Elektra Natchios

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Elektra
Elektra por Greg Horn.jpg
Elektra na capa de Elektra Vol 2 #1 (setembro de 2001)
Arte de Greg Horn.
Dados da publicação
Publicado por Marvel Comics
Primeira aparição Daredevil #168 (Jan. de 1981)
Criado por Frank Miller
Características do personagem
Alter ego Elektra Natchios
Espécie Meta-Humana
Afiliações Tentáculo
S.H.I.E.L.D.
Hidra
The Chaste
Thunderbolts
Codinomes conhecidos Erynys
Habilidades
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Elektra Natchios, ou simplesmente Elektra, é uma personagem fictícia da banda desenhada norte-americana, publicada pela Marvel Comics. Criada por Frank Miller, a personagem apareceu pela primeira vez em Daredevil #168 (Janeiro de 1981). Miller baseou a aparência da personagem em Lisa Lyon, uma culturista física feminina.[1] Ela é um interesse amoroso do super-herói Daredevil, mas a sua natureza violenta e o estilo de vida mercenário acaba por dividir os dois.

Elektra é uma assassina altamente treinada, de descendência grega, e usa um par de sais como a sua arma de marca. Elektra é uma das criações mais conhecidas de Miller, mas o subsequente uso por outros artistas e escritores acabou por tornar-se controverso, isto porque a Marvel tinha originalmente prometido não ressuscitá-la sem a permissão de Miller.[2] Também apareceu como personagem de suporte de Wolverine dos X-Men, bem como noutras séries e mini-séries assim como em adaptações para o ecrã.

Elektra ficou em #22 entre as “100 Mulheres Mais Sexy da Banda Desenhada”, uma lista crida pela Comics Buyer's Guide.[3] Nos filmes Daredevil (2003) e Elektra (2005), a personagem é interpretada pela actriz Jennifer Garner. Élodie Yung tem o seu papel na segunda temporada da série Marvel's Daredevil.[4]

Origens[editar | editar código-fonte]

Na primeira história, Elektra aparece como a vilã ninja mas o Demolidor a reconhece como seu primeiro amor: Elektra Natchios, filha então adolescente de um embaixador grego. Ela também percebe que o herói é Matt Murdock, pois durante o primeiro encontro mostrado em flashback ele ficou tão empolgado com a moça que para impressioná-la revelou seus poderes.

No entanto, o rápido romance terminou quando o campus da universidade onde Matt estudava foi atacado por nacionalistas gregos que queriam matar o pai de Elektra. Apesar dos esforços de Matt, ele não conseguiu salvá-lo. Traumatizada, Elektra resolve voltar para a Grécia, abandonando Matt. Os dois se reencontrariam anos depois, com Matt já transformado em Demolidor e ela, em ninja assassina. Dessa forma, assim com o mito grego que deu nome a ela, Elektra se torna extremamente cruel em função da dor causada pela perda do pai.

Elektra acaba sendo contratada pelo Rei do Crime para ser sua assassina particular. Mercenário, o antigo criminoso que ocupara esse lugar e que havia se afastado ao ser preso pelo Demolidor e logo depois sofrer de um tumor cerebral que quase o matou, decide matar Elektra quando se recupera, para voltar para o seu emprego.

O duelo entre Elektra e o Mercenário é um momento memorável da Marvel nos anos 80, culminando com a morte da vilã. Mercenário usa as próprias armas Sais para perfurá-la e a deixa agonizante. A moça se arrasta até o apartamento de Murdock, e morre em seus braços.

Elektra foi trazida de volta à vida por Stick e os Virtuosos.

A volta[editar | editar código-fonte]

Depois de ressuscitar, a personagem Elektra variou entre um comportamento de anti-heroína e de vilã, até que finalmente recebeu uma série própria que mostra sua busca por redenção.

Elektra se tornou uma das mais famosas personagens das HQs, com sua roupa vermelha e às vezes um lenço na cabeça da mesma cor. Enquanto esteve livre de seu lado maléfico, usava uma roupa branca e agia como heroína.

Outras mídias[editar | editar código-fonte]

Filmes[editar | editar código-fonte]

Elektra foi interpretada por Jennifer Garner nos filmes Demolidor - O Homem Sem Medo em 2003 e Elektra, lançado em 14 de janeiro de 2005.

Videogames[editar | editar código-fonte]

Em Marvel: Ultimate Alliance, a Elektra é jogável em todas as plataformas, sendo que seu ataque extremo é o Curse of the Hand e suas roupas são: Classic, Ultimate, Assassin e Stealth.

Elektra também participa do jogo Marvel Nemesis: Rise of the Imperfects.

TV[editar | editar código-fonte]

Elektra é interpretada pela atriz Élodie Yung na segunda temporada da série Daredevil.[5] Ela foi brevemente mencionada na primeira temporada como alguém que Matt namorou na faculdade. Na segunda temporada ela retorna a Nova York para que Matt a ajude a derrotar a Mão. Ela foi criada por Stick quando era menina e treinada em artes marciais até que o Casto a considerou muito perigosa. Stick faz ela ser adotada por um embaixador grego para mantê-la segura. Quando mais velha, ela é enviada por Stick para fazer com que Matthew Murdock volte para o seu lado, mas Elektra acaba se apaixonando por ele. Eles terminam quando Elektra captura o homem que assassinou o pai de Matt e o dá a oportunidade de de matá-lo, o qual Matt recusa. Matt tenta convencê-la que ela não pertence a guerra de Stick e pode ser independente, e eles quase reatam antes de Elektra matar um ninja da Mão. No aeroporto, ela é atacada por um dos assassinos de Stick e o procura para matá-lo, mas Matt os impede de lutar antes da Mão aparecer e sequestrar Stick. Quando eles vão resgatá-lo, eles descobrem que ela está destinada a ser o líder da Mão conhecido como "O Céu Negro", mas Matt a convence a escolher seu próprio caminho e eles escapam. Eles enfrentam Nobu e seus ninjas no telhado em um duelo final, onde Elektra sacrifica sua vida para salvar Matt. Seu túmulo é desenterrado pela Mão e seu corpo é colocado em um grande recipiente, deixando o seu destino uma incógnita. Yung comentou sobre aparecer na futura série da equipe Os Defensores como sua personagem, e não em uma série solo spin-off. [6]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Sanderson, Peter. "The Frank Miller/Klaus Janson Interview", Daredevil by Frank Miller & Klaus Janson vol. 2, p. 305.
  2. Brian Cronin (2007-06-29). «Comic Book Urban Legends Revealed #109». Comic Book Resources. Consultado em 2007-07-15. 
  3. Frankenhoff, Brent (2011). Comics Buyer's Guide Presents: 100 Sexiest Women in Comics Krause Publications [S.l.] p. 22. ISBN 1-4402-2988-0. 
  4. «Elodie Yung to Play Elektra in ‘Marvel’s Daredevil’». Variety. 8 July 2015. Consultado em 8-7-2015. 
  5. Friedlander, Whitney. «'G.I. Joe's' Elodie Yung to Play Elektra in 'Marvel's Daredevil'». Consultado em 2015-07-07. 
  6. Tilly, Chris. «Daredevil Star Elodie Yung Wants Elektra in The Defenders - IGN». Consultado em 2016-03-22.