Monge de Ferro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Monge de Ferro
Criado(a) por Dennis O'Neil
Luke McDonnell
Descrição ficcional
Outro(s) nome(s) Obadiah Stane
Espécie humano
Ocupação empresário
Afiliações The Chessmen
Stane International
Stark Industries
Estado atual falecido
Aparições
Primeira aparição (Stane)
Iron Man #163
(Outubro de 1982)
(Iron Monger)
Iron Man #200
(Novembro de 1985)
Editora(s) Marvel Comics

Monge de Ferro, codinome de Obadiah Stane, é um vilão do Universo Marvel, inimigo do Homem de Ferro. Sua primeira aparição nos quadrinhos se deu em outubro de 1982, na revista Iron Man #163. Em Homem de Ferro (2008), o Monge de Ferro aparece como o principal antagonista da história, interpretado pelo ator Jeff Bridges.

História[editar | editar código-fonte]

Durante a infância Stane foi um garoto cruel, que costumava estudar as fraquezas de seus adversários e sobre como derrotá-los. Ele sempre gostou de xadrez, e baseava sua vida nas regras do jogo; isto moldaria o seu futuro caráter. Anos depois, formou sua própria empresa de tecnologia, que posteriormente fez sociedade com as Indústrias Stark. Após conflitos, os dois romperam sua sociedade. Inconformado com o acontecimento, Stane roubou a tecnologia usada na armadura de Stark e construiu sua própria armadura, usando-a para cometer crimes sob a alcunha de Monge de Ferro. Na estreia do Monge, surpreso com o roubo de sua ciência, Tony Stark, recém-recuperado de seus problemas com o alcoolismo, vestiu novamente a armadura do Homem de Ferro para saber quem era o criminoso e pôr um fim nos seus planos.

Realidades paralelas[editar | editar código-fonte]

Ultimate Marvel[editar | editar código-fonte]

Na realidade paralela do Universo Ultimate, Obadiah é filho de Zebediah Stane, dono de uma empresa rival de Howard Stark, o pai de Antony Stark, que se tornaria o Homem de Ferro. Anos mais tarde, ele conseguiu uma amostra de cabelo de Howard, usando-a para incriminá-lo da morte de Zebediah, que foi assassinado em um plano de sua mãe. Ele também perseguiu o militar James Rhodes, pois estava interessado em seu projeto, intitulado "Máquina de Combate". Por não ter conseguido o que queria, assassinou também o pai de Rhodes. Ele ainda está para se tornar o Monge de Ferro.