Visão (Marvel Comics)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox grammar.svg
Esta página ou secção precisa de correção ortográfico-gramatical.
Pode conter incorreções textuais, podendo ainda necessitar de melhoria em termos de vocabulário ou coesão, para atingir um nível de qualidade superior conforme o livro de estilo da Wikipédia. Se tem conhecimentos linguísticos, sinta-se à vontade para ajudar.
Visão (Marvel Comics)
Espécie Sintozóide
Ocupação Super-herói
Poder(es)
  • Força, resistência, reflexos e velocidade sobre-humanas
  • Vígor super-humano
  • Intelecto superior
  • Manipulação de densidade
  • Intangibilidade
  • Voo
  • Absorção de energia solar
  • Rajadas de energia solar
  • Manipulação holográfica
Afiliações Vingadores
Vingadores da Costa Oeste
Defensores
Jovens Vingadores
Vingadores Secretos
Família Ultron (criador/pai), Helen Cho (criadora/mãe), Wanda Maximoff (esposa), Tommy Shepherd (filho), William Kaplan (filho)
Terra Natal Brooklyn, Nova York
Criado por Roy Thomas
Stan Lee
John Buscema
Primeira aparição The Avengers #57
(Outubro de 1968)
Editora(s) Marvel Comics
Espécie Sintozóide
Terra natal Brooklyn, Nova York
Afiliações Vingadores
Vingadores da Costa Oeste
Defensores
Jovens Vingadores
Vingadores Secretos
Ocupação Super-herói
Base de operações Mansão dos Vingadores
Parentesco Ultron (criador/pai), Helen Cho (criadora/mãe), Wanda Maximoff (esposa), Tommy Shepherd (filho), William Kaplan (filho)
Situação presente Ativo
Codinomes conhecidos Victor Shade, Alex Lipton, Jonas
Habilidades
  • Força, resistência, reflexos e velocidade sobre-humanas
  • Vígor super-humano
  • Intelecto superior
  • Manipulação de densidade
  • Intangibilidade
  • Voo
  • Absorção de energia solar
  • Rajadas de energia solar
  • Manipulação holográfica

O Visão (The Vision em inglês) é um personagem fictício das histórias em quadrinhos publicadas pela editora Marvel Comics, sendo criado por Joe Simon e Jack Kirby na Era de Ouro dos Quadrinhos, e recriado por Roy Thomas, Stan Lee e John Buscema no ano de 1968, já na Era de Prata, primitivamente como um inimigo dos Vingadores.[1]

Biografia ficcional do personagem[editar | editar código-fonte]

Na Segunda Guerra Mundial, foi utilizado o primeiro sintozóide para enfrentar as tropas nazistas, um ser humano sintético chamado Tocha Humana (Jim Hammond) muito antes do integrante do Quarteto Fantástico de mesmo nome.

Anos depois, o Pensador Louco utilizou o andróide contra o Quarteto Fantástico, mas Tocha Humana (Jim Hammond) se recusou a matar e foi desligado por Quasímodo, o Computador. O corpo foi deixado em uma gruta. Immortus surge com o Cristal da Eternidade e criou um desvio no tempo, mantendo dois vetores do mesmo fluxo, deixando dois tochas humanas originais.

Criação[editar | editar código-fonte]

O sintozóide Ultron invadiu o laboratório do Pensador e levou um dos corpos e, com a ajuda, de Phineas T. Horton (um dos pioneiros da inteligência artificial e criador do Tocha original) construiu um novo sintozóide para destruir os Vingadores. Ultron programou seus processadores neurais com os padrões cerebrais do até então falecido Magnum e implantou células sintetizadas especiais, que lhe permitem alterar sua massa e solidez.

Ultron enviou sua criação para atrair os Vingadores a uma armadilha. Porem tocado pela situação precária da equipe, o sintozóide sobrepujou os parâmetros de sua missão rebelando sua programação e ajudou os heróis a derrotar seu criador.

Vingadores[editar | editar código-fonte]

O vingador Henry Pym fez dezenas de testes no sintozóide e o integrou na equipe de heróis. Vespa foi quem sugeriu que se chamasse Visão.

Se aliando aos Vingadores, mostrou ser uma forma de vida ansiosa por ter consciência, muito longe de um autômato frio e calculista que Ultron desejava. Visão serviu os Vingadores fielmente ao longo dos anos, o tempo todo desejando transcender sua programação original como veículo de vingança e se tornar inteiramente “humano”. Se torna bastante amigo de Magnus, de quem possui as mesmos padrões mentais.

Visão e Wanda[editar | editar código-fonte]

Sua colega de equipe Feiticeira Escarlate se sentia atraída por Visão, que se recusava a entregar-se ao sentimento que crescia.

Agindo bem friamente com ela depois que quase se beijaram. Porém, Visão não conseguiu esconder a angústia quando Wanda foi capturada e enviada a Galáxia Skrull.

Immortus temia os filhos que Feiticeira Escarlate poderia ter, ele acreditava que teriam poderes em escalas inimagináveis. Immortus encontrou, no Visão e na crescente atração entre o sintozóide e a mutante, a solução: Unir Wanda a uma máquina teoricamente a impediria de ter filhos. Então ele começou a interferir sutilmente para que o casal fosse criado. Ofereceu a possibilidade do Visão assumir o corpo do Capitão América, isso fez com que ele percebesse que não precisava de um corpo humano para ser humano e o romance com a Feiticeira Escarlate começou.

Wanda viveu um triângulo amoroso ao se envolver com Magnum, cujos padrões mentais foram criados para dar a vida ao sintozóide Visão.

Magnum faz uma transfusão de sua energia vital para Visão que estava gravemente ferido após uma batalha. Depois que Visão se recupera, os dois acabam enfrentando seu irmão, o Ceifador, que possui ódio dos dois por acreditar que são impostores que roubaram a consciência do original Simon Willians.

Casamento[editar | editar código-fonte]

Na mesma cerimônia Espadachim se casou com Mantis. A união de um mutante e um robô gerou uma onda de fanatismo anti-mutante onde multidões de protestantes e até mesmo homens-bombas às portas da Mansão dos Vingadores.

Após o casamento, o dois se mudam para Leonia, Nova Jersey, onde tentam abandonar a vida de heróis e ter uma vida normal.

Visão e sua recém esposa visitam Mercúrio e Crystalis na Lua para conhecer sua afilhada Luna, Pietro se redime e passa a tratar Visão bem (ele não gostava de que sua irmã se relacionasse com um andróide).

Por distorcer a realidade, Wanda conseguiu ser engravidada artificialmente por Visão e teve filhos gêmeos chamados Thomas e William.

Retorno[editar | editar código-fonte]

Retornaram a ativa quando o Edifício Baxter é ameaçado por Aniquilador. Visão liderou a equipe durante um curto período em que grande parte da dela estava no planeta de Beyonder.

Ao tornar-se líder dos Vingadores Visão, autoriza Gavião Arqueiro a fundar os Vingadores da Costa Oeste.

Depois, Visão retirou-se como líder e o casal retornou a Leonia.

Visão Branco[editar | editar código-fonte]

Um mal funcionamento do controle do cristal interferiu em suas reações e pretendia criar uma nova era de paz na Terra controlando todos os computadores e arsenais nucleares mundiais.

Mesmo depois de desfeito o controle, agentes do governo americano, manipulados por Immortus, consideraram o Visão uma ameaça à segurança mundial. Harpia passou informações confidenciais dos Vingadores ao governo, sendo responsável pela captura e dissecação do Visão.

Os Vingadores pegam os seus circuitos e Hank Pym tenta reconstruí-lo, mas sem os padrões mentais de Magnus. Ele retorna frio e sem memórias anteriores. Sem sentimentos, o casamento com Wanda terminou.

O Tocha Humana original retorna, trazendo dúvidas sobre a verdadeira identidade de Visão, e entra para os Vingadores da Costa Oeste.

Seus filhos gêmeos aparentemente foram criados a partir de fragmentos da alma de Mefisto, que tinha sido destruído por Franklin Richards um pouco antes do nascimento dos gêmeos. Os gêmeos foram absorvidos por Mefisto, deixando Wanda insana. Quando ela se recuperou, se separaram em equipes de Vingadores diferentes.

Visão cria um estratagema onde Ultron e sua nova criação, Alkhema, são descartados para o espaço.

Gradualmente foi recuperando suas emoções e adquiriu um novo padrão cerebral do falecido cientista Alex Lipton, e ganhou um novo corpo com o design original. Os padrões de Magnus reemergem, tornando dotado de emoções novamente.

Visão tenta resgatar o seu relacionamento com Wanda, mas sem sucesso até que desiste e se envolve rapidamente com Carol Danvers e depois com Mantis.

Vingadores: A Queda[editar | editar código-fonte]

Sua ex-esposa enlouquece e causa a morte de alguns Vingadores, como o Valete de Copas, Gavião Arqueiro e Scott Lang, além da destruição da Mansão. Mulher-Hulk fica em estado de fúria (ampliado pelos poderes da Feiticeira Escarlate) e destrói o corpo de Visão e ataca os membros da própria equipe ferindo gravemente a Vespa.

Visão morto[editar | editar código-fonte]

No período que sua programação estava avariada, o viajante do tempo conhecido como Rapaz de Ferro veio pro presente, e baixou o programa do Visão, integrando em sua armadura, e usando para rastrear a nova geração de Vingadores. Transformou sua armadura em um novo Visão e a deixou nesse tempo enquanto retorna ao futuro. Esse novo Visão pertenceu aos Jovens Vingadores.

Com o ataque do deus Mikaboshi a Terra, a Morte abandona a região e Visão e outros Vingadores mortos ressurgem na terra. Já os vivos, no entanto estão inertes em estado vegetativo.

Visão é consertado por Stark[editar | editar código-fonte]

Tony Stark estava tentando consertá-lo mas em segredo para não dar falsas esperanças, até que conseguiu acertar uma configuração onde Visão começou a se auto-reparar, ficando intacto em uma semana. Logo após voltar enfrenta a nova M.A.R.T.E.L.O. junto com os Vingadores.

Visão pede para que Stark explique melhor os detalhes de sua morte. Então Visão vai até a Mulher Hulk, que pede perdão a ele e também pede que ele perdoe Wanda. Então Visão se dirige a Utopia, onde questiona Magneto sobre o paradeiro de Wanda e quase o mata. Capitão América diz para esquecer o passado e olhar apenas pra frente.

Wanda visita a Mansão dos Vingadores e é recebida friamente por Visão. Logo em seguida os Vingadores entram em conflito com os X-Men. Ele junto com outros Vingadores são encarregados sem sucesso de impedir a Força Fênix de chegar a Terra.

Depois, Visão, Feiticeira Escarlate e vários outros Vingadores lutam bravamente contra o Namor que se tornou hospedeiro da Fênix. Na batalha Visão mostrou que ainda se importa com Wanda, defendendo-a.[2]

Poderes e Habilidades[editar | editar código-fonte]

  • Intelecto Superior: Ele tem uma vasta quantidade de informações (possivelmente digno de uma biblioteca) armazenados em seu cérebro computador as quais ele pode se referir a qualquer momento e também é capaz de analisar rapidamente grandes quantidades de dados.
  • Corpo de Nanites: Após o protocolo 'Imperativo Ultron' ser ativado, o Visão passou horas absorvendo energia solar e coletando matéria prima para recriar seu corpo inteiramente feito de nanorobôs. Permitindo que ele se desmanche em um fluxo de milhões de nanites, tornando possível para ele entrar e viajar através de espaços extremamente pequenos. Cada nanite carrega uma cópia da I.A. do Visão, possivelmente permitindo a ele se espalhar e reconstruir um novo corpo a partir de uma única unidade. Isso também permite a ele se beneficiar da suas habilidades de manipulação Cibernética e Tecnopática naturais por se desmanchar e se infiltrar em sistemas, reprogramando eles por dentro através de sua forma de escala quase atômica.
  • Força Sobre-Humana: Sua força base está acima da de humano, e aumentar sua densidade irá aumentar sua força, a um máximo de 50 toneladas.
  • Resistência Sobre-Humana: Ele pode tornar-se extraordinariamente pesado e mais duro do que um diamante. Em sua massa máxima, o Visão pesa cerca de 90 toneladas.
  • Intangibilidade: O Visão pode usar seu controle de densidade ofensivamente por atingir densidade mínima (intangibilidade) e atravessar uma parte de seu corpo dentro de outro ser vivo e aumentar ligeiramente sua densidade (tangibilidade). Até mesmo aumentar a sua densidade para metade de uma onça (14,25 gramas) é o suficiente para causar ao organismo que ele está atravessando uma dor insuportável, um choque no sistema nervoso, e o deixar inconsciente. Se ele se tornar-se mais denso do que meia onça, o choque provavelmente mataria o organismo, isso se o dano orgânico não for grande o suficiente para matar o organismo por si. Consequentemente, o Visão utiliza este poder com extrema cautela.
  • Reflexos Sobre-Humanos: Sendo um robô, os reflexos do Visão são muito superiores ao de um humano.
  • Vígor Super-Humano: Como o Visão é um robô, ele não se cansa igual a um humano.
  • Manipulação de Densidade: O corpo do Visão foi saturado com células ciberneticamente ativadas especiais que são capazes de interagir com alguma dimensão desconhecida para a qual ele pode desviar ou obter partículas de massa. Assim, o Visão é capaz de controlar sua densidade e solidez. Ao desviar uma porção não-crítica de moléculas de seu corpo para longe dele, ele pode se tornar um fantasma sem peso e invisível, incapaz de ser tocado por matéria sólida. Ao acumular massa extradimensional e fortalecer seu corpo com ela, ele pode tornar o seu corpo extremamente duro e resistente ao ponto onde ele é imune à maioria dos tipos de danos.
  • Manipulação Holográfica: Vision pode gerar hologramas para se disfarçar como um humano vestindo um sobretudo ou até mesmo se tornar invisível.
  • Sensibilidade de Áudio: O Visão pode ajustar a sensibilidade de seus receptores de áudio a um nível onde ele pode detectar o mais fraco dos sons.
  • Leitores Ópticos: Ele pode escanear formas de vida, fontes de energia e até mesmo objetos, detectando as substâncias das quais eles são compostas e as energias que está irradiando deles.
  • Manipulação Vocal: O Visão pode fazer a si mesmo soar como uma máquina ou até mesmo um humano.
  • Voo: Quando em massa mínima, o Visão pode voar pelo ar sem peso. Não se sabe como o Visão faz isso. Ele talvez seja capaz de manobrar e ganhar velocidade por sugar o poder do campo magnético da Terra em certo grau. No entanto, quando está voando, ele é capaz de passar através de matéria sólida e atingir altas velocidades; Magnum (Simon Williams) levou algum tempo para o pegar. Ele pode carregar passageiros enquanto permanece sólido no exterior, mas ele provavelmente não voa tão rápido quanto normalmente faz. É o peso do passageiro que o impede de o fazer, ou ele simplesmente enxerga isso como "não seguro" para o passageiro. Não parece haver nenhum limite para o tempo que ele pode permanecer em qualquer estado de densidade alterada.
  • Absorção de Radiação Solar: A jóia solar na testa do Visão absorve a energia solar do ambiente, a qual o seu corpo é capaz de converter diretamente em formas utilizáveis por um processo não muito diferente da fotossíntese em plantas, mas com eficiência de 99%. O processo de absorção de raios solares ocorre constantemente (mesmo durante a noite, em níveis menores) a uma taxa determinada pelo gasto de energia para suas necessidades corporais. Assim, a jóia absorve mais energia solar quando o Visão a utiliza em algum nível sobre-humano. Embora o Visão não necessite de alimentos ou bebidas para sobreviver, ele é capaz de consumir e utilizá-los para energia de curto prazo.
  • Rajadas de Energia Solar: Ele pode canalizar quantidades limitadas de energia solar através da joia em sua testa à vontade, criando um feixe estreito quente de radiação infravermelha e de microondas. O feixe pode ser controlada dentro de uma faixa de temperaturas de 260 até 16.648 graus Celsiuus. Em temperaturas máximas, o Visão pode derreter uma placa de 1 polegada de aço em 5 segundos. O Visão originalmente foi escrito para não ser capaz de controlar a largura do feixe, mas futuros escritores mais tarde decidiram ir contra isso. Ele pode sustentar um feixe de calor com intensidade máxima por cerca de 2 minutos antes de começar a utilizar o seu suprimento de energia destinado as suas outras funções corporais. O Visão geralmente usa seus olhos para esta finalidade também.[3]

Fatos sobre ele[editar | editar código-fonte]

  • Tal como o Lanterna Verde Hal Jordan e o Flash Barry Allen, o Visão é uma reformulação de um personagem da Era De Ouro dos Quadrinhos. O personagem original foi criado por Jack Kirby e Joe Simon e estreiou em Marvel Mystery Comics #13, de novembro de 1940.[1][4]
  • Quando John Byrne assumiu os Vingadores, ele efetuou mudanças no visual e comportamento do personagem. Um conluio das principais agências de espionagem do mundo raptou e desmontou o sintozóide, com o intuito de apagar dados de seu cérebro que foram roubados delas. O processo apagou também sua personalidade e danificou sua pele, que ficou quase totalmente branca. O ser frio e albino que resultou da remontagem optou por utilizar os restos do traje original, que fora rasgado, e, para combinar com sua nova cor de pele, eliminou as cores dele também.[1][5] O Visão de Byrne lembra um pouco o Sr. Data de Jornada Nas Estrelas - A Nova Geração.
  • Na Saga Vingadores Eternamente, publicada no Brasil na Grandes Heróis Premium, os Vingadores reunidos por Immortus visitam um futuro possível em que os marcianos estão em guerra com a Terra. Entre os poucos heróis sobreviventes reunidos na equipe, está a robô Jocasta com novo visual e dotada dos poderes do Visão, além de estar usando um traje parecido com o dele. Jocasta também se apresentava grávida do Homem-Máquina. Isso ocorreu em Grandes Heróis Premium 10.

Em outras mídias[editar | editar código-fonte]

Desenhos Animados[editar | editar código-fonte]

  • Visão é um dos vários Vingadores que fazem pequenas aparições no série do Quarteto Fantástico (1994)
  • Visão também aparece no especial de televisão Lego Marvel Super Heroes: Avengers Reassembled, dublado por JP Karliak.
  • Visão é destaque no episódio "A Friend in Need", da série Vingadores Unidos, onde é dublado por David Kaye

Filmes[editar | editar código-fonte]

Universo Marvel Cinematográfico[editar | editar código-fonte]

  • Paul Bettany interpreta o Visão no filme Vingadores: Era de Ultron, onde tem uma história de origem diferente: ele é uma criação de Ultron, que desejava usá-lo como seu próprio corpo. Para conferir poderes ao andróide, o vilão implantou a Jóia da Mente na sua testa, uma das Jóias do Infinito.[6]

Videogames[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c Ritter Fan. «Entenda Melhor Vingadores 2: Quem é o Visão». Plano Crítico. Consultado em 31 de agosto de 2016 
  2. «Protocolos Marvel (Visão)». Consultado em 16 de janeiro de 2017 
  3. «Visão no Marvel Wiki». Consultado em 16 de janeiro de 2017 
  4. Gary Dowell, Greg Holman, James L. Halperin (editor), Ivy Press. Heritage Comics Dallas Signature Auction Catalog #820. [S.l.]: Heritage Capital Corporation, 2006. 205 p. 9781599670447
  5. «As 25 melhores histórias em quadrinhos dos Vingadores». UOL Cinema. Consultado em 31 de agosto de 2016 
  6. «Crítica | Os Vingadores: A Era de Ultron - A Hora Do Filme» (em inglês). 23 de abril de 2015. Consultado em 31 de agosto de 2016 
  7. «Guerra Civil | Quem é quem no Time Capitão América e Time Homem de Ferro | Observatório do Cinema». 28 de abril de 2016. Consultado em 31 de agosto de 2016