Mercúrio (Marvel Comics)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Não confundir com Mercury (Marvel Comics).
Mercúrio
Dados da publicação
Publicado por Marvel Comics
Primeira aparição Uncanny X-Men Vol.1 #4 (Março de 1964)
Criado por Stan Lee
Jack Kirby
Características do personagem
Alter ego Pietro Django Maximoff
Espécie Mutante
Terra natal Montanha Wundagore, Trânsia
Afiliações Irmandade de Mutantes
X-Men
X-Factor
Vingadores
Vingadores da Costa Oeste
Base de operações Mansão dos Vingadores, Attilan
Parentesco Erik Lehnsherr (pai), Magda Lehnsherr (mãe morta), Wanda Maximoff (irmã)

Django Maximoff (pai adotivo), Marya Maximoff (mãe adotiva), Cristalys (ex-esposa), Luna Maximoff (filha), Célere (sobrinho), Wiccano (sobrinho)

Situação presente Ativo
Codinomes conhecidos Peter Maximoff,Raio Prateado
Habilidades
  • Super velocidade
  • Sua velocidade permite que ele ultrapasse ao máximo a barreira do som.Atualmente está conseguindo atingir a velocidade da luz.
  • Treinado corpo a corpo por Capitão América.
  • Capaz de pegar projeteis e balas e move-los com suas mãos.
  • Devido a sua mutação,Pietro tem um raciocínio muito rápido,incapaz de qualquer ser humano compreende-lo.
  • Capaz de destruir projetos sólidos vibrando seus membros.
  • Capaz de planar girando seus membros.
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Mercúrio (Quicksilver em inglês) é o codinome de Pietro Maximoff, um personagem mutante das histórias em quadrinhos da editora Marvel Comics. Foi criado por Stan Lee e Jack Kirby. Também conhecido no Brasil como Relâmpago, Homem-Relâmpago, Bala de Canhão e Raio Prateado.

História[editar | editar código-fonte]

Filho de Magda e Erik Lehnsherr, o Magneto e irmão de Wanda Maximoff, a Feiticeira Escarlate, Pietro nasceu na Montanha Wundagore, Trânsia. Logo depois, sua mãe morreu.

Ambos foram adotados no local por um casal chamado Django e Marya e passaram a viver ao lado de uma família de ciganos, quando então adotaram o sobrenome Maximoff.

Enquanto seus poderes mutantes se desenvolviam, Pietro e sua irmã foram atacados por pessoas que acreditavam que Wanda era uma bruxa. Salvos e convocados por Magneto a integrar na Irmandade de Mutantes, tornando-se adversários temíveis dos X-Men. Apesar disso, ambos não eram vilões e muito menos parte da equipe, só exerciam como recompensa por Magneto ter salvado os irmãos dos aldeões.

Nessa época, Pietro adotou o codinome Mercúrio, numa alusão ao veloz deus da mitologia romana. Dotado de velocidade, resistência e reflexos sobre-humanos, Mercúrio é capaz de correr tão rápido quanto a velocidade do som.

Contudo, a revelação de que Magneto era seu pai e os propósitos malignos de sua organização levaram ambos a abandonar a Irmandade. Mais tarde, ingressariam no supergrupo Os Vingadores. Membro instável, Mercúrio participou de várias formações da equipe. Ele se tornou um dos Vingadores mais importantes da equipe e foi crucial em vários arcos, tendo estado na mesma até os dias atuais.

Pietro foi casado com a heroína Cristalys, dos Inumanos, com quem tem uma filha, Luna, que sendo fruto de uma união entre um mutante e uma inumana, esperava-se que viesse com enormes poderes, porém após ela nascer uma humana normal, descobriu-se que quando há um filho entre as duas raças, ele nasce uma criança comum. Como nunca conseguiu ser um bom pai e um bom marido, o casal acabou terminando, o que aflorou os surtos de raiva de psicose no mesmo.

Durante à saga: A queda, ele esteve longe da equipe que precisava de sua ajuda pelo fato de não se sentir um herói e lhe faltar auto estima.

Na saga conhecida como Dinastia M, Mercúrio forçou sua irmã a criar um mundo onde mutantes são a maioria. Após essa aventura, Pietro perdeu os seus poderes e após tudo isso, Pietro ficou recluso, pois sentia-se culpado pela loucura que atingiu sua irmã na saga "Vingadores: A Queda" e mais ainda por sua influência na geração da Dinastia M. Ele decidiu procurar sua antiga esposa Crystal e pedir moraria em Attilan, reino dos Inumanos. Sabendo que os Inumanos passam por casulos para adquirir seus poderes, Pietro resolveu roubar o cristal terrígeno e dar para mutantes que perdeu seus poderes, mas ele descobriu que o cristal só funcionava no DNA Inumano, matando os mutantes que foram cobaias. Devido ao seu crime contra Attilan por roubo, Raio Negro (Rei dos Inumanos) mandou caçarem o mutante velocista, mas sua filha Luna alertou do perigo e pediu que ele fugisse para longe para não ser morto.

Durante à Cruzada da Inocência, ele volta para salvar sua irmã que está na Latvéria sem memória e prestes a se casar com Dr. Doom, com ajuda de seu pai e os Vingadores. Mas os planos são frustrados quando os X-Men descobrem e partem para se vingar de Wanda e matar ela de uma vez por todas. Na batalha final, Doom rouba os poderes da Feiticeira Escarlate, mas ela junto de Wiccano manipulam a realidade abrindo o portal do caos, esse qual suga a energia do caos de Doom e tira seus poderes roubados.

Em Vingadores vs X-Men, ele retorna para ajudar a equipe conta a tirania de seu pai e do quinteto Fênix que está sendo corrompido pelo poder da entidade. No fim, ele entra para a X-Factor, equipe composta de mutantes para ajudar uma empresa que os contratou. Retorna ao os Vingadores onde é morto por Ultron.

Poderes e Habilidades[editar | editar código-fonte]

Fisiologia de velocidade: O corpo de Pietro é adaptado para os rigores da corrida de alta velocidade. Seus sistemas cardiovasculares e respiratórios são muitas vezes mais eficientes do que os de um ser humano normal. Ele metaboliza uma estimativa de 95% do conteúdo calórico dos alimentos (os seres humanos normais usam cerca de 25%). Os processos químicos da musculatura do mercúrio são tão altamente avançada que seu corpo não gera venenos de fadiga, o normal de subprodutos de locomoção, o que força o corpo para descansar. Em vez disso, seu corpo expele constantemente os resíduos durante a sua respiração acelerada através da expiração. As juntas são mais suaves e lubrificada de forma mais eficiente do que os de um ser humano normal. Seus tendões ter a resistência à tracção do aço de mola. Seus ossos contêm materiais desconhecidos significativamente mais duráveis do que o cálcio para suportar os choques dinâmicos de seus pés tocando o chão em velocidades um ser humano nunca poderia alcançar ou suportar. tempo de reação prática do mercúrio é várias vezes mais rápido do que um ser humano normal e a velocidade com que seu cérebro processa a informação é aumentada para um nível compatível com a sua velocidade corporal, permitindo-lhe perceber o seu entorno ao viajar em velocidades elevadas. lachrymose do Mercúrio é mais viscoso do que o normal, evitando assim a evaporação rápida e reposição de fluidos de superfície em seus globos oculares sob a influência da velocidade do vento alta para ocluir a sua visão.

Mercúrio Ultimate[editar | editar código-fonte]

No universo Ultimate, Mercúrio participa da irmandade e para libertar prisioneiros mutantes. Ele e sua Irmã Feiticeira Escarlate se unem aos Supremos (Os Vingadores desse mundo) e se tornam membros importantes como no universo original. Pietro e Wanda tem uma relação amorosa, o que enojava os outros membros da equipe. Durante um bom tempo ajudaram o mundo contra os perigos que Loki queria trazer para à Terra, até que Wanda foi morta por um tiro. Pietro entrou em total depressão, e mais tarde, foi morto também protegendo seu pai.

Em outras mídias[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Cinema[editar | editar código-fonte]

Games[editar | editar código-fonte]