Luke Cage

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Luke Cage
Dados da publicação
Publicado por Marvel Comics
Primeira aparição Luke Cage, Hero for Hire #1 (Junho de 1972)
Criado por Archie Goodwin
John Romita, Sr.
George Tuska
Características do personagem
Alter ego Carl Lucas
Espécie Humano geneticamente modificado
Terra natal Harlem, Nova York
Afiliações Heróis de Aluguel
Vingadores
Quarteto Fantástico
Defensores
Vingadores Secretos
Novos Vingadores
Parceria Jessica Jones, Demolidor, Punho de Ferro
Parentesco James Lucas (pai morto), Esther Lucas (mãe morta), Joanne Lucas (madrasta), James Lucas, Jr, (irmão morto), Jessica Jones (esposa), Danielle Cage (filha)
Situação presente Ativo
Codinomes conhecidos Herói de Aluguel, Poderoso (Power-Man)
Habilidades
  • Força sobre-humana
  • Pele Invulnerável
  • Fator de cura acelerado
  • Mestre em combate corpo-a-corpo
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Luke Cage, anteriormente conhecido como Poderoso (no original Powerman), é um personagem de histórias em quadrinhos da Marvel Comics. Nascido nas ruas do Harlem, ex-membro de gangue, foi preso por um crime que não cometeu. Voluntário em uma experiência científica, foi vítima de sabotagem de um carcereiro. Acabou ganhando superforça e pele invulnerável. Fora da cadeia, passou a trabalhar por dinheiro, geralmente como guarda-costas, e participou de aventuras ao lado de vários outros heróis, principalmente Demolidor e Punho de Ferro. A série foi cancelada no final dos anos 1980 e ele passou a ser usado apenas como coadjuvante em HQs de outros personagens. No ano 2001, estreou nova série, agora pelo selo Marvel MAX. Também foi personagem regular da série The Pulse que, assim como Alias, foi estrelada por sua atual esposa, Jessica Jones.

Publicação[editar | editar código-fonte]

Cage foi um dos primeiros super-heróis afro-americanos a estrelar uma revista em quadrinhos (o primeiro foi Lobo da Dell Comics).[1]

Cage surgiu na Marvel visualmente inspirado nos filmes blaxploitation dos anos 1970.[2]

História[editar | editar código-fonte]

No início, Luke Cage começou a trabalhar como um herói de aluguel, desde que lhe pagassem bem. Dessa forma entrou para a primeira formação dos Heróis de Aluguel. Foi assim que começou a fazer dupla com seu mais conhecido companheiro, o Punho de Ferro. É nesta época que ele usava a famosa camisa amarela e suas correntes, numa alusão à sua prisão.

Foi trabalhando como herói que Luke conheceu o Demolidor e assim entrou para um grupo que ele havia criado, que contava com a participação de heróis como Adaga e o Cavaleiro da Lua. Essa equipe foi mostrada na extinta revista Marvel Knights. Ele ainda usava a sua roupa amarela. A partir daí, Luke já se apresentava como um herói de verdade.

Também foi com méritos que ele entrou para o Quarteto Fantástico, com uma pequena participação para ajudar o Tocha Humana. Cage também foi convocado para fazer parte da segunda encarnação dos Heróis de aluguel.

Novos Vingadores e Jessica Jones[editar | editar código-fonte]

Quando a Balsa foi atacada e seus prisioneiros fugiram, Luke foi um dos primeiros a serem convocados pelo Capitão América e o Homem de Ferro para compor a nova formação dos Vingadores, convite que foi aceito. Nesta época, Luke estava namorando Jessica Jones, que descobriu estar grávida. Ela esperou Luke tomar uma decisão e por fim se casaram.

Guerra Secreta[editar | editar código-fonte]

Na minissérie Guerra Secreta, Luke Cage é um dos super-heróis convocados por Nick Fury para invadir secretamente a Latvéria.[3]

Guerra Civil[editar | editar código-fonte]

Em Guerra Civil, Luke até pensou em se registrar no início, mas não durou muito a sua idéia de virar um agente do Governo. Ele chegou a conclusão de que isto não seria bom para ele, sua mulher e sua filha. A Miss Marvel e o Homem de Ferro até tentaram persuadí-lo, mas ele não aceitou. Quando as forças de Ataque da SHIELD, comandadas por Nick Fury, decidiram atacar, Luke decidiu se juntar de vez aos Vingadores Secretos do Capitão. Ele também recebeu ajuda de seu amigo Punho de Ferro, disfarçado de Demolidor.

Hulk Contra o Mundo & Invasão Secreta[editar | editar código-fonte]

Após a Guerra Civil, Luke Cage assumiu a liderança dos Novos Vingadores, um grupo de super-heróis anti-registro que atuava no submundo, combatendo vilões como a gangue do Capuz e o Tentáculo. Foi a equipe liderada por Cage que descobriu os primeiros focos da Invasão Secreta dos Skrulls. Ele também participou da luta contra o Hulk e seu Pacto de Guerra, e o ataque final dos Skrulls. No final da Invasão sua filha, Danielle Cage, acabou sendo sequestrada por um Skrull se passando pelo mordomo dos Vingadores, Jarvis.

Poderes e Habilidades[editar | editar código-fonte]

Super força: inicialmente pensava-se que ele podia erguer 25 toneladas, mas foi descoberto que Luke Cage pode suportar até 100 toneladas e é mestre em combate corpo a corpo, pois é lutador de rua.

Invulnerabilidade: Luke tem a pele totalmente impenetrável que pode suportar tiros, explosões, descargas elétricas entre outros ataques nocivos, mas pode ser ferido internamente, pois seus orgãos não estão totalmente protegidos, mas quando isso acontece se regenera três vezes mais rápido que um ser humano comum.[4]

Outras versões[editar | editar código-fonte]

MC2[editar | editar código-fonte]

Nessa realidade ele é um policial semelhante ao Capitão América, que foi usado em um projeto secreto do governo.

Ultimate Marvel[editar | editar código-fonte]

Em Ultimate Marvel, um dos membros dos Defensores, nas revistas dos Supremos, é um homem negro e forte que atende pelo codinome de "Poderoso". Embora seu nome ainda não tenha sido revelado, tudo leva a crer que ele seja Luke Cage neste universo.

Zumbis Marvel[editar | editar código-fonte]

Em Zumbis Marvel, Luke fazia parte dos Vingadores e foi um dos primeiros a serem infectados pelo vírus zumbi. Sendo assim, mordeu o Punho de Ferro que virou um zumbi.

Dinastia M[editar | editar código-fonte]

Em Dinastia M, Luke Cage é um humano da resistência que cuida de outros como ele que não tem como se defender. Em seu grupo de rebeldes se encontram o Punho de Ferro, a Gata Negra, Manto entre outros. Ele foi o primeiro a sentir os poderes da menina Layla Miller e então decidiu ajudar Wolverine a restaurar a realidade.

Era de Ultron[editar | editar código-fonte]

No evento Era de Ultron, Luke Cage é um dos poucos super-heróis que sobreviveram ao domínio de Ultron. vive escondido no subsolo do Central Park ao lado de outros super-heróis e participa ativamente do plano para descobrir o que está acontecendo e o que o vilão pretende[5]

Em outras mídias[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Cage vai ter uma série própria no Netflix, interpretado por Mike Colter e com estreia marcada para 2016. Antes, o personagem foi introduzido em Jessica Jones, e em 2017 estará em os Defensores.[6]

Na série animada "Ultimate Homem-Aranha", Luke participa do grupo formado por Nick Fury e liderado pelo Homem-Aranha. Além de Homem-Aranha e Cage, fazem parte do grupo Punho de Ferro, Tigresa Branca e Nova.[7]

Videogames[editar | editar código-fonte]

Em Marvel Ultimate Alliance, Luke Cage é jogável em todas as plataformas, sendo que seu ataque extremo é o Sweet Christmas e suas roupas são: New Avengers, Hero for Hire, Street e Modern.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • O ator Nicolas Cage — que na verdade chama-se Nicolas Kim Coppola — escolheu seu nome artístico em homenagem a esse personagem, para que os agentes da indústria cinematográfica não o associassem imediatamente a seu tio, o cineasta Francis Ford Coppola.
  • A banda Powerman 5000 tirou seu nome do antigo nome de Luke Cage, quando ele se chamava Power-Man (ou "Homem Poderoso").
  • Em vários quadrinhos Cage foi parodiado, como na Milestone Comics e no quadrinhos dos Simpsons.
  • O bordão de Luke Cage é "Sweet Christmas!" (traduzido como "Cacetada!" no Brasil). Isso se deve a uma promessa que ele fez à avó, quando jovem, de que nunca falaria palavrões (embora ele fale alguns em quadrinhos recentes).

Referências

  1. Mark Bould (2009). The Routledge Companion to Science Fiction Taylor & Francis [S.l.] p. 131. 041545378X, ISBN 9780415453783. 
  2. Érico Borgo (07 de Maio de 2010). «Luke Cage pode ser primeiro filme da nova safra do Marvel Studios». Omelete. 
  3. «REVIEW - HQ: GUERRA SECRETA  :: HQ MANIACS ::». hqmaniacs.uol.com.br. Consultado em 2016-09-11. 
  4. «Luke Cage no Marvel Wiki». Consultado em 14 de Agosto de 2016. 
  5. Coelho, Ricardo (28/10/14). «A Era de Ultron nos quadrinhos». Consultado em 10/09/16. 
  6. «Veja teasers de 'Os Defensores', 'Luke Cage' e 'Punho de Ferro'». 2016-07-22. Consultado em 2016-09-11. 
  7. «ConversaCult: Iniciação: Ultimate Spider-Man». Consultado em 2016-09-11.