Fantasma Vermelho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Fantasma Vermelho
Placeholder male superhero c.png

Dados da publicação
Publicado por Marvel Comics
Primeira aparição Fantastic Four Vol.1 #13 (Abril de 1963)
Criado por Stan Lee
Jack Kirby
Características do personagem
Alter ego Ivan Kragoff
Espécie Humano geneticamente modificado
Terra natal Leningrado, União Soviética
Ocupação Cientista
Habilidades Intangibilidade, caminhar aéreo, invisibilidade.
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Fantasma Vermelho (em inglês Red Ghost) é o codinome de Ivan Kragoff, um super-vilão russo inimigo do Quarteto Fantástico e do Homem de Ferro. Ele possui como auxiliares três super-macacos. Foi criado por Stan Lee e Jack Kirby em Fantastic Four #13 (Abril, 1963) e #29 (Agosto, 1964). No Brasil, essa aventura do Quarteto Fantástico apareceu no primeiro número da revista própria do surpergrupo, publicada pela Editora Ebal em janeiro de 1970.

Origem ficcional[editar | editar código-fonte]

Ivan Kragoff nasceu em Leningrado, nos tempos em que a cidade fazia parte da União Soviética. Antes de se tornar o super-vilão Fantasma Vermelho, Ivan era um cientista soviético envolvido no projeto de enviar um homem à Lua, primazia disputada com os estadunidenses durante a chamada "corrida espacial" dos anos 60. Ele reuniu uma tripulação com três macacos — Mikhlo, o Gorila, Igor, o babuíno, e Peotr, o Orangotango — que treinou para uma viagem à Lua numa nave planejada por ele. Ele ouviu falar da história do Quarteto Fantástico, e propositalmente, projetou sua nave para receber uma dose de raios cósmicos. Assim, ele e sua tripulação também ganharam superpoderes: Kragoff ganhou a habilidade de ficar intangível e invisível como um "fantasma", Mikhlo se tornou super-forte e super-resistente, Igor pode se transformar em objetos próximos, e Peotr consegue controlar a gravidade ou magnetismo (conforme o roteirista). Todos os macacos ficaram mais inteligentes.

Logo que consegue seus poderes, o Fantasma Vermelho se encontra com o Quarteto Fantático na Lua e com ajuda de seus auxiliares símios, os enfrenta numa luta. Os heróis pretendiam investigar a área da Zona Azul e depois descobrem ser a mesma habitada pelo Vigia (que na tradução da Ebal era chamado de Observador), que então tem sua primeira aparição. No final da luta, os macacos se rebelam contra o seu comandante humano.

Homem de Ferro[editar | editar código-fonte]

Kragoff perdeu seus poderes originais e chantegeou o perturbado Unicórnio para auxiliá-lo a roubar uma máquina intensificadora de raios cósmicos de Tony Stark. Conseguindo se submeter aos raios intensificados, ele ganhou novos poderes (seu corpo ficou gasoso como uma névoa vermelha) e também deu poderes a uma dupla de novos macacos treinados, Alfa e Beta.[1] Na luta entre o Homem de Ferro e o Unicórnio, Kragoff acabou sendo derrotado quando os macacos se voltaram contra ele.[2] Depois voltou aliado a Attuma e juntos enfrentaram os Defensores, sendo derrotados.[3]

Atos de Vingança[editar | editar código-fonte]

Ainda intangível, o Fantasma Vermelho penetrou numa nave pilotada pelo Senhor Fantástico, que pretendia revitalizar seus poderes com nova carga de ráios cósmicos. Invisível do herói por dias, ele conseguiu receber nova radiação, o que fez com que retomasse o controle de seus poderes. Adicionalmente, ele conseguia agora fazer com que objetos também ficassem intangíveis. Com esses novos poderes, ele enfrentou o super-herói Quasar durante o evento Atos de Vingança.

Novos Guerreiros[editar | editar código-fonte]

O Super-macacos se separaram do Fantasma Vermelho e começaram a agir por contra própria. Em Salina, Kansas, eles foram confrontados pelos Novos Guerreiros.

Histórias recentes[editar | editar código-fonte]

Os Super-Macacos e o Fantasma Vermelho voltaram a se reunir, com os símios agora tentando fazer com que sua espécie sobrepuje a dos humanos. Eles instalaram um Estado Comunista chamado República Símia Socialista da Niganda, cujo lema era "Um país onde novas formas de socialismo marxista-leninista poderão crescer, baseados na pureza do mundo dos macacos".

Adaptações[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

  • O Fantasma Vermelho aparece na série animada de 1967 do Quarteto Fantástico.
  • No desenho animado do Homem de Ferro, o vilão criou MODOK.

Vídeo games[editar | editar código-fonte]

Outras Versões[editar | editar código-fonte]

Ultimate[editar | editar código-fonte]

Nessa versão (Ultimate Fantastic Four #47 (Dezembro, 2007)), Kragoff trabalha em seu laboratório na Sibéria, e primeiro faz experimentos com um urso de nome Misha, que consegue falar. Ele se comunica com o Dr. Franklin Storm e o persuade a mostrar seu trabalho para o Quarteto Fantástico. O assistente Sorba destrói seus planos e o captura. Sorba quer reviver uma mulher chamada Irina, que pensa que está morta, usando a energia da Zona Negativa para fundir o corpo da mulher com o da Mulher Invisível. Na sequência da história, Sorba se transforma num símio deformado e monstruoso.

Referências

  1. Iron Man #15
  2. Iron Man #16
  3. Defenders #7-8

Ligações externas[editar | editar código-fonte]