Joe Simon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Joe Simon
Joseph Henry Simon
JoeSimonatNYComicCon2006.jpg

Nascimento 11 de outubro de 1913 Rochester, Estados Unidos
Morte 14 de dezembro de 2011 (98 anos) Nova Iorque, Estados Unidos
Nacionalidade norte-americano
Área(s) de atuação Desenhista, editor, escritor
Pseudônimo(s) Gregory Sykes
Trabalhos de destaque Capitão América

Joseph Henry "Joe" Simon, nascido Hymie Simon (Rochester, 11 de outubro de 1913 - 14 de dezembro de 2011) foi um foi um desenhista, roteirista, editor e publisher de histórias em quadrinhos. Simon criou ou cocriou muitos personagens importantes como o Capitão América na Era de ouro das histórias em quadrinhos americanas nas décadas de 1930 e 1940 e foi o primeiro editor da Timely Comics, a empresa que se tornaria a Marvel Comics.

Com seu parceiro, o desenhista Jack Kirby, ele cocriou o Capitão América, um dos super-heróis mais duradouros da história dos quadrinhos, e a dupla trabalhou extensivamente em personagens do gênero na DC Comics como Sandman e Sandy the Golden Boy, e cocriou o Newsboy Legion, Boy Commandos e Manhunter. As criações de Simon e Kirby para outras editoras de quadrinhos incluem Boys' Ranch, Fighting American e The Fly. No final da década de 1940, a dupla criou o gênero de quadrinhos românticos. Simon criou ou cocriou muitos personagens importantes como o Capitão América na Era de ouro das histórias em quadrinhos americanas nas décadas de 1930 e 1940 e foi o primeiro editor da Timely Comics, a empresa que se tornaria a Marvel Comics.

Com seu parceiro, o desenhista Jack Kirby, ele cocriou o Capitão América, um dos super-heróis mais duradouros da história dos quadrinhos, e a dupla trabalhou extensivamente em personagens do gênero na DC Comics como Sandman e Sandy the Golden Boy, e cocriou o Newsboy Legion, Boy Commandos e Manhunter. As criações de Simon e Kirby para outras editoras de quadrinhos incluem Boys' Ranch, Fighting American e The Fly. No final da década de 1940, a dupla criou o gênero de quadrinhos romântico e estava entre os primeiros pioneiros dos quadrinhos de terror. Simon, que passou a trabalhar em publicidade e arte comercial, também fundou a revista satírica Sick em 1960, permanecendo com ela por uma década. Ele retornou brevemente à DC Comics nos anos 70.

Simon foi incluído no Will Esner Comic Book Hall of Fame em 1999. e estava entre os primeiros pioneiros dos quadrinhos de terror. Simon, que passou a trabalhar em publicidade e arte comercial, também fundou a revista satírica Sick em 1960, permanecendo com ela por uma década. Ele retornou brevemente à DC Comics nos anos 70.

Simon foi incluído no Will Esner Comic Book Hall of Fame em 1999.

Morte[editar | editar código-fonte]

Faleceu na cidade de Nova Iorque em 14 de dezembro de 2011 aos 98 anos após breve doença.[1]

Referências