Iron Man (anime)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Iron Man
Iron Man
(Iron Man)
Anime
Estúdio MadHouse
Emissoras de televisão Japão Animax

Estados Unidos G4 (em 2011)[1]

Exibição original 1 de outubro de 2010
Episódios 12 de 12
Wikipe-tan face.svg Portal Animangá

Iron Man (アイアンマン, Aian Man?), no Brasil, Marvel Animê: Homem de Ferro é um anime baseado no personagem Homem de Ferro da Marvel Comics, trata-se da segunda série do projeto Marvel Anime produzida pelo estúdio japonês MadHouse. A série estreou em 2010 no Japão e em 2011 nos Estados Unidos. É produzido pelo estúdio MadHouse com colaboração da Marvel Entertainment.[1]Conta com roteiro de Warren Ellis e design de personagens de Takahiro Umehara.[2]

Em 2013 o anime teve continuação em filme lançado direto para DVD: Iron Man: Rise of Technovore, adaptado no Brasil como Homem de Ferro: A Batalha Contra Ezekiel Stane.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Nome Imagem Sinopse Dublador
Tony Stark Tony Stark.jpg É o dono da empresa Stark, que se tornou famosa no setor de armamentos, mas que mudou de foco durante sua administração, agora produzindo usinas Arc, que produzem energia gratuita para a população, e modelos alternativos de seu Iron Man, para auxiliar na segurança das pessoas. Keiji Fujiwara
Outa Nanami Outa Nanami.jpg Repórter do Tokyo Journal que sempre tenta entrevistar Tony Stark, mas não consegue.
Pepper Potts Virginia Pepper Potts é a secretária de Tony Stark. Hiroe Oka

Lista de episódios[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.
# Título Japão Estreia
1 "Iron Man chega ao Japão" 1 de outubro de 2010
Tony Stark se aposenta como Iron Man, e vai ao Japão ofertar sua usina Arc e seu novo modelo, Iron Man Dio, que japoneses treinados devem usar na Força de Defesa Nacional japonesa. Porém o projeto é sabotado e roubado, e Tony percebe que não poderá se aposentar tão cedo ao ser atacado por um robô que se diz Cavaleiro do Zodíaco. 
2 "Procurando a ogiva desaparecida" 8 de outubro de 2010
Tony Stark é acusado de desviar plutônio para projetos militares dentro do Japão, e tem a construção de sua usina Arc paralisada, até que o plutônio seja devolvido ao projeto. Ao recuperar a ogiva enfrenta Câncer, um Cavaleiro do Zodíaco, e o derrota. Então sua reputação melhora, agora que ajudou a salvar a cidade. 
3 "O projeto, revivido!" 15 de outubro de 2010
Furações fortíssimos causados pelo Zodíaco começam a matar os meteorologistas que trabalharam no Projeto Tesla. Iron Man não consegue nem arranhar a máquina geradora de tufões. Ao tentar ajudar no salvamento dos feridos, é maltratado pela equipe de resgate, por ser um mercador da morte. Destrói o equipamento do Zodíaco usando um gerador de pulsos eletromagnéticos. 
4 "Reunião" 22 de outubro de 2010
Tony Stark lembra-se da época em que criou o Iron Man, e quando ainda não se importava em criar armas. Enfrenta um piloto de fórmula 1 patrocinado por sua empresa que havia se tornado robô por ação do Zodíaco, após um acidente. Em seguida o Iron Man Dio aparece e revela estar sendo operado pelo cientista que morreu na caverna dos guerrilheiros, Dr. Ho Yinsen. 
5 "Infecção na ARC Station" 29 de outubro de 2010
Um parasita de satélites da Zodiac começa a danificá-los, e a usá-los para produzir um tipo de radiação que danifica a Arc Station. Porém, esta está bem preparada, e são os cidadãos da redondeza os afetados com uma doença mortal. Para parar isto, o governo japonês envia o exército para controlar a Arc Station, que supunha-se ser a causa da infecção. O capitão Sakurai pede ajuda de Iron Man, para que este destrua o parasita: Iron Man é levado até 50 mil metros de altitude em um jato, e a partir dali usa propulsores de foguete acoplados para prosseguir. Quando já próximo, os libera e parte para perto do parasita, que o captura e põe dentro do gerador de radiação. Tony Stark sobrevive por já ter preparado Iron Man com uma cobertura especial de ônibus espacial. No fim, tudo volta ao normal como antes, e os japoneses infectados apresentam melhora imediata. 
6 "Guerra Eletrônica" 5 de novembro de 2010
A Arc Station é alvo de um ataque de vírus, mas Tony Stark consegue aplicar um firewall e impedir o avanço da contaminação. Porém, insatisfeito com isto, o criador do vírus o espalha por todos os sistemas eletrônicos do Japão, causando um imenso caos. Para parar o ataque, Stark aceita remover o firewall da Arc Station, acabando assim com o vírus das demais instalações e aparelhos. Porém, ao perceber que o criador do vírus destruiria a usina nuclear, Tony permite que o vírus instale-se em seu próprio reator do peito, enganando-o assim. Com isto, Tony perde o controle total do Iron Man, e para evitar mortes, voa para a estratosfera e luta mentalmente com o vírus de lá. Nisto o criador do vírus percebe que Stark não é apenas um dono de indústria bélica que finge ser bonzinho: ele realmente tem uma causa. O vírus é destruído pelo criador, e Tony retorna para a Terra. Dois robôs do Zodiac, entretanto, atancam-o, e Iron Man, ainda não totalmente recuperado do vírus, não teria condições de lutar. A versão do Iron Man inteiramente criada pelo Departamento de Defesa do Japão aparece e salva Tony. 
7 "Escapar" 2010
Tony Stark e Dra. Takagi são sequestrados e libertados em uma ilha-lixão. Lá, Yinsen remove o reator de Tony e o substitui por outro que durará por 24h. Yinsen lhe dá a opção de juntar-se à Zodiac, onde teria um alto cargo pela habilidade em projetar armas. Com todos os sinais elétricos interferidos num raio de 10km, e um robô do Zodiac, Scorpio, os vigiando, Tony decide escapar sem construir armas, ao contrário do que Yinsen deseja. O Iron Man do Departamento de Defesa do Japão aparece, e salva Tony. 
8 "A Garota" 2010
Tony salva uma garota com poderes eletromagnéticos que era uma arma do Zodiac. 
9 "VS Iron Man" 2010
Yinsen lembra-se do que ocorreu após Tony Stark escapar da caverna com seu protótipo de Iron Man: foi resgatado por uma aldeã local e passou a viver tranquilamente com sua nova "família". Entretanto é atacado por armas das Indústrias Stark, e um homem logo lhe oferece poder para que evite novas tragédias do tipo. Então este homem mostra diversas imagens à Yinsen, de forma que o convença que o Homem de Ferro é uma arma usada sob a enganosa justificativa de manter a paz. A carga de plutônio que estava sendo transportada para a Estação do Reator Arc é roubada por Yinsen, e Stark nada pode fazer, pois foi simultaneamente atacado por um minotauro mecânico do Zodíaco. O ministro Kuroda avisa Stark que impedirá uma nova tragédia nuclear causada pelos Estados Unidos em seu país a qualquer custo. Stark então recebe uma ligação de Yinsen e vai encontrá-lo. Enquanto luta, quatro homens de ferro estranhos se aproximam da Estação Arc. Ao ouvir a ligação de Chika, avisando o incidente, Tony recebe a explicação de Yinsen: trata-se do Iron Man Sigma, novos modelos do homem de ferro criados por Yinsen utilizando engenharia reversa no Iron Man Dio; além disso não são tripulados. A Estação Arc é tomada, todos em seu interior são feitos de refém. Stark, quase inconsciente, é removido da armadura por Yinsen e atirado na água. 
10 "Vontade de Ferro" 2010
Tony Stark sobrevive, resgatado pelo piloto do Ramon-Zero. Entretanto este não recebe autorização do ministro Kuroda para usá-la. Yinsen transmite uma mensagem ao governo japonês na TV, aonde exige retirada total das tropas norte-americanas do Japão e total desarmamento das Forças de Defesa Nacional, além da total dissolução do parlamento. Ameaça sobrecarregar o reator arc, criando uma explosão com força suficiente para eliminar o Japão, se as exigências não forem cumpridas. Chika e Nanami conseguem recuperar a armadura do Homem de Ferro, e Nanami a leva para Stark, que derrota Sagitário. Kuroda troca de lugar com todos os reféns. Chika permanece na estação, e descobre que a configuração de segurança foi editada. Durante a luta entre Iron Man e Iron Man Dio, os Iron Man Sigma passam a ser controlados por outra pessoa, e Yinsen fica muito ferido. Caído, conta à Stark que entrou para a Zodiac com a intenção de conseguir poder, mesmo do mal, e usá-lo para o bem. Afirma também que os planos da Zodiac apenas começaram. 
11 "Mentor" 2010
O congresso japonês é bombardeado, e a Zodiac passa a ser o novo governo. Sakurai é ordenado pelo ministro Kuroda a matar Stark, mas este foge. Quando Sakurai repassa esta informação à Kuroda, recebe a autorização para usar Ramon-Zero. Entretanto Sakurai decide ajudar Tony: enquanto Stark luta contra mais um robô da Zodiac, Sakurai vai ao local para qual Chika informou que está sendo redirecionada a energia do Reator Arc. Ao chegar lá, descobre ser a fábrica da Zodiac, e encontra Rasetsu, o Iron Man controlado por Kuroda. O ministro conta à Sakurai que quer transformar o Japão em um país militar e conquistar o mundo. Durante a luta, Sakurai é mortalmente ferido. Comunica-se por rádio do fundo do mar com Stark, e lhe informa que o coordenador da Zodiac é Kuroda. Então morre. 
12 "A luz distante" 2010
Chika transfere sua consciência para o reator Arc, para que possa controlá-lo. Nisto envia a energia via microondas para o Iron Man, que dispara um raio de seu reator contra Rasetsu, e derrota-o. Um mês depois a estação é inaugurada. 
Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Referências

  1. a b Omelete (5 de outubro de 2010). «Iron Man Anime: Assista à introdução do desenho japonês do Homem de Ferro». Consultado em 12 de dezembro de 2010 
  2. Lily Carroll (dezembro de 2010). «I am Iron Man - O novo projeto ambicioso da Marvel». Editora Escala. Anime Do (108). ISSN 1516-9960 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]