Viúva Negra (Marvel Comics)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Viúva Negra
Viuva Negra por Daniel Acuña.jpg
Dados da publicação
Publicado por Marvel Comics
Primeira aparição Tales of Suspense #52 (Abril de 1964)
Criado por Stan Lee
Don Rico
Don Heck
Características do personagem
Alter ego Natasha Alianovna Romanoff
Espécie Humana geneticamente modificada
Terra natal Volgogrado, Rússia
Afiliações KGB
S.H.I.E.L.D.
Vingadores
Os Campeões
Vigilantes
Libertadoras
Thunderbolts (infiltrada)
Ocupação Espiã, agente secreta.
Base de operações Mansão dos Vingadores
Parentesco Trenko Taras Romanoff (pai adotivo)
Situação presente Ativa
Codinomes conhecidos Natalie Rushman, Natalia Romanova, Natasha Romanoff, Nat
Habilidades
  • Agilidade, resistência e imunidade sobre-humanas
  • Treinada em todas as formas de artes marciais e táticas de espionagem
  • Envelhecimento retardado
  • Mestre em combate corpo-a-corpo
  • Perita em armas de fogo
  • Leve habilidade hipnótica
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada
Disambig grey.svg Nota: Se procura a aranha, veja Viúva-negra.

Viúva Negra (em inglês Black Widow), (Natalia Alianovna "Natasha" Romanova,[1] Russo: Наталья Альяновна "Наташа" Романова , também conhecida como Natasha Romanoff) é uma personagem das histórias em quadrinhos do Universo Marvel, publicado pela Marvel Comics.


Criada por Stan Lee (argumento), Don Rico (roteiro) e Don Heck (desenhos), a personagem apareceu pela primeira vez em Tales of Suspense #52 (abril de 1964). A personagem foi introduzida pela primeira vez como uma espiã russa, antagonista do super-herói Homem de Ferro. Mais tarde, ela fugiu para os Estados Unidos, tornando-se um agente da S.H.I.E.L.D. e membro da equipe de super-heróis Vingadores.

Scarlett Johansson interpretou a personagem nos filmes de Homem de Ferro 2 (2010), Os Vingadores (2012), Capitão América: O Soldado Invernal (2014), Vingadores: Era de Ultron (2015) e Capitão América: Guerra Civil (2016) como uma parte da franquia Universo Marvel Cinematográfico.

História[editar | editar código-fonte]

Na versão original era uma super-espiã soviética inimiga do Homem de Ferro e teve um romance com o Gavião Arqueiro. Depois se envolveu com o Demolidor por um longo período e com o Soldado Invernal (Bucky Barnes). Seu nome verdadeiro é Natasha Romanoff, também chamada de Natalia Romanova, Natasha Romanova ou Natalie Rushman. Foi criada pelos escritores Stan Lee e Don Rico e pelo desenhista Don Heck. Sua primeira aventura foi na revista Tales of Suspense #52 (Abril de 1964).Como vilã, a Viúva usava um uniforme diferente. Em 1970, numa história em que enfrenta o Homem-Aranha (The Amazing Spider-Man #86 de Julho de 1970), ela mudou para um colante com um cinto dourado. O novo visual fez sucesso de imediato e ela acabou voltando como namorada do Demolidor, se tornando uma personagem regular da revista do herói cego.O Homem-Aranha tinha se interessado por ela na história citada, mas já contava com muitas pretendentes na época. Depois de deixar o Demolidor, ela entrou para o grupo dos Campeões (formado por Hércules, Motoqueiro Fantasma, Homem de Gelo e Anjo, The Champions Outubro 1975 – Janeiro 1978) e depois se tornou agente da S.H.I.E.L.D. até que resolveu aceitar entrar para os Vingadores, quando então acabou alterando novamente o seu uniforme.

Versão Ultimate[editar | editar código-fonte]

No Universo Ultimate, ela tinha ganhado um traje mecânico do Homem de Ferro no mesmo dia em que ele a pediu em casamento. Mas traiu a equipe de super-heróis quando atirou em Jarvis e tentou atacar o Homem de Ferro. Agora usa um traje de Homem de Ferro versão feminina da cor preta. Natasha descobriu a existência de uma nova Viúva Negra, a jovem espiã russa Yelena Belova, que queria superar Natasha, tentando se tornar a melhor Viúva Negra. Mas Natasha armou um plano para deixá-la louca, tentando diminuir a tola insistência de glória da garota. E então no filme "Os Vingadores" na versão humana, muito diferente da versão de desenho animado, o seu cabelo continua ruivo porém curto e ondulado. Neste filme podemos ver Natasha trabalhando com seu grande amigo, o Gavião Arqueiro. Nos filmes da Marvel sua história é pouco revelada, sabe-se que ela conheceu o Gavião Arqueiro quando ele foi enviado pela S.H.I.E.L.D para matá-la por ser considerada uma ameaça, ele não cumpriu sua missão e poupou a vida de Natasha, depois disso ela adquiriu uma grande dívida com ele e se tornaram grandes amigos, ela chegou até a se tornar madrinha dos filhos do Gavião Arqueiro, mas diferente da versão em desenho animado e em quadrinhos eles não tiveram um romance. Nos filmes da Marvel a Viúva negra chega a ter um romance com Bruce Banner.

Poderes e habilidades[editar | editar código-fonte]

Cosplay da Black Widow na Comic Con San Diego, 2011.

Excelente lutadora, perita em artes marciais, especialista em qualquer tipo de armas, em táticas militares e mestra em espionagem e persuasão.

Armas[editar | editar código-fonte]

A Viúva Negra habitualmente usa duas pulseiras equipadas para disparar o "ferrão" da viúva, uma rajada de alta freqüência eletrostática de até 30 mil volts, capaz de desestabilizar um humano superpoderoso numa distância de até 1000 pés, dispara cartuchos de gás lacrimogênio e age como um transmissor de rádio. As várias funções da pulseira são ativados por sensores de galvânicos introduzido a musculatura do pulso da Viúva Negra. Quando a missão envolve combate direto além de espionagem ela carrega discos de plástico explosivo equivalente a 20 quilos de TNT em seu cinto e usa pistolas automáticas e/ou facas de combate dentre outras armas que estão em seu traje como: bombas,facas e armas de choque alem das clássicas armas colocadas em fivelas nas pernas.

Em outras mídias[editar | editar código-fonte]

Desenhos Animados[editar | editar código-fonte]

Cinema

Scarlett Johansson interpreta a personagem em Iron Man 2.

No filme Iron Man 2, lançado em 2010, a personagem é interpretada pela atriz Scarlett Johansson.[3] A atriz revelou em entrevista que teve de passar por muitos treinamentos e exercícios para entrar em forma e aprender um pouco de artes marciais.[4] A atriz reprisou o papel da personagem no filme Os Vingadores, lançado em 2012,[5] e Natasha está no segundo filme do , Captain America: The Winter Soldier (2014).[6] Em 2015 a personagem está em Os Vingadores 2: A Era de Ultron interpretada novamente por Scarlett Johansson. E em 2016 Natasha Romanoff está presente no terceiro filme do Capitão América, Capitão América: Guerra Civil.

Na série televisiva derivada do Universo Marvel Cinematográfico, Agent Carter, é revelado que décadas antes de Natasha Romanoff, a União Soviética desenvolveu um Projeto Viúva Negra, treinando garotas desde a infância para se tornarem assassinas. Uma delas é Dottie Underwood, interpretada por Bridget Regan.[7]

Referências

  1. Wolverine: Origins No. 16 (Set. 2007)
  2. Avengers Assemble 2012 ep. 1
  3. Scarlett Johansson confirma participação em "Homem de Ferro 2" Folha Online
  4. BORGO, Érico. «Homem de Ferro 2: Omelete entrevista Scarlett Johansson». Omelete. 
  5. «Scarlett Johansson volta viver Viúva Negra no filme Vingadores». Pipoca Moderna. 
  6. Fleming, Mike (October 2, 2012). «Five Actresses Testing For ‘Captain America 2′ Role; Black Widow Might Drop By As Well». Deadline.com. Arquivado desde o original em October 2, 2012. Consultado em October 2, 2012. 
  7. [1]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Viúva Negra (em inglês) no Internet Movie Database