Inumanos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Inumanos
Publicado por Marvel Comics
Primeira aparição The Fantastic Four Vol.1 #45 (Dezembro de 1965)
Criado por Stan Lee
Jack Kirby
Localização Nova Attilan, Lua; antigamente Attilan, Himalaia
Principais representantes Raio Negro, Medusa, Cristalys Gorgon, Karnak, Triton, Maximus, Dentinho, Daisy Johnson

Inumano é o nome de seres de uma espécie humanoide fictícia das histórias em quadrinhos criada por Stan Lee e Jack Kirby para a Marvel Comics. Os Inumanos são descendentes de humanos normais, que há muitos séculos foram modificados em experiências realizadas pelos alienígenas conhecidos como Kree. Os Inumanos apareceram pela primeira vez na revista Fantastic Four #45 em Dezembro de 1965, como coadjuvantes do Quarteto Fantástico. Antes dessa aventura, alguns membros já haviam aparecido individualmente, como vilões: Medusa (#36) e Gorgon (#44).

Os Inumanos principais são os pertencentes à Família Real, que governam os demais, num rígido sistema de castas.

O lar dos Inumanos era uma cidade no Himalaia, chamada Attilan, nome que já fora mencionado por Jack Kirby na história "Tuk the Caveboy", publicada em Captain America #1, 1941. Nos anos 70 eles se mudaram para a Zona Azul na Lua, para fugir dos efeitos da poluição da atmosfera terrestre.

História ficcional[editar | editar código-fonte]

No começo da Guerra Kree-Skrull, há milhões de anos terrestres atrás, os Krees estabeleceram uma base no planeta Urano, um ponto estratégico entre os impérios Kree e Skrulls. Ao trabalharem nessa base, eles perceberam quando os poderosos Celestiais foram à Terra e começaram a praticar experiências com os seres vivos do planeta. Intrigados com o fato, eles resolveram fazer suas próprias experiências com os Homo sapiens, do qual resultou uma nova espécie de humanos evoluídos que foi chamada de Inumanos (na versão original de Lee/Kirby, não havia menção aos Celestiais, que foram criados uma década depois). A intenção dos Krees era usar essa nova espécie como soldados na guerra, mas depois abandonaram a ideia por razões não esclarecidas. Em aventuras recentes, os Krees forçaram os Inumanos a atacar os Shi'ar, outro grande império galático.

Os Inumanos aos poucos criaram uma sociedade separada da dos humanos normais, desenvolvendo uma avançada tecnologia. Realizam experiências mutagênicas com a névoa Terrígena, pelo qual ganham vários poderes especiais. Organizada em um sistema de castas, a sociedade real inumana trata a terrigênese como um rito de passagem pelo qual os inumanos se submetem para "assumir sua verdadeira forma". Diferentemente dos mutantes, no qual aqueles que têm aparência grotesca sofrem certo repúdio, os inumanos exaltam a singularidade da mutação proveniente da exposição às névoas, uma vez que a individualidade de cada uma também representa sua força e identidade.

Quarteto Fantástico e Vingadores[editar | editar código-fonte]

Antes de ser casada com Raio Negro, Medusa perdeu a memória e se juntou ao Quarteto Terrível. Ao se recuperar voltou para Attilan. Mais tarde sua irmã Cristalys substituiu a Mulher Invisível quando esta engravidou de Franklin Richards. O Tocha Humana se enamorou da garota, mas os dois tiveram que se separar depois de Cristalys ser proibida pela sua família de se casar com humanos. Medusa depois faria parte do Quarteto Fantástico e Cristalys se uniria aos Vingadores.

Foi neste período que Cristalys conheceu e se apaixonou pelo mutante Pietro Maximoff, o Mercúrio, e os dois tiveram uma filha, Luna. O mais curioso desta relação foi a descoberta de que, ao se cruzar os genes mutantes com os genes inumanos, a união gera um humano normal, ou seja, Luna é uma humana completamente normal, desprovida de qualquer herança genética tanto do pai mutante, quanto da mãe inumana.

Guerra Silenciosa[editar | editar código-fonte]

Quando Mercúrio rouba os Cristais Terrígenos, catalisador das habilidades dos inumanos, de Attilan, na Lua, levando-os para o planeta Terra na esperança de recuperar seu poderes (perdidos após os eventos de Dinastia M), eles caem nas mãos do Gabinete de Emergências Naturais e ficam mantidos no laboratório abaixo do Pentágono, utilizados para realizar experiências. O inumano Gorgon, aprisionado no laboratório depois de um ataque de retaliação de sua raça contra os humanos, foi exposto a uma segunda terrigênese, o que o deixou com uma aparência monstruosa.

O governo dos Estados Unidos se recusou a devolver os Cristais Terrígenos, com isso, Raio Negro, o rei dos inumanos, declarou guerra. No momento em que Raio Negro estava na Terra, seu irmão Maximus, usando seus poderes psíquicos, manipula Medusa em Attilan. Em uma operação de resgate de Gorgon e de recuperação do elemento bem sucedida - embora tenha havido a intervenção dos Vingadores para impedi-los - os Inumanos voltam para a Lua. Quando os cristais estavam na Terra, eles foram utilizados na formação de um esquadrão de soldados bomba, uma vez que, humanos expostos à eles ganham habilidades especiais, morriam posteriormente. Esse exército foi enviado para Attilan e os inumanos conseguiriam contê-los, não fosse por eles explodirem, dado os efeitos colaterais da mutação. A casa dos inumanos sofreu grandes danos e Maximus se revelou como novo rei, disposto a reerguer a realeza inumana.

Guerra dos Reis[editar | editar código-fonte]

Em uma saga cósmica, os inumanos partem até Hala, capital Kree, para Raio Negro tomar para si o posto de liderança da raça, que se encontrava em decadência política. A inumana Cristalys se casa com Ronan, O Acusador, um Kree poderoso e honrado, para estreitar as relações entre as duas espécies. Do outro lado, Vulcano, rei tirano do Império Shi'ar, inicia uma expansão pelo espaço, conquistando e destruindo vários planetas, encontrando seu alvo nos inumanos e nos Kree.

Infinito[editar | editar código-fonte]

Thanos invade o planeta Terra a procura de seu filho, Thane. Já sabendo que ele é um inumano, ele vai até Attilan, que se localiza agora nos céus de Nova York, e exige a Raio Negro que lhe conceda como tributo todos os inumanos que tenham faixa etária de 16 até 22 anos. Posteriormente, Boltagon descobre que o Titã Louco está atrás de seu filho, que é inumano e ainda não foi submetido à terrigênese. Quando vai cobrar o tributo, Attilan está vazia e Raio Negro desfere, com sua voz, uma quantidade absurdamente alta de energia em Thanos, deixando ambos gravemente feridos, o que acaba por liberar uma bomba terrígena na atmosfera da Terra, transformando todos aqueles que tinham DNA inumano latente, inclusive Thane, na tentativa de ganhar tempo e dificultar o objetivo do vilão.

Inumanidade[editar | editar código-fonte]

Depois dos eventos de Infinito, em que há terrígena na atmosfera transformando a população que possui o DNA inumano no organismo, Raio Negro desaparece e Medusa reina sozinha, na cidade agora chamada de Nova Attilan, assumindo todas as responsabilidades e consequências das ações de seu marido. Chamados de neo-humanos, os novos inumanos são acolhidos e auxiliados a respeito de seus poderes e de sua nova vida, despontando uma nova geração de inumanos no planeta.

Morte do X e Inumanos vs. X-Men[editar | editar código-fonte]

Depois que Raio Negro liberou a bomba terrígena na atmosfera terrestre durante os eventos de Infinito, um conflito com os mutantes brotou, uma vez que as névoas eram prejudiciais para eles. Depois que os X-Men chegam na Ilha Muir e encontram os demais mutantes que estavam lá mortos, como consequência da passagem de uma névoa terrígena, o Ciclope, líder dos X-Men, acidentalmente foi exposto ao gás remanescente que se encontrava no local e adoeceu. Aparentemente recuperado e bem, Scott Summers e Emma Frost, junto dos demais mutantes, planejam a destruição das duas nuvens terrígenas da atmosfera, de modo que não haja mais mutantes mortos por ela. Quando os X-Men destroem uma das nuvens, os inumanos tentam intervir, de modo que Raio Negro assassina Ciclope no confronto, sob o comando de Medusa, sendo este o estopim para a guerra entre as duas raças. O aparente assassinato de Summers pelas mãos de Raio Negro foi uma farsa, tudo não passou de uma ilusão telepática de Frost para usá-lo como mártir do conflito e transcender seu ideal mutante, enganando todos. Ele, na verdade, havia morrido quando a terrígena o atingiu ainda na Ilha Muir.

Dispostos a vingar a suposta morte do Ciclope por Raio Negro e destruir a última nuvem terrígena, os mutantes planejam atacá-los. Em um primeiro ataque bem sucedido, os X-Men aprisionam a maioria dos inumanos de Nova Attilan no Limbo, para ganharem tempo e erradicar o elemento da atmosfera. Quando os inumanos escapam, eles confrontam os mutantes acerca de suas ações e Medusa descobre que a névoa os mata, compreendendo suas convicções, erradicando ela mesma o gás venenoso do ar. Ainda não satisfeita, Emma Frost invade as mentes de vários mutantes para atacar os inumanos e reprograma os Sentinelas para os caçar, ainda acreditando com veemência que, mesmo que indiretamente, Scott morreu pela causa inumana. Tempestade e os demais X-Men reprovam a atitude da telepata, que foge, e ajudam os inumanos. Depois do ocorrido, Medusa abdica de seu trono em Nova Attilan e passa a coroa para Iso, uma neo-humana, e reata seu relacionamento com Raio Negro.

Membros da Família Real Inumana[editar | editar código-fonte]

  • Raio Negro: É o rei dos Inumanos. Não fala normalmente, pois, se falar ou emitir qualquer som com suas cordas vocais, o efeito será devastador. Graças ao seu gene inumano ele possui, atríbutos físicos sobre-humanos, capacidade de voar e habilidade de manipular elétrons e partículas do ambiente. É um dos seres mais poderosos do Universo Marvel.
  • Medusa: É irmã de Cristalys e prima / esposa de Raio Negro. Seu poder está em seus longos cabelos, que usa como arma mortífera.
  • Karnak: Irmão de Tríton. Ele é um dos poucos inumanos não submetidos a Névoa Terrigêne. É um mestre das artes marciais, sendo um dos maiores lutadores do Universo Marvel, é capaz de encontrar o ponto fraco de qualquer coisa, seja material ou abstrata.
  • Crystal (Cristalys): Irmã de Medusa e prima de Raio Negro. Ela possui poderes elementais, baseados nos quatro elementos primordiais: terra, fogo, água e ar.
  • Gorgon: Primo de Raio Negro, Medusa, Karnak, Cristalys e Triton. Ele possui cascos nos pés e aparência de sátiro, pode provocar verdadeiros terremotos quando choca os pés contra o solo.
  • Triton: Irmão de Karnak. É um inumano anfíbio que possui força, resistência e agilidade aumentadas. É capaz de respirar em baixo d'água, local onde seus atributos físicos são ainda mais elevados.
  • Maximus: Irmão de Raio Negro e cunhado de Medusa. Ele tem uma personalidade excêntrica e é muito inteligente. Possui poderes psiônicos, como telepatia e manipulação mental. Por ter uma clara instabilidade mental, Maximus transita entre herói e vilão.
  • Dentinho: Mascote da Família Real. Ele é cão que foi exposto a terrigênese, tendo a habilidade de teletransportar a si mesmo a outras pessoas.

Outras versões[editar | editar código-fonte]

  • Em Heróis Renascem, a origem dos Inumanos é desconhecida e Attilan é conectada por cavernas a outras áreas do mundo, como a Ilha do Homem-Toupeira.
  • Na série Ultimate, os cabelos de Medusa são formados de cobras, Gorgon é uma mulher e Karnak lança raios. Há também novos personagens que se juntam ao grupo original.

Em outras mídias[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Universo Marvel Cinematográfico[editar | editar código-fonte]

O Universo Cinematográfico da Marvel tem adaptado muitos dos personagens Inumanos dos quadrinhos, assim como ter desenvolvido personagens completamente novos.

A série Agents of S.H.I.E.L.D introduziu muitos Inumanos, notadamente a sua protagonista, Daisy Johnson. A partir da segunda temporada, os inumanos têm sido parte central do enredo da série.

Em 28 de abril de 2014, a Marvel Studios anunciou que seria realizado um filme dos Inumanos durante a fase 3 de seu universo cinematográfico, com lançamento previsto para 2019.[1] Porém, a realização do filme foi suspensa e, em novembro de 2016, foi anunciada que em seu lugar será lançada uma série, que estreará no dia 26 de setembro de 2017, com o foco em Raio Negro e o resto da família real inumana. Os dois primeiros episódios serão exibidos nos cinemas, em IMAX, em salas especiais, no dia 1 de setembro.[2]

Videogames[editar | editar código-fonte]

  • Eles aparecem nos videogames Marvel: Ultimate Alliance, Lego Marvel Super Heroes, Lego Marvel's Avengers e Marvel: Torneio de Campeões.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Banda desenhada da Marvel Comics é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.