Homem-Formiga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Homem-Formiga (Eric O'Grady))
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Homem-Formiga
Homem-Formiga.jpg
Scott Lang, o segundo Homem-Formiga
Nome original Ant-Man
Afiliações Vingadores (membro fundador)
Personagens Henry Pym
Scott Lang
Eric O'Grady
Criado por Stan Lee
Larry Lieber
Jack Kirby
Filme(s) Homem-Formiga (2015)
Homem-Formiga e a Vespa (2018)
Primeira aparição Tales to Astonish #27 (Jan. 1962)
Editora(s) Marvel Comics

Homem-Formiga é o nome de três personagens distintos do Universo Marvel. Todos tem ligações diretas com os Vingadores.[1]

Biografia ficcional do personagem[editar | editar código-fonte]

Ao longo dos anos um número de personagens diferentes assumiu o título de Homem-Formiga, a maioria dos quais foram conectados com os Vingadores.

Henry Pym[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Henry Pym

Dr. Henry "Hank" Pym é um personagem fictício da Marvel Comics e foi o primeiro Homem-Formiga, criado por Stan Lee, Larry Lieber e Jack Kirby, sem créditos atribuidos oficialmente, contudo. Ele é o inventor das partículas Pym, que dão aos seus usuários o poder de controlar sua massa e altura. Foi membro fundador e idealizador do grupo Vingadores nos quadrinhos e já usou os codinomes de Gigante, Golias e Jaqueta Amarela.[1] A primeira aventura do personagem ("Um homem no formigueiro") foi na revista Tales To Astonish número 27 (janeiro de 1962), quando numa história que deveria ser única.

Atualmente, após a Invasão Secreta, assumiu o codinome de Vespa em homenagem à sua falecida esposa, morta pelos Skrulls. Tornou-se líder dos novos Poderosos Vingadores, grupo recrutado por Loki - que, então, passava-se pela Feiticeira Escarlate. Tem um grande papel na Era Heróica, que será a nova fase do Universo Marvel após o Cerco a Asgard e que dará fim ao Reinado Sombrio de Norman Osborn, diretor da S.H.I.E.L.D. e líder dos Vingadores Sombrios, equipe de supervilões que assumem a identidade de super-heróis ocultos na clandestinidade imposta pela Lei de Registro de Super-humanos.

Scott Lang[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Homem-Formiga (Scott Lang)

Scott Lang foi o segundo Homem-Formiga e se tornou herói para salvar a sua filha Cassie Lang de um sequestro. Ele usou as partículas Pym para poder se tornar o novo herói.[1]

Eric O'Grady[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Eric O'Grady

Eric O'Grady era um oficial da S.H.I.E.L.D e apareceu na Guerra Civil para poder se juntar ao lado pró-registro. Ele também utiliza as partículas Pym. Atualmente, faz parte dos Thunderbolts de Norman Osborn, grupo que reúne os supervilões Fantasma, Carrasco, Paladino, Flagelo (outra identidade do Bazuca) e o psicótico Sr. X, liderados por Yelena Belova, a segunda Viúva Negra (na verdade, um disfarce de Natasha Romanoff, a Viúva Negra original, que espionava o grupo e dava as coordenadas para o Comando Selvagem de Nick Fury antecipar-se aos planos de sabotagem e homicídio, idealizados por Norman Osborn).

Poderes[editar | editar código-fonte]

As partículas Pym permitem a ele alterar seu tamanho e ter força sobre-humana, e seu capacete permite controlar e se comunicar com insetos, principalmente as formigas, na maioria das vezes ele voa em cima da formiga rainha. E ele também pode crescer e ficar do tamanho de um prédio ficando mais forte, porém não pode se comunicar com insetos quando fica gigante.

Em outas mídias[editar | editar código-fonte]

Filme[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Homem-Formiga (filme)

Referências

  1. a b c As várias faces de Hank Pym
  2. «Marvel Studios Begins Production on Marvel's 'Captain America: Civil War'». Marvel.com. 7 de Maio de 2015. Consultado em 7 de Maio de 2015. Cópia arquivada em 7 de maio de 2015  |deadurl= e |urlmorta= redundantes (ajuda)
  3. Strom, Marc (8 de Outubro de 2015). «Marvel Studios Phase 3 Update». Marvel.com. Consultado em 8 de Outubro de 2015. Cópia arquivada em 8 de outubro de 2015  |deadurl= e |urlmorta= redundantes (ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]