Monge de Ferro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Monge de Ferro
Outro(s) nome(s) Obadiah Stane
Espécie Humano
Ocupação Empresário
Afiliações The Chessmen
Stane International
Stark Industries
Criado por Dennis O'Neil
Luke McDonnell
Primeira aparição (Stane)
Iron Man #163
(Outubro de 1982)
(Iron Monger)
Iron Man #200
(Novembro de 1985)
Editora(s) Marvel Comics
Espécie Humano
Afiliações The Chessmen
Stane International
Stark Industries
Ocupação Empresário
Situação presente Falecido
Habilidades Intelecto sobre-humano;
Com a armadura:
  • Super-Força;
  • Vôo;
  • Disparos de energia

Monge de Ferro, codinome de Obadiah Stane, é um vilão do Universo Marvel, inimigo do Homem de Ferro. Sua primeira aparição nos quadrinhos se deu em outubro de 1982, na revista Iron Man #163. No filme Homem de Ferro, lançado em maio de 2008, o Monge de Ferro aparece como o principal antagonista da história, interpretado pelo ator Jeff Bridges.

História[editar | editar código-fonte]

Obadiah Stane sempre foi um garoto cruel, sempre estudando as fraquezas de seus adversários e sobre como derrotá-los. Stane sempre gostou de xadrez, e baseava sua vida nas regras do jogo. Isto moldaria o seu futuro caráter. Anos depois, formou sua própria empresa de tecnologia, que depois fez sociedade com as Indústrias Stark. Após conflitos, os dois rompem sua sociedade, mas Stane, inconformado com o acontecimento, rouba a tecnologia usada na armadura de Stark e constrói sua própria armadura, que usaria para cometer crimes sob a alcunha de Monge de Ferro. Na estréia do Monge, surpreso com o roubo de sua ciência, o Homem de Ferro, recém-recuperado de seus problemas com o alcoolismo, veste novamente a armadura do Homem de Ferro para saber quem é o criminoso.

Realidades Paralelas[editar | editar código-fonte]

Marvel Millenium[editar | editar código-fonte]

Na realidade paralela onde o Universo Marvel é trazido para o século XXI, Obadiah é filho de Zebediah Stane, dono de uma empresa rival de Howard Stark, o pai de Antony Stark, que se tornaria o Homem de Ferro Millenium. Anos mais tarde, ele assassinou brutalmente a mãe de Howard Stark, e conseguiu uma amostra de cabelo dele, usando-a para incriminá-lo. Ele também perseguiu o militar James Rhodes, pois estava interessado em seu projeto, intitulado "Máquina de Combate". Por não ter conseguido o que queria, assassinou também o pai de Rhodes. Ele ainda está para se tornar o Monge de Ferro.