Uatu, o Vigia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Uatu
Dados da publicação
Publicado por Marvel Comics
Criado por Stan Lee
Jack Kirby
Espécie Vigia
Afiliações Vigias
Habilidades poderes cósmicos
Vastos conhecimentos científicos,
nível de inteligência muito elevado
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Uatu, às vezes chamado simplesmente de O Vigia ou O Observador é um personagem de histórias em quadrinhos da Marvel Comics. Criado por Stan Lee e Jack Kirby, sua primeira aventura foi na revista Fantastic Four Volume 1 #13 (Abril de 1963). Ele é um alienígena, cuja espécie é chamada de "Vigias". Nos anos 80 ele apareceu como narrador da série "What If" (br.: "O que aconteceria se..."), criada por Roy Thomas, no qual apresentava versões das aventuras e de personagens conhecidos, colhidas das inúmeras dimensões que compõe o Multiverso Marvel. Foi numa dessas aventuras que apareceu pela primeira vez vivo o clone do Homem-Aranha, que voltaria em "Saga do Clone".

Os Vigias são seres extremamente poderosos cujas características físicas mais marcantes são sua calvície e enorme estatura (mais de 10 metros, embora eles já foram vistos em tamanho normal para os humanos). Os Vigias se dedicam a observar os acontecimentos do Universo e do Multiverso, mas são terminantemente proibidos de interferir no curso da história. Uatu é o vigia responsável pela Terra e suas proximidades e já interferiu mais de uma vez para salvá-la, o que o levou a ser julgado (revista Captain Marvel #39) e marginalizado por outros vigias.

Uatu mora numa fortaleza na Lua terrestre, na região conhecida como "Área Azul", parte de uma cidade construída e abandonada pelos Krees, onde lhe faz companhia a espécie terrestre dos Inumanos (que tiveram de se transferir para a Lua por estarem sendo afetados pela poluição da Terra). Sua existência ficou conhecida dos terrestres, quando o Quarteto Fantástico ali enfrentou o vilão soviético Fantasma Vermelho.

O Vigia se tornou um personagem frequente das aventuras do Quarteto Fantástico, avisando o grupo de ameaças cósmicas iminentes. A mais marcante foi a primeira visita de Galactus e do Surfista Prateado ao planeta Terra (arco de histórias conhecido por "Trilogia de Galactus", publicada a partir do número 48 da revista original).

Essa cidadela já foi atacada por mutantes comandados por Apocalipse, mas suas forças foram rechaçadas pelos Inumanos com ajuda dos X-Men.

Uatu é um dos personagens mais "cósmicos" da Marvel, interagindo com outros grandes poderes e seus inimigos.

Outras Versões[editar | editar código-fonte]

Terra X[editar | editar código-fonte]

Nessa versão ele é frio e manipulador, se sentindo superior aos terrestres que observa.

Adaptações[editar | editar código-fonte]

  • Apareceu no segmento Hulk de The Marvel Super Heroes de 1966, sendo chamado na dublagem brasileira de O Observador.
  • Uatu fez duas aparições no desenho animado de 1967 e uma no desenho de 1994 do Quarteto Fantástico.
  • Uatu fez uma participação no desenho animado dos X-Men: Animated Series.
  • Uatu aparece no desenho animado do Surfista Prateado.
  • Uatu é um dos 140 personagens do vídeo game Marvel: Ultimate Alliance.

Outras informações[editar | editar código-fonte]

Uatu esteve presente no livro do Desafio Infinito, na luta contra Thanos

Ligações Externas (em inglês)[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) personagem de Banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Banda desenhada da Marvel Comics é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.