Banshee (Marvel Comics)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde setembro de 2017). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Banshee (Marvel Comics)
Banshee marvel.jpg
Outro(s) nome(s) Sean Cassidy
Espécie Humano Mutante
Ocupação Ex-agente da interpol, ex-policial
Afiliações Interpol
NYPD
X-Men
Tropa X
Fator Três
Geração X
Família Maeve Cassidy (esposa morta), Theresa Rourke Cassidy (filha), Thomas Samuel Eamon Cassidy (primo)
Terra Natal County Rayo, Irlanda
Estado atual Ativo
Criado por Roy Thomas
Werner Roth
Stan Lee
Primeira aparição X-Men Vol.1 #28
(Janeiro de 1967)
Editora(s) Marvel Comics
Base de operações Mansão X, Ilha Muir

Banshee é um personagem de histórias em quadrinhos da editora Marvel Comics.

Biografia ficcional do personagem[editar | editar código-fonte]

Em sua primeira aparição, o irlandês Sean Cassidy estava sob controle de um vilão chamado Ogre. Após ser libertado, Banshee começou sua amizade com Charles Xavier e os X-Men.

Durante anos, ele revelou aos poucos seu passado como criminoso e também como agente da Interpol. Nessa época teve contato com vários personagens de expressão do Universo Marvel, como Magneto, que falhou ao tentar aliciá-lo. Também foi o responsável pela prisão do psicopata mutante Arkady Rossovich, que viria a se tornar o Ômega Vermelho.

Entrou na equipe mutante em sua segunda formação para resgatar os membros originais das garras de Krakoa, a "Ilha Viva".[1] Entre os mais velhos da 2ª geração de X-Men, Banshee foi uma força estabilizadora numa equipe caracterizada pelo individualismo.

Ele perdeu seu poder, e até mesmo a capacidade de falar, num combate com Moses Magnum, numa missão no Japão. Embora muitos anos depois tenha finalmente recuperado seus poderes (graças ao curandeiro dos Morlocks), ele jamais voltou a participar dos X-Men, exceto em algumas poucas missões. Banshee preferiu ajudar sua esposa, Maeve Cassidy, em seus estudos na Ilha Muir.

Seu irmão, Black Tom Cassidy, é um dos maiores vilões da Geração X e dos X-Men, além de ser um habitual parceiro do Fanático. A filha de Sean, Siryn, possui poderes idênticos e chegou a liderar a X-Force na ausência de Cable.

Após inadvertidamente tomar parte na Saga Aliança Falange, Banshee resolve aceitar o convite do Professor X e, juntamente com Emma Frost, ele comandou a Geração X, instalada no Instituto Xavier Para Estudos Avançados, nas montanhas de Berkshire, Massachussets.

Com o fim da equipe adolescente ele voltou à Ilha Muir, onde vivia com sua esposa Maeve. Após a morte desta, passou a ser membro ativo da Tropa X, até ser aparentemente assassinado por Vulcano, na saga X-Men: Gênese Mortal.Entretanto, foi ressuscitado na recente saga Chaos War.[2]

Poderes e habilidades[editar | editar código-fonte]

O irlandês Sean Cassidy tem o poder mutante de voar, disparar gritos sônicos de ondas sonoras (seu poder também funciona como radar) e sentidos aguçados.

Outras versões[editar | editar código-fonte]

Era do Apocalipse[editar | editar código-fonte]

Nesse universo ele era um membro dos X-Men, mas se aposentou. Pouco tempo depois de Magneto. Ele lutou duas vezes contra o cavaleiro de Apocalipse Abyss, e se sacrificou na segunda para destrui-lo.

Dinastia M[editar | editar código-fonte]

Ele é membro do grupo conhecido como Carrascos.

Ultimate Marvel[editar | editar código-fonte]

Este é o nome dado a uma droga que aumenta os poderes dos mutantes da mesma maneira que o hormônio de crescimento mutante.

Em outras mídias[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Filmes[editar | editar código-fonte]

Videogames[editar | editar código-fonte]

  • Banshee tem uma rápida aparição em X-Men Legends II: Rise of Apocalypse.

Referências

  1. Giant-Size X-Men #1
  2. «Banshee - Marvel Universe Wiki: The definitive online source for Marvel super hero bios.». marvel.com. Consultado em 19 de outubro de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]