Homem de Gelo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Homem de Gelo
Dados da publicação
Publicado por Marvel Comics
Primeira aparição Uncanny X-Men #1 (Setembro de 1963)
Criado por Stan Lee
Jack Kirby
Características do personagem
Alter ego Robert Louis "Bobby" Drake
Espécie Humano Mutante
Terra natal Long Island, Nova York
Afiliações X-Men
Instituto Jean Grey
X-Factor
Exterminadores
Os Campeões
Defensores
Ocupação Estudante, professor, aventureiro
Parceria Kitty Pryde
Base de operações Mansão X, QG do Factor, Nave
Parentesco William Louis Drake (pai morto), Madeline Beatrice Drake (mãe morta), Evilin Drake (tia), Joel Drake (primo), Mary Drake (prima)
Inimigos Pyro
Situação presente Ativo
Codinomes conhecidos Drake Roberts, Gelado, Senhor Frio
Habilidades
  • Manipulação do frio e gelo
  • Criocinese
  • Hidrocinese
  • Projeção de gelo
  • Invulnerabilidade (em sua forma de gelo orgânico)
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Robert "Bobby" Louis Drake, conhecido pelo codinome Homem de Gelo (Iceman em inglês) é um super-herói mutante do universo Marvel criado pelo escritor Stan Lee e o desenhista/coescritor Jack Kirby e teve sua primeira aparição em X-Men (vol. 1) #1 (Setembro de 1963).

Foi um dos integrantes da equipe original dos X-Men e faz parte da atual. Também fez parte da primeira equipe a se chamar X-Factor. Embora seja considerado um mutante nível Omega, Bobby até hoje nunca conseguiu atingir todo seu potencial mutante.

Biografia ficcional do personagem[editar | editar código-fonte]

Quando seu poder mutante começou a se manifestar, Bobby foi o primeiro a ser prejudicado por ele. No começo ele sentia muito frio, apesar de ser um dia quente, como se estivesse com febre. Se isolou em seu quarto, porém o ambiente do próprio quarto começou a ficar frio e úmido. Depois se refugiou na garagem que ficou cheia de neve, e Robert estava lá, escondido no meio dela como um boneco de neve. O professor Xavier foi quem ajudou Bobby e convenceu seus pais a matriculá-lo na Escola para Jovens Super Dotados do Professor Xavier onde ele pôde aprender a controlar seus poderes e integrou a primeira formação de X-Men.

História[editar | editar código-fonte]

Quando os X-Men originais foram presos em Krakoa, a ilha viva, o Professor Xavier reuniu novos mutantes para resgatar a equipe anterior. Como os outros originais, Bobby se ausentou dos X-Men para dar mais espaço para os novos. Depois disso ele integrou Os Campeões, os Novos Defensores e do X-factor. Este último reunia todos os 5 X-Men originais: Ciclope, Fera, Anjo, Jean Grey e é claro o proprio Homem de Gelo.

Foi no X-Factor que a vida do Homem de Gelo teve uma profunda mudança, e sua personalidade começou a ser moldada até se tornar o que é hoje. Bobby conheceu Opal, e eles começaram a namorar. Mas o relacionamento foi abalado depois que o X-Factor e os X-Men se tornaram uma única equipe. Opal dizia que ele não tinha tempo para os X-Men e para ela, e que queria ficar longe da vida tumultuada e perigosa destinada aos super-heróis.

Bobby é um garoto do Texas.Os X-Men foram divididos em duas equipes distintas: a Equipe Azul e a Equipe Dourada. Homem de Gelo ficou na dourada, junto com Jean Grey, Tempestade, Arcanjo, Colossus e Bishop. Foi aí que sua vida mudou ainda mais. Primeiro ele é manipulado molecularmente por Mikhail Rasputin (irmão de Colossus, que aparentemente matou todos os Morlocks restantes do Massacre. Depois disso ele começou a usar seus poderes de uma forma que nunca havia usado antes.Depois de Rogue tirar seus poderes ele se sente sozinho e chama Kitty vai uma trocas de olhares e eles começam a tirar a roupa e transar depois de 3 meses Kitty descobre que esta gravida de Bobby e tiveram um filho chamado Jack

Em seguida, a Rainha Branca acorda do coma e invade a mente de Homem de Gelo, usando seus poderes de forma tão extraordinária que ela/ele entrou nos prédios das Industrias Frost na forma de água. Quando Rainha Branca voltou para o seu próprio corpo, Homem de Gelo ficou meio paranoico com a ideia de poder fazer muito mais do que havia feito nesses tantos anos. Ele pediu a ela, mas ela não quis ensinar ele a atingir todo o potencial. Ele teria que descobrir por si só.

Quando os X-Men enfrentaram Post, o Arauto de Massacre, Homem de Gelo foi ferido no peito, acabando por ficar com um grande buraco. Com medo de voltar à forma humana pediu ajuda novamente da Rainha Branca, que o humilhou novamente. Ele voltou à forma humana sem nenhum ferimento, portanto descobriu que na sua forma de gelo poderia fazer o que quisesse, como viajar pelos canos de esgoto e etc.

Após a morte de seu pai, Bobby se afastou dos X-men e ficou muito tempo ausente da equipe, aparecendo esporadicamente, como nas Saga Massacre e na Operação: Tolerância Zero. Ele só retornou definitivamente ao supergrupo mutante na Saga dos Doze, onde participou representando o elemento Água².

Poderes e habilidades[editar | editar código-fonte]

A aparência de Bobby foi mudando, na vez de um boneco de neve ganhou a aparência que lhe deu o apelido de Picolé. Seu nome de guerra (por razões óbvias) foi Homem de Gelo. Possui poderes rajadas congelantes, além de ser capaz de resfriar o ambiente e ter a habilidade de congelar a umidade do ar e dar à massa congelada a forma que quiser(o conjunto disso se chama manipulação subtérmica). As aplicações mais comuns dos poderes do Homem de Gelo são a criação de rampas pela qual ele desliza, barreiras de gelo, projéteis e espinhos de gelo que surgem do nada ou partem de suas mãos em direção ao alvo. Bobby também é capaz de transformar seu corpo em gelo, mas ao invés de se tornar uma estátua de gelo imóvel, ainda retém a mesma mobilidade de sua forma de carne e osso. E ao voltar a sua forma normal, consegue voltar sem nenhum ferimento, caso tenha ocorrido algum. É graduado pela UCLA, também é um multilinguísta, entre suas línguas faladas estão o espanhol e japonês.[1]

Dinastia M[editar | editar código-fonte]

Robert Drake é o mutante com o poder de transformar partículas de água do ar em gelo.

Tem sérios problemas com sua mente e sempre recorre ao seu psiquiatra Stephen Strange, mas nunca os resolveu.

Ele é um cavaleiro do Apocalipse e está no Egito tentando ganhar a briga contra T'Challa. Mas não conseguiu e espera sua novas ordens, a fim de esquecer seus problemas.

Em outras mídias[editar | editar código-fonte]

Desenhos animados[editar | editar código-fonte]

Filmes[editar | editar código-fonte]

Bobby foi interpretado pelo ator canadense Shawn Ashmore em quatro filmes dos mutantes, X-Men (2000), X-Men 2 (2003), X-Men: O Confronto Final (2006) e X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido (2014). No terceiro e no quarto filme suas relações com Kitty são retratadas.

Videogames[editar | editar código-fonte]

Em Marvel: Ultimate Alliance, Homem de Gelo é jogável em todas as plataformas, sendo que seu ataque extremo é o Deep Freeze e suas roupas são: Classic, Spiky, Bobby Drake e Original, Homem de Gelo também é jogavel no jogo Marvel: Ultimate Alliance 2, X-Men: The Official Game, X-Men Legends, X-Men Legends II: Rise of Apocalypse e Lego Marvel Super Heroes.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Homem de Gelo no Marvel Wikia». Consultado em 22 de Outubro de 2016. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]