Mercúrio (Marvel Comics)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Não confundir com Mercury (Marvel Comics).
Mercúrio
Pietro Maximoff (Earth-616) from Avengers Millennium Vol 1 1 001.png
Dados da publicação
Publicado por Marvel Comics
Primeira aparição Uncanny X-Men #4 (Março de 1964)
Criado por Stan Lee
Jack Kirby
Características do personagem
Alter ego Pietro Django Maximoff
Espécie Mutante
Terra natal Montanha Wundagore, Trânsia
Afiliações Irmandade de Mutantes
X-Men
Vingadores
Vingadores da Costa Oeste
X-Factor
Inumanos
Ocupação Vingador
Base de operações Mansão dos Vingadores, Attilan
Parentesco
Situação presente Ativo
Codinomes conhecidos Raio Prateado,Relâmpago.
Habilidades
  • Super velocidade
  • Super agilidade
  • Aceleração atômica
  • Planar girando os seus braços ou pernas
  • Intangibilidade
  • Ver em câmera lenta
  • Super raciocínio
  • Força sobre humana
  • Perito em combate corpo a corpo treinado por Capitão América.
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Mercúrio (Quicksilver em inglês) é o codinome de Pietro Maximoff, um personagem mutante das histórias em quadrinhos da editora Marvel Comics. Foi criado por Stan Lee e Jack Kirby. Também conhecido no Brasil como Relâmpago, Homem-Relâmpago e Raio Prateado.

História (Nova Origem)/ (Universo Cinematográfico Marvel)[editar | editar código-fonte]

Irmão gêmeo de Wanda Maximoff, a Feiticeira Escarlate, Pietro nasceu em Sokovia, junto a seus pais Django Maximoff e Maria Maximoff. Seus pais morreram após dois mísseis das Indústrias Stark terem atingido sua casa, mas um dos mísseis ficou parado nos destroços da casa,prestes a explodir, Pietro e Wanda estavam soterrados, mas com algum tempo, ambos foram resgatados destroços do prédio. Com isso, após um grande período de tempo, Pietro e sua irmã se juntam a H.I.D.R.A. Com isso, após os Vingadores terem ido a base da H.I.D.R.A com o objetivo de recuperar o cetro de Loki, Pietro e sua irmã lutam contra os mesmos com o objetivo de vingança.

Um longo período depois, Pietro e sua irmã se unem a Ultron com o objetivo de dar fim aos Vingadores, mas Wanda viu que o verdadeiro plano de Ultron era aniquilar a Terra, então os gêmeos se unem aos Vingadores para derrotar Ultron. Em um longo período de batalha, Pietro usa sua velocidade super sônica para aniquilar os robôs,mas ele queria ficar com sua irmã para protegê-la, mas Wanda recusa sua ajuda.

Gavião arqueiro estava correndo um grande perigo, prestes a ser baleado por Ultron, Pietro chega o mais rápido que pode para deter os tiros, Pietro se sacrifica ficando na frente de Clint, bloqueando o de levar os tiros, e acaba morrendo naquele instante.

História (Antiga Origem)[editar | editar código-fonte]

Irmão gêmeo de Wanda Maximoff, a Feiticeira Escarlate, Pietro nasceu na Montanha Wundagore, em Trânsia, quando sua mãe, Magda, temia que seu pai, o Magneto descobrisse que ela tinha tido dois filhos (pois temia o próprio marido, por causa de seus poderes), os entrega ao Alto Evolucionário, que logo os entregou aos ciganos Django e Marya Maximoff, que haviam perdido seus filhos.

Enquanto seus poderes aprimorados se desenvolviam, Pietro e sua irmã foram atacados por pessoas que acreditavam que Wanda era uma bruxa. Salvos e convocados por Magneto a integrar na Irmandade de Mutantes, tornando-se adversários temíveis dos X-Men. Apesar disso, ambos não eram vilões e muito menos parte da equipe, só exerciam como recompensa por Magneto ter salvado os irmãos dos aldeões.

Nessa época, Pietro adotou o codinome Mercúrio, numa alusão ao veloz deus da mitologia romana. Dotado de velocidade, resistência e reflexos sobre-humanos, Mercúrio é capaz de correr tão rápido quanto a velocidade do som.

Contudo, Mercúrio soube que Magneto tinha propósitos malignos de sua organização levaram ambos a abandonar a Irmandade. Mais tarde, ingressariam no supergrupo Os Vingadores. Membro instável, Mercúrio participou de várias formações da equipe. Ele se tornou um dos Vingadores mais importantes da equipe e foi crucial em vários arcos, tendo estado na mesma até os dias atuais.

Pietro foi casado com a heroína Cristalys, dos Inumanos, com quem tem uma filha, Luna, que sendo fruto de uma união entre um mutante e uma inumana, esperava-se que viesse com enormes poderes, porém após ela nascer uma humana normal, descobriu-se que quando há um filho entre as duas raças, ele nasce uma criança comum. Como nunca conseguiu ser um bom pai e um bom marido, o casal acabou terminando, o que aflorou os surtos de raiva de psicose no mesmo.

Durante à saga: A queda, ele esteve longe da equipe que precisava de sua ajuda pelo fato de não se sentir um herói e lhe faltar auto estima.

Na saga conhecida como Dinastia M, mesmo Mercúrio não sendo um mutante, ele forçou sua irmã a criar um mundo onde mutantes são a maioria. Após essa aventura, Pietro perdeu os seus poderes (os recuperou através dos cristais terrigenos, mas por algum motivo não explicado, voltou a ter DNA mutante) e após tudo isso, Pietro ficou recluso, pois sentia-se culpado pela loucura que atingiu sua irmã na saga "Vingadores: A Queda" e mais ainda por sua influência na geração da Dinastia M. Ele decidiu procurar sua antiga esposa Crystal e pedir moradia em Attilan, reino dos Inumanos. Sabendo que os Inumanos passam por casulos para adquirir seus poderes, Pietro resolveu roubar o cristal terrígeno e dar para mutantes que perderam seus poderes, mas ele descobriu que o cristal só funcionava no DNA Inumano, matando os mutantes que foram cobaias. Devido ao seu crime contra Attilan por roubo, Raio Negro (Rei dos Inumanos) mandou caçarem o mutante velocista, mas sua filha Luna alertou do perigo e pediu que ele fugisse para longe para não ser morto.

Durante à Cruzada da Inocência, ele volta para salvar sua irmã que está na Latvéria sem memória e prestes a se casar com Dr. Doom, com ajuda de seu pai e os Vingadores. Mas os planos são frustrados quando os X-Men descobrem e partem para se vingar de Wanda e matar ela de uma vez por todas. Na batalha final, Doom rouba os poderes da Feiticeira Escarlate, mas ela junto de Wiccano manipulam a realidade abrindo o portal do caos, esse qual suga a energia do caos de Doom e tira seus poderes roubados.

Na saga Vingadores vs X-Men, ele retorna para ajudar a equipe contando para o quinteto Fênix que está sendo corrompido pelo poder da entidade. No fim, ele entra para a X-Factor, equipe composta de mutantes para ajudar uma empresa que os contratou.[1]

Poderes e Habilidades[editar | editar código-fonte]

Fisiologia de velocidade: O corpo de Pietro é adaptado para os rigores da corrida de alta velocidade. Seus sistemas cardiovasculares e respiratórios são muitas vezes mais eficientes do que os de um ser humano normal. Ele metaboliza uma estimativa de 95% do conteúdo calórico dos alimentos (os seres humanos normais usam cerca de 25%). Os processos químicos da musculatura do mercúrio são tão altamente avançada que seu corpo não gera venenos de fadiga, o normal de subprodutos de locomoção, o que força o corpo para descansar. Em vez disso, seu corpo expele constantemente os resíduos durante a sua respiração acelerada através da expiração. As juntas são mais suaves e lubrificada de forma mais eficiente do que os de um ser humano normal. Seus tendões tem resistência à tração do aço de mola. Seus ossos contêm materiais desconhecidos significativamente mais duráveis do que o cálcio para suportar os choques dinâmicos de seus pés tocando o chão em velocidades altas, um ser humano nunca poderia alcançar ou suportar o tempo de reação prática do mercúrio, é várias vezes mais rápido do que um ser humano normal e a velocidade com que seu cérebro processa a informação é aumentada para um nível compatível com a sua velocidade corporal, permitindo-lhe perceber o seu entorno ao viajar em velocidades elevadas. A lachrymose do Mercúrio é mais viscosa do que o normal, evitando assim a evaporação rápida e reposição de fluidos de superfície em seus globos oculares sob a influência da velocidade do vento alta, para ocluir a sua visão, quando usa seus poderes pode ver o mundo em plena lentidão, podendo desviar de qualque ataque como balas, podendo até mesmo segurá-las, também pode acelerar as moléculas atômicas, de objetos sólidos fazendo com que se quebrem apenas os tocando, aprendeu várias técnicas de defesa pessoal com Steve Rogers.[2]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Cinema[editar | editar código-fonte]

  • Tom Felton interpreta ele em 3 cenas de X-Men Origens: Wolverine, 1 - ele preso na cela, 2 - ele sendo solto e destruindo a cela, 3 - ele indo junto ao Professor Charles Xavier.
  • Foi interpretado por Evan Peters em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido e X-Men: Apocalipse. No primeiro filme é estabelecido que Mercúrio ainda era um adolescente no início dos anos 70. Na sua segunda aparição Mercúrio já é um jovem adulto, na faixa dos 20 anos (pois X-Men: Apocalipse é ambientado na década de 1980), sendo que assume um papel narrativo muito maior, resgatando quase todo o corpo discente da Escola Xavier, sozinho, a partir de uma explosão. Ele passa a participar na batalha final contra Apocalypse (Oscar Isaac) antes de se juntar aos X-Men. Em Apocalipse, Mercúrio descobre que Magneto é seu pai, mas opta por não dizer a ele.
  • Apareceu na cena pós créditos de Capitão América: O Soldado Invernal, interpretado por Aaron Taylor-Johnson.
  • No filme Vingadores: Era de Ultron (2015) Pietro foi mais uma vez interpretado por Aaron Taylor-Johnson. Pietro Maximoff e sua irmã Wanda (Elizabeth Olsen) são os únicos sobreviventes da experiência em que a Hidra vinha realizando com outros voluntários. Abrigando um ódio ao longo da vida pelo fabricante de armas americano Tony Stark, cujas bombas mataram seus pais, eles se aliam a Ultron contra os Vingadores, antes de mais tarde mudarem de lado. No filme Mercúrio parece ser mais fraco, pois em algumas cenas ele demonstra cansaço físico mesmo não correndo por um longo tempo, é morto por Ultron, quando tenta salvar o Gavião Arqueiro e um menino, Ultron dispara várias vezes contra ele sem nem saber. Apesar de Taylor-Johnson ter assinado um acordo multi-imagem, o produtor Kevin Feige afirmou que não há planos para Mercúrio aparecer em futuros filmes da Marvel Studios.

Videogames[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Vingadores vs X-Men #3-4
  2. «Mercúrio no Marvel Wiki». Consultado em 16 de Agosto de 2016. 

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Mercúrio (em inglês) no Marvel.com