Mjölnir

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mjölnir
Mjölnir em amuleto de estanho da região de Öland
Martelo de Thor
Portal da Mitologia nórdica

Mjölnir ( /ˈmjɒlnɪər/ ou /ˈmjɒlnər/ MIOL-n(i)er; também Mjǫlnir, Mjollnir, Mjölner, Mjølner, Mjølnir ou Mjølne; em português: aquilo que esmaga; pronúncia: Miólnir ou Miólnier), na mitologia nórdica, é o martelo do deus Thor, um deus filho do principal deus nórdico Odin (pai de todos) associado com o trovão naquele sistema mitológico.[1] [2] [3]

Descrição[editar | editar código-fonte]

O deus do trovão da mitologia nórdica Thor, usando o martelo Mjølner como poderosa arma numa batalha. (quadro de Mårten Eskil Winge de 1872)

Talhado de forma bem característica, o instrumento é representado como uma das armas mais temíveis, capaz de aplainar montanhas. Embora geralmente reconhecido e ilustrado como um martelo, Mjölnir é algumas vezes mencionado como um machado ou um porrete.[4] No século XIII, no Edda em Prosa, Snorri Sturluson relata que os Svartálfar Sindri e Brokk produziram o mjölnir por ordem de Loki. Ele teria sido criado pelos filhos de Ivaldi numa aposta contra o deus Loki.

O Edda em Prosa dá um sumário das qualidades especiais do mjölnir quando Thor o usa:

... seria possível atacar tão firmemente como ele desejasse, qualquer que fosse sua finalidade, e o martelo nunca falharia, e se ele o arremessasse contra algo, ele nunca falharia o alvo e nunca voaria para além do alcance de sua mão, e quando ele quisesse, se tornaria tão pequeno que poderia ser carregado dentro de sua túnica.[4]

Na mitologia nórdica, os trovões seriam Thor usando seu martelo (sendo esse o motivo de ele ser chamado de deus do trovão).

O mjölnir é tão pesado que só Thor, com sua força gigantesca e usando o cinto (megingjard), é capaz de empunhá-lo. O martelo também é o símbolo da força para os nórdicos, e se acredita que quem carrega um consigo terá força e boa sorte. Por isso, era de costume entre os atiradores de martelos levar um pingente na forma de mjölnir para as competições e batalhas, acreditando que Thor iria ajudá-los.

Mjölnir na mídia[editar | editar código-fonte]

  • No Anime e Mangá Soul Eater existe uma personagem chamada Marie Mjölnir que pode se transformar em uma arma parecida com um martelo, em clara referencia ao martelo Mjölnir de Thor.
  • O herói da Marvel Comics Thor brande uma versão de Mjölnir que pode ser carregado por outros que fossem considerados dignos de fazê-lo.
  • O Mjölnir e seu dono Thor fazem uma aparição no anime Sword Art Online, no arco Caliber
  • No jogo Tomb Raider: Underworld, Lara Croft busca pelo Mjölnir, pois no jogo ele é citado como chave para Helheim e "arma" mais poderosa de todo universo.
  • No jogo Defense of The Ancients (DotA), Mjolnir é um item a venda para heróis (combinando os itens Maelstrom e Hyperstone), com a finalidade de dano passivo por ataque e por contra-ataque, com rajadas de trovões em ambos ataques.
  • No jogo Grand Chase, Mjolnir é a capital dos anões aonde Aron o chefe da missão "Mjölnir" no continente de Arquimídia, empunha um martelo muito parecido com o do Deus asgardiano.
  • No jogo Ragnarok Online, Mjolnir é uma das armas divinas mais poderosas.
  • No livro And Another Thing..., a continuação de 2009 para a saga de livros The Hitchhiker's Guide to the Galaxy de Douglas Adams escrita por Eoin Colfer, o alienígena Wowbagger, o Infinitamente Prolongado (um personagem imortal que quer por fim a sua vida depois de todos os bilhões de anos de vida) vê no Mjölnir uma chance de finalmente morrer.
  • Em um episódio da série Supernatural, Sam Winchester branje o Mjölnir contra demônios.
  • Nas histórias em quadrinhos da sigma comics,vemos o mjolnir do Deus do trovão comum como na mitologia

Referências

  1. Højbjerg, Martin (2011–2014). «Norse Mythology: Items of the Gods and Goddesses». Norse Mythology. 
  2. Campbell, Hank. «Is Thor Mighty Or Just Magic?». Science 2.0. 
  3. Barnett, Laura (22 de maio de 2011). «Another View on Thor: Hammer supplier Amanda Coffman sizes up the mystical properties of Mjölnir in Kenneth Branagh's Thor». The Guardian (Londres: Guardian News and Media). 
  4. a b Orchard (2002:255).

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Orchard, Andy (2002). Norse Myth and Legend. London: Cassell.
  • Gabriel Turville-Petre|Turville-Petre, E.O.G. Myth and Religion of the North: The Religion of Ancient Scandinavia. London: Weidenfeld and Nicolson, 1964.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Mjölnir
Ícone de esboço Este artigo sobre mitologia nórdica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.