Brian Michael Bendis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde janeiro de 2015). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Brian Michael Bendis
Bendis.jpg

Nascimento 18 de agosto de 1967 (48 anos)
Local Cleveland, Ohio
Nacionalidade estadunidense
Área(s) de atuação escritor
Trabalhos de destaque Ultimate Homem-Aranha
Powers
New Avengers
Demolidor
Alias
Jinx
Dinastia M

Brian Michael Bendis é um roteirista americano de histórias em quadrinhos (em Portugal Banda Desenhada). É mais conhecido por seus trabalhos na editora Marvel Comics tais como Demolidor, Alias e The Pulse, e a série de sua criação Powers, que foi publicada originalmente pela editora Image Comics antes de se transformar no primeiro título da divisão da Marvel chamada Icon.

Junto com o escritor escocês Mark Millar e o então editor da Marvel Bill Gemas, Bendis é responsável pela maior parte das criações do selo Ultimate Marvel, que reinventa os personagens tradicionais da Marvel para um novo público, sem a bagagem associada de anos de continuidade.

A criação de Bendis Alias inaugurou o selo Marvel Max voltado para leitores maduros.

Seu trabalho nas séries Powers, Alias, Daredevil e Ultimate Spider-Man lhe rendeu dois prêmios Eisner de "Melhor Escritor", em 2002[1] [2] e em 2003[3] [4] .

Antes de começar o trabalho na Marvel no fim dos anos 90, Bendis tanto escreveu quanto desenhou vários trabalhos para editoras menores. Estes trabalhos incluem Fire, Goldfish e Jinx.

Bendis já era amigo íntimo do roteirista David Mack antes que qualquer um dos dois ficasse famoso. Na verdade, foi o próprio quem Mack ajudou Bendis a assumir uma posição na Marvel.

Bendis escreveu o roteiro de uma versão para o cinema de Jinx. Charlize Theron fará parte do elenco.

Títulos criados por Bendis[editar | editar código-fonte]

  • Quivers
  • Goldfish (os direitos autorais estão em seu nome, publicado pela Image)
  • Fire (possui os direitos autorais, publicado pela Image)
  • Jinx (possui os direitos autorais, publicado pela Image)
  • Torso (possui os direitos autorais, publicado pela Image)
  • Powers (possui os direitos autorais, publicado pela Image e depois pela Marvel)
  • Alias (publicado pelo selo Marvel Max da Marvel)
  • The Pulse (publicado pela Marvel)
  • Novos Vingadores (publicadas pela Marvel)
Ícone de esboço Este artigo sobre autor ou ilustrador de banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. Divulgados os indicados ao Eisner Award 2002 (em português) Universo HQ (13 de abril de 2002). Visitado em 9 de outubro de 2011.
  2. Jotapê Martins (5 de agosto de 2002). Vencedores dos Prêmios Eisner edição 2002 (em português) Omelete. Visitado em 9 de outubro de 2011.
  3. Érico Borgo (19 de julho de 2003). Eisner Awards 2003: Confira os vencedores (em português) Omelete. Visitado em 9 de outubro de 2011.
  4. Rodrigo Monteiro (16 de abril de 2003). Indicados ao Eisner 2003 (em português) Omelete. Visitado em 9 de outubro de 2011.