Uller

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Uller
UllUllr
deus do inverno, da justiça, da morte
Reino Asgard, Ydalir
Clã Æsir
Cônjuge Skadi
Pais Sif
Portalda Mitologia nórdica

Na mitologia nórdica, Uller (antigo nórdico: Ullr; em português: Glória) é o deus da caça, da justiça, do inverno e da morte. Vive em Ydalir e é um excelente arqueiro e esquiador. É o filho de Sif e enteado de Thor. Não é conhecido quem é o seu pai. A sua mulher é a gigante Skaadi, que se divorciou de Njord.[1]

O deus da caça que se sobressai na arte de manobrar o arco e a flecha e na de esquiar. Sua posição da hierarquia é ainda mais obscura do que a de Heimdallr; não há mitos a respeito dele e nos últimos tempos Vikings permaneceu como um deus sem importância. Entretanto, seu nome forma um elemento em certos topônimos escandinavos, essa evidência sugerindo que ele era conhecido e cultuado no sul da Noruega e no centro da Suécia, mas não na Dinamarca. A a conclusão geral é que nos tempos Vikings Ullr era uma deidade antiga e já a caminho do esquecimento.

Em outras fontes da mitologia, conta-se que o deus por algum tempo reinou em Ásgarðr (Asgard) no lugar de Óðinn (Odin), que foi afastado pelos demais deuses em assembléia por conduta ilícita em um romance que teve. Mas o reinado de Ullr foi assaz curto, durou apenas dez anos; Óðinn expulsou o intruso de Ásgarðr e novamente ocupou o trono. Ullr, então, dirigiu-se para a Suécia e lá conquistou em pouco tempo fama de grande feiticeiro e mágico; diz-se que ele possui um osso sobre o qual gravou fórmulas mágicas tão poderosas que pode dele se servir como de um navio, e atravessar os mares.

Referências

  1. Ver letra 'U' - Ull cybersamurai.net. Visitado em 29 de Junho de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

°Ele é um personagem do jogo smite

Ícone de esboço Este artigo sobre mitologia nórdica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.