Mansão X

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox warning pn.svg
Este artigo foi proposto para eliminação por consenso.

Você é encorajado a melhorar o artigo, mas não remova este aviso, o que seria considerado vandalismo, além de não afetar o processo.

Dê a sua opinião e caso ela seja transformada numa votação após uma semana, vote (se tiver direito ao voto) na discussão.

Se aprovada, a eliminação ocorrerá a partir de 9 de fevereiro.


Usuário: se esta página possui arquivos de mídia que não são utilizáveis em outras páginas, adicione uma nota em WP:PER, para que um administrador lusófono do Wikimedia Commons verifique se ela se encontra no escopo do projeto.

Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde fevereiro de 2017). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde feveriro de 2017).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Mansão X
Informações da publicação
Publicado por Marvel Comics
Primeira aparição X-Men #1[1]
Tipo Base de Operações
Criado por Stan Lee
Jack Kirby
Principais representantes X-Men
Locais notáveis Salem Center, Nova York

No Universo ficcional da Marvel Comics, a Mansão X, nome abreviado para Mansão Xavier, é a Base de Operações local de treinamento dos X-Men. Também usado como uma escola para adolescentes mutantes, o Instituto Xavier para Estudos Avançados, antigamente chamada de Escola Xavier para Jovens Superdotados (Xavier's School for Gifted Youngsters, no original). É também o quartel-general da Corporação X. Seu endereço é Avenida Graymalkin Lane, n° 1407, na cidade de Salem Center, no Condado de Westchester, Nova York.[2]

História[editar | editar código-fonte]

A Mansão X foi herdada por Charles Xavier, tem estado em sua famíla há dez gerações.[3]

Como Escola para Jovens Superdotados do Professor Xavier, a Mansão X foi o local de Treinamento das duas primeiras gerações de X-Men adolescentes:

Em X-Men volume 2 #38 (novembro de 1994), a Mansão X foi renomeada de Escola para Jovens Superdotados do Professor Xavier para Instituto Xavier para Estudos Avançados, devido a maioria dos X-Men serem agora adultos e não mais adolescentes. A Escola para Jovens Superdotados do Professor Xavier foi realocada para a Academia Massachusetts em Boston, Massachusetts, que serviu como local de treinamento para a terceira geração de X-Men adolescentes, a Geração X, começando em Geração X #1 (novembro de 1994)

Alguns anos depois, a Academia Massachussetts foi permanentemente fechada em Geração X #75 (junho de 2001). A escola para jovens mutantes foi transferida de volta para a Mansão X, mas os nome Escola para Jovens Superdotados do Professor Xavier não foi mais usado. Atualmente tendo aulas no Instituto Xavier para Estudos Avançados na Mansão X, está a quarta geração de X-Men adolescentes, como detalhado nos Novos X-Men de Grant Morrison, e em Novos Mutantes volume 2 (relançado como New X-Men: Academia X, em julho de 2004).

Embora protegida por defesas high-tech, a Mansão X tem sido constantemente invadida por supervilões e mutantes malignos enfrentados pelos X-Men. Na verdade a Mansão X tem sido destruída e reconstruída vária vezes. Em Operação: Tolerância Zero, Bastion, depois de forçar Jubileu a revelar as defesas da Mansão, invadiu-a removendo tudo que interessava de dentro. Após Bastion ser derrotado, os x-men voltaram para a mansão e colocaram as coisas em ordem, como mostrado em X-Men volume 2 #70 (novembro de 1997). Mais recentemente, a Mansão X sobreviveu a um ataque da Guarda Imperial de Shi'ar em Novos X-Men #122-126 (março a julho de 2002) assim como a um motim de estudantes liderados por Kid Omega em Novos X-Men #134-138 (janeiro a maio de 2003). Na Saga Planeta X de Novos X-Men 146-150, no entanto, a Mansão X foi destruída; o processo de reconstrução pode ser visto em Novos X-Men #155-156 (junho de 2004).

Professores[editar | editar código-fonte]

Aparência[editar | editar código-fonte]

A Mansão X tem o formato de um X. No meio do pátio principal está a Estátua Memorial Fênix, dedicado à memória de Jean Grey. Salas de destaque incluim a Sala de Perigo e a sala que contém o Cérebro. A Diretoria, sala de Ciclope e Emma Frost é no andar de cima. A quadra de basquete é uma área bem popular; foi lá que ocorreu uma partida bem conhecida em X-Men volume 2 #4 (janeiro de 1992) em que os X-Men usaram seus poderes mutantes. Logo abaixo da quadra de basquete fica o hangar, que guarda muitos veículos como o jato conhecido como Pássaro Negro.

Fim[editar | editar código-fonte]

Após à um ataque que destruiu o Instituto Xavier, os mutantes mudaram-se para uma Ilha em Utopia. Recentemente, após a separação entre Scott Summers e Wolverine em "Cisma", Logan voltou para Westchester e fundou o "Instituto Jean Grey para Estudos Avançados" no lugar onde permanecia a Mansão X, afinal o Professor Xavier não é mais um X-Men e não possui mais suas habilidades.

Cinema[editar | editar código-fonte]

Nos filmes, para representação da Mansão X, é usado como cenário um castelo que tem um aspecto da Europa medieval e fica localizado na cidade Toronto, no Canadá.[4]

Referências

  1. Marvel
  2. Sanderson, Peter (2007). The Marvel Comics Guide to New York City. New York City: Pocket Books. p. 214. ISBN 1-4165-3141-6 
  3. Screenrant
  4. UOL

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Banda desenhada da Marvel Comics é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.