Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fantastic Four: Rise of the Silver Surfer
Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado (PRT/BRA)
 Estados Unidos
 Reino Unido
 Alemanha
2007 •  cor •  92 min 
Género filme de aventura
filme de ação
Direção Tim Story
Produção Avi Arad
Bernd Eichinger
Chris Columbus
Ralph Winter
Roteiro Don Payne
Mark Frost
Elenco Ioan Gruffudd
Jessica Alba
Julian McMahon
Michael Chiklis
Laurence Fishburne
Chris Evans
Música John Ottman
Cinematografia Larry Blanford
Edição William Hoy
Peter S. Elliot
Companhia(s) produtora(s) Marvel Entertainment
1492 Pictures
Constantin Film
Ingenious Film Partners
RatPac-Dune Entertainment
Distribuição 20th Century Fox
Lançamento Estados Unidos 15 de junho de 2007
Portugal 14 de junho de 2007
Brasil 29 de junho de 2007
Idioma língua inglesa
Orçamento US$ 130 milhões
Receita US$ 289 047 763
Cronologia
Quarteto Fantástico
(2005)

Fantastic Four: Rise of the Silver Surfer (Br/Prt: Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado)[1][2] é um filme teuto-britano-estadunidense de 2007 dos gêneros ação e aventura. É a terceira adaptação para o cinema dos quadrinhos de mesmo nome da Marvel de 1961. Dirigido por Tim Story, é continuação de Quarteto Fantástico, produzido em 2005, sobre os super-heróis dos quadrinhos criados por Stan Lee e Jack Kirby no início dos anos 60 para a Marvel Comics.

Fantastic Four: Rise of the Silver Surfer estreou dia 28 de Junho de 2007. Apesar do faturamento de $289 milhões mundialmente,[3] a 20th Century Fox lança um reboot da franquia em 2015. Um filme para o Surfista Prateado também é cogitado.[4]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Enquanto Reed Richards (Ioan Gruffudd) e Sue Storm (Jessica Alba) se preparam para seu casamento, um objeto de cor prateada penetra na atmosfera da Terra, irradiando energia cósmica que cria enormes flutuações moleculares e provoca crateras profundas em várias partes do planeta. O governo dos EUA se aproxima de Richards para rastrear e identificar os movimentos do objeto. Ele se recusa inicialmente para acalmar Sue que sente que ele está novamente a ignorá-la que ela o pega em um clube com outra mulher, porém, ele constrói o rastreador via radar que irá localizar o objeto a pedido do exército.

Durante o casamento o rastreador de Reed detecta o fenômeno se aproximando da cidade, e como resultado, a cidade sofre um apagão, criando caos e danos, que o Quarteto Fantástico tenta minimizar. Johnny Storm (Chris Evans) persegue o objeto, descobrindo que ele é humanoide prateado voando em uma prancha. O surfista prateado o arrasta para a atmosfera, então, o joga de volta para a Terra. Durante a queda Johnny tenta ativar seus poderes de voo, e mal consegue sobreviver à queda, somente tendo sucesso com o voo no último minuto. Mais tarde Sue e Johnny trocam de poderes, quando se tocam, o que levou Reed a examinar Johnny revelando que a exposição ao surfista colocou a estrutura molecular de Johnny em fluxo, o que lhe permite mudar seus poderes com os seus colegas através do contato físico. Traçando a energia cósmica do surfista, Reed descobre que uma série de planetas que o alienígena visitou foram destruídos.

O Surfista vem criando profundas crateras artificiais ao redor do globo. Reed determina que próxima cratera aparecerá em Londres, e a equipe viaja até lá. Eles chegam tarde demais para impedir a cratera, e o Rio Tâmisa é drenado para dentro da cratera. Posteriormente Reed e Sue consideram abandonar suas vidas como super-heróis, a fim de levar uma vida normal e formar uma família. Os movimentos do surfista através do mundo, ele acaba passando pela Lativéria, onde a energia cósmica afeta Victor Von Doom (Julian McMahon), libertando-o de dois anos, como uma estátua de metal. Doom capaz de se mover de novo, mas cheio de cicatrizes segue o surfista até a região glacial e lhe faz uma oferta para que os dois unam forças. Quando o surfista rejeita a oferta, Doom o ataca, o surfista retorna o ataque, arremessando Doom através do gelo. A energia cósmica do ataque do surfista cura o corpo de Doom.

Doom aproveita sua experiência com o alienígena em um acordo com os militares americanos, para forçar o Quarteto Fantástico a trabalhar com Doom. Deduzindo que a prancha é a fonte de poder do surfista, Reed desenvolve um gerador de pulsos tachyon que irá separar o surfista da prancha, enquanto Victor trabalha em um dispositivo remoto desconhecido. Na Floresta Negra Sue encontra com o surfista, ele revela que ele é apenas um servo do destruidor de mundos, e lamenta a destruição que ele provoca. Os militares abrem fogo contra o surfista que acaba se distraindo e permitindo que os quatro acionem o pulso, separando o surfista de sua prancha. Os militares aprisionam o surfista na Sibéria, enquanto o torturam para obter informações. Sue usa seus poderes para entrar na cela do surfista, onde ela descobre mais informações sobre o alienígena. Ele diz a ela que seu mestre era conhecido em seu mundo como Galactus, uma entidade cósmica que se locomove no espaço sideral dentro de uma nuvem maciça e que se alimenta da vida de um planeta para sobreviver, e que sua prancha é um sinal de localização que está convocando Galactus para o planeta. O Surfista Prateado tem que servir a Galactus para que este não destrua sua amada e seus entes queridos e também seu planeta.

Doom, utilizando o dispositivo remoto, criado por ele anteriormente, rouba a prancha e mata a maioria dos soldados do exército. O Quarteto Fantástico e o Surfista vão atrás de Doom no Fantasticarro, onde o confrontam em Xangai. Durante a batalha Sue é mortalmente ferida. Com o surfista incapacitado de lutar, Johnny absorve os poderes cósmicos de toda a equipe a fim de enfrentar Doom sozinho. Johnny consegue quebrar o controle de Doom sobre a prancha do surfista, e Ben Grimm (Michael Chiklis) usa um guindaste para arremessar Doom para o mar, no entanto, Galactus já chegou, e Sue morre nos braços de Reed. O surfista recupera sua prancha, e seu poder é restaurado. Ele revive Sue e escolhe defender a Terra, voando para enfrentar Galactus. Nessa cena é possível ver o icônico capacete do vilão, que está dentro da nuvem cósmica. Os resultado do conflito gera uma massa de energia que envolve Galactus em uma fenda cósmica e, aparentemente mata o surfista também. O filme acaba com o casamento de Reed e Sue no Japão. Após os créditos finais, aparece uma cena na qual o Surfista Prateado aparece no espaço, de olhos abertos, indo em direção à sua prancha.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Elenco
Ator Personagem
Ioan Gruffudd Reed Richards / Sr. Fantástico
Jessica Alba Susan Storm / Mulher Invisível
Chris Evans Johnny Storm / Tocha Humana
Michael Chiklis Ben Grimm / Coisa
Julian McMahon Victor Von Doom / Dr. Destino
Laurence Fishburne Norin Radd / Surfista Prateado (voz)
Kerry Washington Alicia Masters
Beau Garrett Capitã Frankie Raye
Andre Braugher General Hager
Zach Grenier Sr. Sherman / Rafke
Stan Lee Ele mesmo
Patricia Harras Roberta, a recepcionista
Kevin McNulty Porteiro
Brian Posehn Ministro do casamento
Michasha Armstrong Segurança do casamento
Vanessa Minnillo Namorada de Johnny
Benjamin Ayres Guarda
Giuliana DePandi Repórter
Debbie Timuss Garota na festa 1
Moneca Delain Garota na festa 2
Crystal Lowe Garota na festa 3
Chris Gailus Âncora de TV
Dawn Chubai

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Fantastic Four Rise of the Silver Surfer: Original Motion Picture Soundtrack é a trilha sonora oficial do filme. Ela foi lançada no ano de 2007 pela gravadora Sony Classical.

O álbum foi conduzido por John Ottman e possui 19 faixas musicais.

Recepção[editar | editar código-fonte]

Bilheteria[editar | editar código-fonte]

O filme foi um sucesso moderado de bilheteria. Ele arrecadou $131,921,738 nos EUA/Canada e $157,126,025 em outros mercados para um total mundial de $289,047,763. Em seu primeiro fim de semana de exibição arrecadou ótimos $58,051,684.

Críticas[editar | editar código-fonte]

Fantastic Four: Rise of the Silver Surfer também teve recepção mista por parte crítica especializada. O site Rotten Tomatoes o deu uma aprovação de 36% baseado em 136 críticas. A aprovação do site Metacritic foi de 45% baseado em 33 críticas.[5]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

O filme foi indicado a 15 prêmios internacionais e conquistou 2. O de Melhor Teaser Poster no Golden Trailer Award de 2008 e o de Melhor Atriz para Jessica Alba no Nickelodeon Kids' Choice Awards também de 2008. O filme foi indicado a dois prêmios Framboesa de Ouro incluindo Pior Atriz para Jessica Alba e Pior Casal na Tela para Alba e Ioan Gruffudd, mas não ganhou nenhum.

Lançamento[editar | editar código-fonte]

A primeira exibição do filme foi no Reino Unido em 12 de Junho de 2007. A estreia nos EUA ocorreu em 15 de Junho de 2007, em Portugal em 14 de Junho de 2007 e no Brasil dia 29 de Junho do mesmo ano.

No Japão, Fantastic Four: Rise of the Silver Surfer estreou apenas em 21 de Setembro de 2007.

Referências

  1. AdoroCinema, Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado, consultado em 29 de abril de 2022 
  2. Público. «Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado». Cinecartaz. Consultado em 29 de abril de 2022 
  3. Fantastic Four 2 at Box Office mojo (em inglês)
  4. Variety Arquivado em 5 de setembro de 2009, no Wayback Machine. (em inglês)
  5. «Fantastic Four: Rise of the Silver Surfer» (em inglês). Metacritic. Consultado em 5 de outubro de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]