Raio Negro (Marvel Comics)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura um herói de mesmo nome da DC Comics, veja Raio Negro (DC Comics).
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde dezembro de 2009)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Raio Negro
Raio Negro.jpg
Dados da publicação
Publicado por Marvel Comics
Primeira aparição Fantastic Four #45 (Dezembro de 1965)
Criado por Stan Lee
Jack Kirby
Características do personagem
Alter ego Blackagar Boltagon
Espécie Inumano
Terra natal Attilan, Oceano Atlântico
Afiliações Família Real dos Inumanos
Inumanos
Illuminati
Parentesco Agon (pai falecido), Rynda (mãe falecida), Maximus (irmão), Medusa (prima/esposa),
Situação presente Ativo
Habilidades
  • Força, resistência e durabilidade sobre-humanas comuns entre os inumanos
  • Voo
  • Grito supersônico
  • Manipulação molecular
  • Criação de campos de força por életrons
  • Leve manipulação da matéria e da energia
  • Telepatia de Nivel Baixo
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Raio Negro (Black Bolt no original) é um super-herói criado por Stan Lee e Jack Kirby em 1965, cujos super-poderes são o de emitir gritos devastadores, erguer grande quantidade de peso e voar.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho de dois dos maiores geneticistas do Grande Refugio de Attilan, morada dos inumanos: Agon, chefe do Conselho de Genética, e Rynda, diretora do Centro de Cuidados Pré-natais.

Submetido a Névoa Terrígena (cuja propriedade é alterar o DNA dos organismos), enquanto ainda se encontrava no ventre da mãe, o inumano nasceu com estranhos poderes até mesmo para seus semelhantes. Quando criança, ele demonstrou certas habilidades de manipular energia, as quais ainda não conseguia controlar, e provocou com a voz descargas sônicas de grande poder destruidor. Para proteção da comunidade, ele foi confinado no interior de uma câmara a prova de som e recebeu uma vestimenta capaz de controlar seu poder.

Lá foi instruído na arte de dominar suas habilidades até a idade de 19 anos, quando seu regresso à sociedade foi permitido. Um mês depois de receber a liberdade, Raio Negro descobriu que seu irmão, Maximus, estava preste a fazer um pacto com um emissário da raça Kree, tentando impedir que a nave kree escapasse, o inumano utilizou seu poder proibido e derrubou o veículo do céu. Quando a espaçonave caiu, chocou-se contra o edifício do parlamento matando vários membros do Conselho de Genética, inclusive seu pai. Maximus também sofreu conseqüências com o ocorrido: a reverberação do grito do irmão afetara sua sanidade, bloqueando os poderes mentais que ele possuía desde o nascimento. Apesar da culpa e de seus silenciosos protestos, Raio Negro foi obrigado a aceitar o manto de líder dos inumanos com 20 anos de idade.

Sob o comando de Raio Negro, a cidade de Atillan foi transferida para as montanhas, no Tibete, com o objetivo de não ser localizada pelos seres humanos. Afetados pela poluição da Terra, os Inumanos acabaram se mudando para a Lua, numa região conhecida como Zona Azul, local onde também vive o Vigia. Raio Negro é inumano mais poderoso de toda a história.

Ele estará no filme Inumanos e em uma possibilidade de aparecer em Vingadores: Guerra Ifinita parte 1 e Parte 2

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) personagem de Banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.