Viúva Negra (Marvel Comics)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Viúva Negra
Viuva Negra por Daniel Acuña.jpg
Arte de Daniel Acuña
Dados da publicação
Publicado por Marvel Comics
Primeira aparição Tales of Suspense #52
(Abril de 1964)
Criado por Stan Lee
Don Rico
Don Heck
Características do personagem
Alter ego Natasha Romanova[1]
Terra natal União Soviética
Afiliações S.H.I.E.L.D.
Vingadores
Marvel Knights
KGB
Os Campeões
Habilidades
  • Agilidade sobre-humana
  • Super resistencia
  • Força sobre-humanas
  • Perita em artes-maciais
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada
Disambig grey.svg Nota: Se procura a aranha, veja Viúva-negra.

Viúva Negra (em inglês Black Widow) é uma personagem da Marvel Comics e integra a equipe dos Vingadores.

História[editar | editar código-fonte]

Na versão original era uma super-espiã soviética inimiga do Homem de Ferro e teve um romance com o Gavião Arqueiro. Depois se envolveu com o Demolidor por um longo período e com o Soldado Invernal (Bucky Barnes). Seu nome verdadeiro é Natasha Romanoff, também chamada de Natalia Romanova, Natasha Romanova ou Natalie Rushman. Foi criada pelos escritores Stan Lee e Don Rico e pelo desenhista Don Heck. Sua primeira aventura foi na revista Tales of Suspense #52 (Abril de 1964).Como vilã, a Viúva usava um uniforme diferente. Em 1970, numa história em que enfrenta o Homem-Aranha (The Amazing Spider-Man #86 de Julho de 1970), ela mudou para um colante com um cinto dourado. O novo visual fez sucesso de imediato e ela acabou voltando como namorada do Demolidor, se tornando uma personagem regular da revista do herói cego.O Homem-Aranha tinha se interessado por ela na história citada, mas já contava com muitas pretendentes na época. Depois de deixar o Demolidor, ela entrou para o grupo dos Campeões (formado por Hércules, Motoqueiro Fantasma, Homem de Gelo e Anjo, The Champions Outubro 1975 – Janeiro 1978) e depois se tornou agente da S.H.I.E.L.D. até que resolveu aceitar entrar para os Vingadores, quando então acabou alterando novamente o seu uniforme.

Versão Ultimate[editar | editar código-fonte]

No Universo Ultimate, ela tinha ganhado um traje mecânico do Homem de Ferro no mesmo dia em que ele a pediu em casamento. Mas traiu a equipe de super-heróis quando atirou em Jarvis e quase matou o Homem de Ferro. Agora usa um traje de Homem de Ferro versão feminina da cor preta. Natasha descobriu a existência de uma nova Viúva Negra, a jovem espiã russa Yelena Belova, que queria superar Natasha, tentando se tornar a melhor Viúva Negra. Mas Natasha armou um plano para deixá-la louca, tentando diminuir a tola insistência de glória da garota. E então no filme "Os Vingadores" na versão humana, muito diferente da versão de desenho animado, o seu cabelo continua ruivo porém curto e ondulado. Neste filme podemos ver Natasha trabalhando com seu grande amigo, o Gavião Arqueiro. Nos filmes da Marvel sua história é pouco revelada, sabe-se que ela conheceu o Gavião Arqueiro quando ele foi enviado pela S.H.I.E.L.D para matá-la por ser considerada uma ameaça, ele não cumpriu sua missão e poupou a vida de Natasha, depois disso ela adquiriu uma grande dívida com ele e se tornaram grandes amigos, ela chegou até a se tornar madrinha dos filhos do Gavão Arqueiro, mas diferente da versão em desenho animado e em quadrinhos eles não tiveram um romance. Nos filmes da Marvel a Viúva negra chega a ter um romance com Bruce Banner.

Poderes e habilidades[editar | editar código-fonte]

Poderes[editar | editar código-fonte]

Experiências do governo russo retardaram o seu envelhecimento, aumentaram o seu sistema imunológico e reforçaram sua resistência física consideravelmente, além de deixá-la com um nível de agilidade sobre-humano e uma força de 100 homens.

Habilidades[editar | editar código-fonte]

Cosplay da Black Widow na Comic Con San Diego, 2011.

Excelente lutadora, perita em artes marciais, especialista em qualquer tipo de armas, em táticas militares e mestra em espionagem e persuasão.

Armas[editar | editar código-fonte]

A Viúva Negra habitualmente usa duas pulseiras equipadas para disparar o "ferrão" da viúva, uma rajada de alta freqüência eletrostática de até 30 mil volts, capaz de desestabilizar um humano superpoderoso numa distância de até 1000 pés, dispara cartuchos de gás lacrimogênio e age como um transmissor de rádio. As várias funções da pulseira são ativados por sensores de galvânicos introduzido a musculatura do pulso da Viúva Negra. Quando a missão envolve combate direto além de espionagem ela carrega discos de plástico explosivo equivalente a 20 quilos de TNT em seu cinto e usa pistolas automáticas e/ou facas de combate dentre outras armas que estão em seu traje,como,bombas,num chacos e armas de choque alem das clássicas armas colocadas em fivelas nas pernas.

Cinema[editar | editar código-fonte]

Scarlett Johansson interpreta a personagem em Iron Man 2.

No filme Iron Man 2, lançado em 2010, a personagem é interpretada pela atriz Scarlett Johansson.[2] A atriz revelou em entrevista que teve de passar por muitos treinamentos e exercícios para entrar em forma e aprender um pouco de artes marciais.[3] A atriz reprisou o papel da personagem no filme Os Vingadores, lançado em 2012,[4] e Natasha está no segundo filme do , Captain America: The Winter Soldier (2014).[5] Em 2015 a personagem está em Os Vingadores 2: A Era de Ultron interpretada novamente por Scarlett Johansson. E em 2016 Natasha Romanoff está presente no terceiro filme do Capitão América, Capitão América: Guerra Civil.

Na série televisiva derivada do Universo Marvel Cinematográfico, Agent Carter, é revelado que décadas antes de Natasha Romanoff, a União Soviética desenvolveu um Projeto Viúva Negra, treinando garotas desde a infância para se tornarem assassinas. Uma delas é Dottie Underwood, interpretada por Bridget Regan.[6]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Viúva Negra (em inglês) no Internet Movie Database