquer metal que entre em contato com ele em líquido, incluindo o adamantium, de outra forma indestrutível. Grandes amostras de vibranium antártico causaram que os metais fossem apenas próximos deles para se tornar líquidos. Seu efeito sobre o Uru é desconhecido.

Durante a sua primeira missão juntos, os Novos Vingadores descobriram que uma facção da S.H.I.E.L.D. (que na verdade eram Skrulls) tinha mutantes escravizados na Terra Selvagem para extrair essa variedade de Vibranium.[4]


O Homem-Aranha criou alguns rastreadores aranha feitos com o Vibranium Antártico para destruir o metal artificial Reverbium criado no Horizon Labs, que devido à sua instabilidade diante das ondas sonoras é considerado perigoso.


Referências

  1. Dan Glaister (8 de março 2007). "Wham! bang! Marvel kills off Captain America". The Guardian.
  2. Como é o uniforme do Pantera Negra em “Capitão América: Guerra Civil
  3. a b c Callari, Alexandre; Lopes, Daniel; Zago, Bruno (2013). Quadrinhos no Cinema. São Paulo: Évora. 257 páginas. ISBN 9788584611249 
  4. New Avengers #41
Ícone de esboço Este artigo sobre Banda desenhada da Marvel Comics é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.