Avengers: Age of Ultron

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Avengers: Age of Ultron
Os Vingadores 2: A Era de Ultron[1] (PT)
Vingadores: Era de Ultron (BR)
Pôster promocional
 Estados Unidos
2015 •  cor •  143 min 
Direção Joss Whedon
Produção Kevin Feige
Coprodução Mitch Bell
Roteiro Joss Whedon
Baseado em Os Vingadores 
de Stan Lee
Jack Kirby
Elenco Robert Downey, Jr.
Chris Hemsworth
Mark Ruffalo
Chris Evans
Scarlett Johansson
Jeremy Renner
Don Cheadle
Aaron Taylor-Johnson
Elizabeth Olsen
Paul Bettany
Cobie Smulders
Anthony Mackie
Hayley Atwell
Idris Elba
Stellan Skarsgård
James Spader
Samuel L. Jackson
Gênero Ação
Ficção Científica
Música Brian Tyler
Danny Elfman
Cinematografia Ben Davis
Edição Jeffrey Ford
Lisa Lassek
Companhia(s) produtora(s) Marvel Studios
Distribuição Walt Disney Studios Motion Pictures
Lançamento Estados Unidos 13 de Abril de 2015 (Dolby)
Brasil 23 de Abril de 2015
Portugal 29 de Abril de 2015
Estados Unidos 1.º de Maio de 2015
Idioma inglês
Orçamento US$ 250 milhões
Receita US$ 1,405,403,694
Cronologia
Guardiões da Galáxia (2014)
Homem-Formiga (2015)
Site oficial
Página no IMDb (em inglês)

Avengers: Age of Ultron[2]( no Brasil, Vingadores: Era de Ultron[3] e em Portugal, Os Vingadores 2: A Era de Ultron) é um filme americano de 2015, produzido pela Marvel Studios, distribuído pela Walt Disney Studios Motion Pictures e baseado no time de super-heróis da Marvel Comics de mesmo nome. É a sequência de Os Vingadores e o décimo primeiro filme do Universo Cinematográfico Marvel. O filme foi roteirizado e dirigido por Joss Whedon e o elenco de grandes astros do filme inclui Robert Downey, Jr., Chris Evans, Mark Ruffalo, Scarlett Johansson, Jeremy Renner e Chris Hemsworth. Avengers: Age of Ultron foi lançado no Brasil em 23 de abril de 2015 e em Portugal em 29 de Abril de 2015 e nos Estados Unidos em 1 de maio de 2015. Atualmente é a sétima maior bilheteria da história do cinema.

A sequência da união dos heróis daMarvel foi anunciada em maio de 2012, após o lançamento muito bem sucedido do primeiro filme. Whedon está de volta ao projeto e em agosto de 2012, a data de lançamento foi definida. Em dezembro, Whedon havia completado o primeiro esboço do roteiro. A escolha do elenco começou em junho de 2013 com a renovação do contrato de Downey para mais dois filmes da saga.

O filme foi um sucesso de bilheteria, arrecadou 459 milhões de dólares na América do Norte e 946 milhões de dólares no resto do mundo, com um arrecadamento mundial de 1,4 bilhão de dólares contra um orçamento de 250 milhões.

É o décimo filme do Universo Marvel Cinematográfico, e penúltimo da Fase 2: Estrada para os Novos Vingadores.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Em Sokovia, os Vingadores Capitão América, Homem de Ferro, Thor, Viúva Negra, Gavião Arqueiro e Hulk invadem um posto avançado da Hidra liderado pelo Barão Wolfgang von Strucker, que tem feito experiências em humanos usando o cetro anteriormente utilizado por Loki. Eles encontram dois dos experimentos de Strucker - os gêmeos Maximoff: Pietro, que tem super-velocidade, e Wanda, que possui telecinesia - e tentam capturá-los, enquanto Stark consegue recuperar o cetro de Loki.

Tony Stark e Bruce Banner descobrem uma inteligência artificial dentro da gema do cetro e, secretamente, usam-na para concluir o programa de defesa global de Stark, denominado Ultron. Inesperadamente Ultron desperta e ao refletir sobre sua missão, ele conclui que para se alcançar a paz é necessário destruir a raça humana. Ultron ataca, "destrói" J.A.R.V.I.S. e logo após, ataca os Vingadores durante uma festa comemorando a vitória em sua torre. Ultron foge com o cetro para a base da Hidra, onde passa a utilizar os recursos da base de Strucker para evoluir para um corpo melhor e construir um exército de robôs. Ele recruta os gêmeos Maximoff, que possuem um rancor contra Stark por ser o responsável pelo míssil que matou os pais deles, logo depois, Ultron mata Strucker. Ultron, Wanda e Pietro visitam um estaleiro sul-africano do traficante de armas Ulysses Klaw para obter Vibranium e, durante o encontro, Ultron decepa o braço de Klaw.

Os Vingadores chegam para o combate, mas Wanda passa a controlar os heróis com visões assombrosas, fazendo com que Banner se transforme em Hulk, isso força Stark a usar Verônica (Hulkbuster) para detê-lo. Que em uma luta brutal eles destroem metade da cidade, antes de Stark conseguir deter Hulk. Ultron consegue fugir, pois está conectado a internet e, por isso ele pode acessar qualquer dispositivo conectado a rede. As dúvidas, medos e alucinações que Wanda causou fazem os Vingadores procurar um refúgio, esse refúgio é a fazenda de Barton, onde se encontram com a mulher de Barton, Laura e os filhos deles. Thor se afasta da equipe para se encontrar com o Dr. Erik Selvig para compreender o futuro apocalíptico que viu em sua alucinação. Percebendo uma atração entre eles, Romanoff e Banner planejam fugir juntos depois de lutar contra Ultron. Nick Fury chega e incentiva a equipe a formar um plano para parar Ultron. Em Seul, na Coreia do Sul, Ultron força a amiga de Banner, Dr.ª Helen Cho, a usar sua tecnologia de tecido sintético juntamente com a gema do cetro para criar o corpo perfeito para ele. Quando Ultron começa a fazer o upload para um novo corpo, Wanda chega e lê sua mente descobrindo, assim, o seu plano para a extinção humana, os Maximoffs tentam desligar Ultron sem sucesso. Rogers, Romanoff e Barton com a ajuda dos gêmeos caçam Ultron e recuperam o corpo sintético, mas Ultron captura Romanoff.

Os Vingadores lutam entre si quando Stark, secretamente, faz o upload de J.A.R.V.I.S. - que ainda está funcionando depois de se esconder dentro de Ultron na internet - no corpo sintético. Thor retorna para ajudar a ativar o corpo sintético com raios, explicando que era parte de sua "Visão" e que a gema é uma das seis Joias do Infinito, os objetos mais poderosos que existem no universo. Juntamente com Visão e os Maximoffs, os Vingadores chegam à Sokovia, onde Ultron usou o Vibranium para construir uma máquina que levanta grande parte da cidade em direção ao céu, com a intenção de lançá-la no chão para causar extinção global. Os Vingadores combatem o exército de Ultron e tentam atrasá-lo lutando contra hordas de robôs no local da máquina para nenhum dos robôs tocar nela. Wanda fica no posto para defender o dispositivo que ativa a parte final do plano de Ultron. Fury chega em um aeroporta-aviões com Maria Hill, Máquina de Combate e os agentes da S.H.I.E.L.D. para ajudar na evacuação de civis, mas Pietro morre protegendo Barton dos disparos lançados por Ultron. Wanda percebe que seu irmão está morto e abandona seu posto para destruir o corpo principal de Ultron, permitindo, assim, que um de seus robôs ative sua máquina. Parte da cidade cai, mas Stark e Thor sobrecarregam a máquina e destroem a cidade em pedaços, enquanto Visão luta contra o último corpo restante de Ultron e o vence lançando um laser de sua Joia do Infinito, destruindo-o. Mais tarde, os Vingadores estabelecem uma nova base no norte do estado de Nova York, dirigida por Fury, Hill, Cho e Selvig. Acreditando que a Joia da mente está segura com Visão, Thor retorna para Asgard na intenção de conhecer mais sobre as forças que ele suspeita terem manipulado os eventos recentes. Stark e Barton se retiram da equipe, enquanto Rogers e Romanoff formam os Novos Vingadores: Máquina de Combate, Feiticeira Escarlate, Visão e Sam Wilson.

Em uma cena no meio dos créditos, Thanos recupera a Manópla do Infinito, e insatisfeito com o fracasso de mais um capanga, ele promete que irá caçar as Joias do Infinito pessoalmente.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Personagem Ator Dublador (Brasil)
Tony Stark / Homem de Ferro Robert Downey Jr. Marco Ribeiro
Thor Chris Hemsworth Mauro Horta
Bruce Banner / Hulk Mark Ruffalo Alexandre Moreno
Steve Rogers / Capitão América Chris Evans Clécio Souto
Natasha Romanoff / Viúva Negra Scarlett Johansson Fernanda Baronne
Clint Barton / Gavião Arqueiro Jeremy Renner Marcelo Garcia
Pietro Maximoff / Mercúrio Aaron Taylor-Johnson Gustavo Pereira
Wanda Maximoff / Feiticeira Escarlate Elizabeth Olsen Mariana Torres
J.A.R.V.I.S. e Visão Paul Bettany Eduardo Borgerth
Maria Hill Cobie Smulders Márcia Coutinho
Sam Wilson / Falcão Anthony Mackie Francisco Júnior
James Rhodes / Máquina de Combate Don Cheadle Jorge Lucas
Heimdall Idris Elba Maurício Berger
Peggy Carter Hayley Atwell Evie Saide
Erik Selvig Stellan Skarsgård Luiz Carlos Persy
Ultron James Spader Marcio Dondi
Nick Fury Samuel L. Jackson Márcio Simões
Barão von Strucker Thomas Kretschmann Ettore Zuim
Ulysses Klaw Andy Serkis Eduardo Dascar
Laura Barton Linda Cardellini Aline Guezzi
Dr.ª Helen Cho Claudia Kim Adriana Torres
Thanos Josh Brolin (não-creditado) Leonardo José

Cachês[editar | editar código-fonte]

Salário dos Protagonistas do Elenco[editar | editar código-fonte]

Mark Ruffalo - 2.8 milhões de dólares

Chris Hemsworth - 5.4 milhões de dólares

Jeremy Renner - 6.1 milhões de dólares

Chris Evans - 6.9 milhões de dólares

Scarlett Johansson - 20 milhões de dólares

Robert Downey Jr. - 40 milhões de dólares

Produção[editar | editar código-fonte]

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Em Outubro de 2011, o produtor Kevin Feige disse durante a New York Comic Con, que "Homem de Ferro 3 será o primeiro filme do que nós chamamos de segunda fase desta saga, que culminará, se Deus quiser, em Os Vingadores 2".[4] Em Março de 2012, Joss Whedon, diretor do primeiro filme, afirmou que ele iria querer uma sequela "menor. Mais pessoal. Mais dolorosa. Sendo a próxima coisa que deve acontecer com esses personagens, e não apenas uma repetição do que trabalhamos na primeira vez. Tendo um tema que é completamente novo".[5] Na estreia de Os Vingadores, Feige disse que o estúdio tinha como opção, Whedon retornar como diretor.[6] Em Maio de 2012, após o sucesso maciço do primeiro filme, o CEO da Disney, Bob Iger, anunciou que a sequela estava em desenvolvimento.[7] A maioria dos membros do elenco do primeiro filme tinha contrato para participar do segundo; porém, Robert Downey, Jr. não, visto que seu contrato com a Marvel, expirava após Homem de Ferro 3.[8]

Whedon na Comic-Con 2013

Na San Diego Comic-Con de 2012, Joss Whedon disse que estava indeciso quanto à direção de Os Vingadores 2, afirmando: "Eu não vim aqui para decidir sobre dirigir Avengers 2. Estou me divertindo muito com isso [reunião sobre Firefly] agora."[9] No entanto, em agosto de 2012, Whedon anunciou que voltaria a escrever e dirigir Os Vingadores 2 e que desenvolveria uma série de televisão da Marvel, Agents of S.H.I.E.L.D., para a ABC.[10] Mais tarde, a Disney confirmaria o lançamento do filme para 1° de maio de 2015.[11] Questionado sobre a sua decisão de voltar, Whedon disse que "Vingadores 2 não foi uma decisão difícil. Durante muito tempo, eu pensei, bem, ele simplesmente não vai acontecer. Então, quando eu realmente comecei a considerá-lo, tornou-se muito claro que eu queria desesperadamente dizer mais sobre esses personagens, o que teria sido um facilmente um 'não' e acabou sendo um espetacularmente fácil 'sim'. Não houve discussão".[12] Whedon disse que eles pretendiam para a produção do filme, não serem tão apressados como no primeiro.[13] Em Dezembro de 2012, em uma entrevista à Entertainment Weekly, Whedon afirmou que havia concluído o primeiro esboço do roteiro do filme.[14]

Em fevereiro de 2013, no Jameson Dublin International Film Festival, Whedon afirmou que a "morte" seria um dos temas do segundo filme. Em Março, Whedon disse que tem Star Wars Episode V: The Empire Strikes Back e The Godfather: Part II como inspirações.[15] Também em Março, Mark Ruffalo, que interpretou Hulk em Os Vingadores, twittou disse que vai reprisar o papel em Os Vingadores 2.[16]

Em agosto de 2013, o Deadline reportou que Chris Evans retornaria a interpretar o Capitão América na sequência após dirigir o seu primeiro filme 1:30 Train.

Filmagens[editar | editar código-fonte]

Elenco do Filme na San Diego Comic-Con 2014.

No dia 11 de Fevereiro de 2014, as primeiras filmagens começam em Joanesburgo, na África do Sul,[17] depois de ter sido adiada por um dia.[18][19] Segundo jornalistas, estavam presentes na ação apenas equipes de cenografia, sem o elenco principal, e foi possível visualizar placas de fundo, carros destruídos e um grande busto do Hulk, tudo isso no Distrito Comercial Central de Joanesburgo por um período de duas semanas.[20] No começo de março, a fotografia principal começou em Shepperton Studios, em de Londres e está programado para filmar lá por pelo menos quatro meses. As filmagens em Shepperton, bem como em outros locais na Inglaterra permitiram a Whedon obter "diferentes olhares e texturas" para dar ao filme uma nova estética em relação ao seu antecessor.[21] Em 22 de março, a produção mudou-se para Forte di Bard,[22] na Itália e continuou na região do Vale de Aosta até 28 de março. A equipe viajou para Europa Oriental, e lá substituiu letreiros de várias lojas locais com alfabeto cirílico.[23]. As filmagens na Coreia do Sul começaram em 30 de março na Ponte Mapo e continuou até 14 de abril em vários locais em Seul [24] . Seul servirá como sede de um instituto de Tecnologia da Informação no filme. Cenas envolvendo o ataque de Ultron em partes da cidade foram vistos no Distrito Gangnam. Em 8 de abril, as filmagens começaram no Hawley Woods, em Hampshire, na Inglaterra. Em meados de abril, Hayley Atwell, que interpretou Peggy Carter nos filmes do Capitão América, estava no set em Ballroom Rivoli em Londres para uma seqüência de flashback dos anos 1940.[25]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Bilheteria[editar | editar código-fonte]

Em seu final de estreia no mercado internacional, Avengers: Age of Ultron fez 201,2 milhões de dólares, o que foi 44% mais do que o primeiro filme. No mercado doméstico, especialistas previam uma abertura entre 200 milhões de dólares e 210 milhões[26], no final de semana de três dias, mas a “luta do século” entre os boxeadores Mayweather e Pacquiao, realizada na noite de sábado, tenha afastado 33% do público dos cinemas e prejudicado a bilheteria de ‘Os Vingadores 2’, que fez a 3º maior abertura da história com 191 271 109 dólares, atrás do primeiro filme e Jurassic World. Em cinco semanas em cartaz nos Estados Unidos, o longa fez 427 070 000 dólares, se tornando a segunda maior bilheteria doméstica, até o momento, do ano; mundialmente o filme fez 1,4 bilhão de dólares.

Crítica[editar | editar código-fonte]

O filme teve recepções favoráveis por parte da crítica especializada. No Rotten Tomatoes, recebeu uma aprovação de 75%, com base em 296 avaliações, com uma classificação média de 6.7/10.[27] No Metacritic, tem uma nota de 66 em 100, com base em 49 críticos.[28] No IMDb, reservado para a avaliação do público, o filme tem uma nota 7,6 de 10, baseada em 369 mil avaliações[29].

Alemanha[editar | editar código-fonte]

Apesar do grande apelo do público, 686 cinemas de 193 cidades, de diversas partes do país, se recusaram a exibir o continuação da série. A principal motivação do boicote é a decisão da Disney em aumentar o aluguel do filme de 47,7% para 53% do total da venda de entradas e o fato de terem cortado verba de auxilio para a divulgação e subsídios para os óculos 3D.[30]

DVD, BLU-RAY e BLU-RAY 3D[editar | editar código-fonte]

Os Vingadores 2: A Era de Ultron foi lançado em DVD, BLU-RAY e BLU-RAY 3D no Brasil no dia 17 de setembro de 2015 e está à venda em várias lojas. Distribuído pela Walt Disney (Sonopress), são três edições com extras exclusivos e todas com áudio e legenda em português brasileiro.[31]

Sequência[editar | editar código-fonte]

Foi confirmado pela Marvel Studios, que haverá mais duas sequências dos filmes dos Vingadores intituladas, Vingadores: Guerra Infinita (2018), e um outro quarto filme de Vingadores sem título (2019).[32]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Conheçam o poster oficial de "Vingadores: A Era de Ultron". 29 de abril nos cinemas.». Facebook. 24 de fevereiro de 2015. Consultado em 27 de março de 2015 
  2. «Comic-Con: Os Vingadores 2 ganha título oficial e imagem promocional». Adoro Cinema. 21 de julho de 2013. Consultado em 11 de Março de 2014 
  3. Vingadores: Era de Ultron, consultado em 21 de dezembro de 2016 
  4. Szalai, Georg (15 de outubro de 2011). «Avengers' Producer Hints at Sequel at New York Comic-Con». The Hollywood Reporter. Consultado em 17 de outubro de 2011. Cópia arquivada em 17 de outubro de 2011 
  5. «The Avengers' director Joss Whedon teases sequel». NME, citing print content in SFX #220 (May 2012). 8 de março de 2012. Consultado em 8 de março de 2012. Cópia arquivada em 12 de abril de 2012 
  6. Weintraub, Steve (12 de abril de 2012). «Kevin Feige Talks 'Thor 2', 'Captain America 2', 'Iron Man 3', the 'Avengers' Sequel, 2014 and 2015 Releases, Another 'Hulk' Sequel, and a Lot More!». Collider.com. Cópia arquivada em 12 de abril de 2012 
  7. Lieberman, David (8 de maio de 2012). «Disney Announces 'Avengers 2′ In Development». Deadline.com. Cópia arquivada em 8 de maio de 2012 
  8. Dickey, Josh L. (8 de maio de 2012). «Disney and Marvel's to-do list: Re-enlist Downey, Whedon». Variety. Consultado em 2 de maio de 2013. Cópia arquivada em 2 de maio de 2013 
  9. «Comic-Con: Joss Whedon Remains Undecided About 'Avengers 2′». Deadline.com. 13 de julho de 2012. Consultado em 19 de julho de 2012. Cópia arquivada em 20 de junho de 2013 
  10. Braser, Marc (7 de agosto de 2012). «Joss Whedon will return for 'The Avengers 2'». Variety. Consultado em 7 de agosto de 2012. Cópia arquivada em 7 de agosto de 2012 
  11. Kit, Borys (16 de agosto de 2012). «Disney Sets Release Date for 'Avengers 2'». The Hollywood Reporter. Consultado em 16 de agosto de 2012. Cópia arquivada em 16 de agosto de 2012 
  12. Topel, Fred (12 de setembro de 2012). «TIFF Interview: Joss Whedon on Much Ado About Nothing and 'S.H.I.E.L.D.'». CraveOnline. Consultado em 12 de setembro de 2012. Cópia arquivada em 12 de setembro de 2012 
  13. Hodgson, Jeffrey (10 de setembro de 2012). «"Avengers" director Whedon swaps superheroes for Shakespeare». Reuters. Consultado em 12 de setembro de 2012. Cópia arquivada em 12 de setembro de 2012 
  14. Jensen, Jeff (4 de dezembro de 2012). «EW's Entertainers of the Year: Joss Whedon on how 'The Avengers' exposed his angry inner Hulk». Entertainment Weekly. Consultado em 5 de dezembro de 2012. Cópia arquivada em 5 de dezembro de 2012 
  15. Karmali, Luke (5 de março de 2013). «Joss Whedon Denies Planet Hulk Storyline For The Avengers». IGN. Consultado em 5 de março de 2013. Cópia arquivada em 20 de junho de 2013 
  16. Ruffalo, Mark (6 de março de 2013). «A lot of folks have been asking about the Next Hulk. The next time you see my Hulk it will be in the Avengers2. No plans for stand alone.». Twitter. Consultado em 11 de março de 2013. Cópia arquivada em 20 de junho de 2013 
  17. «Começam as filmagens de "Os Vingadores 2 – A Era de Ultron"». Cine Pop 
  18. «"Whedon's Avengers heading to Joburg"». Channel 24 
  19. «"Marvel Studios Announces Filming of Marvel's Avengers: Age of Ultron in South Korea"». Marvel.com 
  20. «"'Avengers' filming postponed, roads not closed"». The Sunday Times 
  21. «Os Vingadores 2: Viúva Negra no set de filmagens em Londres». Actions & Comics 
  22. «Vingadores: Era de Ultron – Imagens mostram Wanda, Mercúrio e Gavião Arqueiro!». Legião dos Heróis 
  23. «Os Vingadores 2 terá cenas rodadas na Coreia do Sul e na Itália». Omelete 
  24. «Vingadores 2: Capitão América grava cenas na Coréia do Sul». Yahoo Cinema 
  25. «"Captain America star Hayley Atwell, 32, looks cool in ice-white as she leaves Oliviers after-party with model beau Evan Jones, 23"». Daily Mail 
  26. «Avengers: Aged of Ultron posts $84 million Friday». Consultado em 2 de maio de 2015 
  27. «Avengers: Age of Ultron (2015) - Rotten Tomatoes». Consultado em 2 de maio de 2015 
  28. «Avengers: Age of Ultron Reviews - Metacritic». Consultado em 2 de maio de 2015 
  29. «Avengers: Age of Ultron (2015) - IMDb». Consultado em 2 de maio de 2015 
  30. «Centenas de cinemas alemães decidem boicotar 'Vingadores: Era de Ultron'». O Globo. 27 de abril de 2015 
  31. «Listão de lançamentos para SETEMBRO!». BJC. 2 de agosto de 2015. Consultado em 10 de agosto de 2015 
  32. «Novo Vingadores: Guerra Infinita não será mais dividido em duas partes - Notícias - UOL Cinema». UOL Cinema 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]