Máquina de Combate

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Máquina de Combate
War machine.jpg
Outro(s) nome(s) James Rupert "Rhodey" Rhodes
Espécie Humano
Ocupação Tenente Coronel da marinha dos EUA, ex-motorista de Tony, ex-tesoureiro (Indústrias Stark), piloto
Poder(es)
  • Treinamento militar
  • Exímio piloto
  • Perito em armas de fogo
  • Mestre em combate corpo-a-corpo

Com a armadura:

  • Força, resistência, velocidade e durabilidade sobre-humanas
  • Projeção de energia
  • Voo
  • Raios repulsores
  • Grande poder de fogo
  • Duas armas em cada ombro (da esquerda: um disparador de mísseis movido a calor; da direita: uma metralhadora automática)
Afiliações Marinha dos EUA
Indústrias Stark
Vingadores
Vingadores da Costa Oeste
Esquadrão Sentinela
S.H.I.E.L.D.
Defensores Secretos
Família Terrence Rhodes (pai morto), Roberta Rhodes (mãe morta), Jeanette Rhodes (irmã morta), Joshua Rhodes (tio), Lila Rhodes (sobrinha)
Terra Natal Filadélfia, Pensilvânia
Criado por David Michelinie
Bob Layton
Primeira aparição Como Rhodes:
Iron Man #118
(Janeiro de 1979)
Como Homem de Ferro:
Iron Man #170
(Maio de 1983)
Como Máquina de Combate:
Iron Man #284
(Setembro de 1992)
Espécie Humano
Terra natal Filadélfia, Pensilvânia
Afiliações Marinha dos EUA
Indústrias Stark
Vingadores
Vingadores da Costa Oeste
Esquadrão Sentinela
S.H.I.E.L.D.
Defensores Secretos
Ocupação Tenente Coronel da marinha dos EUA, ex-motorista de Tony, ex-tesoureiro (Indústrias Stark), piloto
Parceria Tony Stark
Base de operações Mansão dos Vingadores, Campo Hammond
Parentesco Terrence Rhodes (pai morto), Roberta Rhodes (mãe morta), Jeanette Rhodes (irmã morta), Joshua Rhodes (tio), Lila Rhodes (sobrinha)
Situação presente Morto[1]
Codinomes conhecidos Jim, Patriota de Ferro, Homem de Ferro
Habilidades
  • Treinamento militar
  • Exímio piloto
  • Perito em armas de fogo
  • Mestre em combate corpo-a-corpo

Com a armadura:

  • Força, resistência, velocidade e durabilidade sobre-humanas
  • Projeção de energia
  • Voo
  • Raios repulsores
  • Grande poder de fogo
  • Duas armas em cada ombro (da esquerda: um disparador de mísseis movido a calor; da direita: uma metralhadora automática)
Don Cheadle interpreta James Rhodes a partir de Homem de Ferro 2

Máquina de Combate (War Machine em inglês) é o alter ego de James Rhodes, um super-herói do Universo Marvel que utiliza uma armadura de alta tecnologia construída por Tony Stark.

Biografia ficcional do personagem[editar | editar código-fonte]

James Rhodes era um bom garoto nascido e criado na Filadélfia, Ao crescer quis se unir as forças militares e servir como piloto.

Em uma missão de guerra, o seu helicóptero foi abatido. Quando tentava obter um avião encontrou Tony Stark em sua primeira armadura de Homem de Ferro que tinha acabado de escapar do cárcere inimigo. Juntos, Rhodes e Stark conseguem retornar aos EUA. Tony oferece emprego a Jim, mas ele recusa pois ainda está interessado pelo trabalho de defender os EUA nos combates. Mal sabia ele o que o destino o reservava.

Após a Guerra, Stark, que tinha secretamente se tornado o super-herói, ofereceu a Rhodes um emprego como seu motorista pessoal. Rhodes logo se tornou um dos colaboradores mais próximos de Stark e conquistou sua confiança bem como o cargo de tesoureiro das Indústrias Stark. Como resultado, ele teve inúmeras aventuras com seu empregador onde a sua ousadia e competências eram qualidades valiosas. Stark era tão confidente de Rhodes que ele sabia que era o Homem de Ferro.

Quando Stark perdeu sua empresa para Obadiah Stane e caiu no alcoolismo, Rhodes assumiu o papel de Homem de Ferro, ajudando neste ínterim Stark a vencer o alcoolismo.

Por algum tempo atuou com os Vingadores inclusive nas guerras secretas de Beyonder.

Vingadores da Costa Oeste[editar | editar código-fonte]

O sintozóide Visão, ao assumir a liderança dos Vingadores, resolve criar uma nova divisão, autorizando Gavião Arqueiro a fundar os Vingadores da Costa Oeste. E assim Gavião convoca Homem de Ferro para ser um dos integrantes. O que não sabiam é que o homem por trás da armadura não era Stark.

Rhodes inicialmente pensou em deixar sua identidade em sigilo, mas logo nas primeiras missões acabou se revelando. Gavião Arqueiro assustado com a revelação diz que convocou um amador para os Vingadores mas logo se desculpa – principalmente depois que descobriu que o “amador” foi quem o salvou durante as Guerras Secretas.

No entanto, ele começou a sentir dores de cabeça quando usava a armadura, e ao longo do tempo, o seu comportamento começou a tornar-se errático e agressivo, inclusive tornando-se violento. O estado mental maníaco de Rhodes mais tarde foi revelado ser o resultado da utilização da armadura de Stark, cuja interface cerebral foi idealizada para a mente de Stark, deixando qualquer outro usuário desorientado e confuso a longo prazo.

Máquina de Combate[editar | editar código-fonte]

Stark construiu uma nova armadura que se tornou conhecida como Máquina de Combate. Rhodes utilizou a armadura quando Stark forjou sua própria morte enquanto se recuperava de uma doença.

Liderou a Legião de Ferro, constituída por colegas como Happy Hogan e Bethany Cabe vestindo antigas armaduras de Tony Stark, para enfrentar o Último.

Assim, Rhodes continuou a usar a Máquina de Combate mesmo depois de descobrir a farsa de Stark, se tornando um herói de carreira solo. Enfrenta o Homem de Ferro pelo uso da sua armadura de Máquina de Combate.

Entra novamente para os Vingadores da Costa Oeste, dessa vez como Máquina de Combate. Mas por pouco tempo: Em uma aventura solo, foi ao passado para enfrentar viajantes temporais nazistas e acabou perdendo sua armadura no vórtice temporal.

Além disso, o deslocamento temporal o fez sofrer de fatiga temporal, onde o pior dos sintomas é fazer envelhecer rapidamente até morte.

Isso durou até que teve acesso a uma armadura alienígena conhecida como Eidolon Warwear. O sistema WarWear para funcionar precisa de alguém para vestí-lo e o une a nível genético sem poder se separar do hospedeiro sem matá-lo. Por outro lado, a armaura cuidou dos sintomas da fatdia, salvando-o pois além das habilidades normais de uma armadura, ela tinha a poder de curar ferimentos do hospedeiro.

Quando Stark morreu durante uma batalha com Kang, o Conquistador, Rhodes regressava à Stark Enterprises (que foi comprada pelas Industrias Fujikawa) para proteger a herança do seu velho amigo.

Para evitar que a tecnologia da armadura fosse utilizada abusivamente, ele usou as habilidades de sua armadura alienígena para apagar todos os vestígios dos projetos de Stark dos sistemas da Fujikawa, mas a armadura foi destruída no processo. Rhodes terminou sua carreira de super-herói e iniciou seu próprio negócio.

Rhodes mais tarde se tornou um dos principais personagens da série The Crew. Nela, sua irmã Jeanette morreu e ele foi declarado falido. Enquanto investiga seu assassinato, ele se torna uma das forças motrizes da equipe.

James Rhodes mais tarde tornou-se o comandante e chefe-instrutor do Esquadrão Sentinela (Sentinel Squad), e um membro-chave do Escritório Nacional de Emergência (O.N.E.).

5-UNI-Projeto Sentinela[editar | editar código-fonte]

Retornando a trabalhar como um agente da S.H.I.E.L.D., Jim Rhodes vigiou a Mansão Xavier como o oficial de comando e instrutor de combate do Esquadrão Sentinela da UNI.

Ele usava armadura derivada da tecnologia S.H.I.E.L.D. com upgrades de Stark e também pilotava grandes robôs sentinelas. O robô sentinela foi destruído e passaram a usar novos modelos.

Guerra Civil/A Iniciativa[editar | editar código-fonte]

Rhodes voltou a usar armaduras do Máquina de Combate para treinar heróis recrutas do Campo Hammond para a Iniciativa. Muitas vezes os-levando para missões de combate. Mesmo após tanto tempo e várias divergências, Rhodes e Stark continuaram lutando lado a lado.

Ciborgue[editar | editar código-fonte]

Jim Rhodes se torna um consultor militar e piloto de teste de aviões de combate. Terroristas bombarderam a base quando Rhodes estava lá trabalhando e ficou gravemente ferido.

Tony Stark salvou sua vida oferecendo uma tecnologia de implantes cibernéticos. Foi transformado em ciborgue por Bethany Cabe acoplando componentes de titânio e vibranium, e a promessa de que, dentro de um ano, iria se fazer um novo reparo para algo mais humano.

Seu corpo ciborgue e sua armadura poderiam agora se desmembrar e acoplar outros materiais a sua armadura inclusive, durante a Invasão Skrull, Rhodey recebeu a instrução de Tony Stark de transformar o satélite skrull inteiro em uma gigante armadura, com ela ele consegue repelir uma armada Skrull que se aproximava da Terra.

Integração entre carne e maquinário afetou-o fisicamente, mentalmente e moralmente. Torna-se extremamente frio e punitivo, com a proposta de dar fim a todos os bandidos. Numa missão de resgate, acaba enfrentando Ares.

Até que Rhodes voltou a ter um corpo normal ao fazerem uma transferência de corpo clonado, clone feito por Norman Osborn.

Máquina de Combate é enviado pela ONU para deter os X-Men quando eles acabam se envolvendo num problema diplomático ao enfrentar Sentinelas de propriedade de outros nações. Ele os ajuda a derrotar os Sentinelas.

Durante uma tentativa do Mandarim para derrota Tony Stark, financeiramente e pessoalmente, Rhodes finge sua morte durante uma luta contra inimigos como Tufão, Laser Vivo e outros. Logo depois Tony Stark anuncia publicamente sua aposentadoria como Homem de Ferro como um plano contra o Mandarim. E James Rhodes surge para substtuí-lo.[2]

Vingadores Vs. X-men[editar | editar código-fonte]

Rhodes volta a ser o Máquina de Combate. Thor lidera um grupo de Vingadores para interceptar a Força Fênix em uma missão suicída no espaço, um deles era a máquina de combate mas as tentativas foram em vão, a missão foi um fracasso. Rhodes ficou muito ferido e os Vingadores foram para o planeta Hala enquanto a Fênix usa 5 X-Men como hospedeiros.

Como a Força Fênix não foi derrotada, e os heróis voltaram a Terra, onde a briga entre X-Men e Vingadores continua. É atacado com um poder novo do Anjo não identificado.

Vingadores Secretos[editar | editar código-fonte]

Rhodes estava trabalhando na Resilient quando foi convocado pelo Agente Coulson para participar dos Vingadores Secretos da S.H.I.E.L.D.

Um horda de armaduras do Patriota de Ferro guiadas por inteligência artificial é usada pela IMA para chacinas ao redor do mundo porém elas vêem Rhodes como um líder e passam a seguí-lo.[3]

Em outras mídias[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

  • Aparece no desenho The Avengers: Earth's Mightiest Heroes, primeiro apenas como James Rhodes, e recebendo a armadura na segunda temporada, no episódio "Sozinho Contra a I.M.A". O Máquina de Combate se torna, mais tarde, um dos seis membros dos Novos Vingadores.

Filmes[editar | editar código-fonte]

Universo Marvel Cinematográfico[editar | editar código-fonte]

Máquina de Combate no filme Homem de Ferro 2.

Vídeogames[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Free Comic Book Day Vol. 2016 #Avengers
  2. «War Machine (James Rhodes) - Marvel Universe Wiki: The definitive online source for Marvel super hero bios.». marvel.com. Consultado em 16 de janeiro de 2017 
  3. «Protocolos Marvel (Máquina de Combate)». Consultado em 15 de janeiro de 2017 
  4. «Exclusive! Iron Patriot is NOT in 'Iron Man 3'» LatinoReview.com [S.l.] 8 de junho de 2012. Arquivado desde o original 14 de dezembro de 2012. Consultado em 14 de dezembro de 2012 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]