Doutor Estranho (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Doctor Strange (2016) Logo.png
Doutor Estranho (PT/BR)
Pôster promocional
 Estados Unidos
Inadequado para menores de 12 anos i DEJUS (Brasil)

2016 •  cor •  115 min 
Direção Scott Derrickson
Produção Kevin Feige
Coprodução David J. Grant
Produção executiva Louis D'Esposito
Victoria Alonso
Stephen Broussard
Stan Lee
Charles Newrith
Roteiro Jon Spaihts
Scott Derrickson
C. Robert Cargill
Baseado em Doutor Estranho
de Stan Lee
Steve Ditko
Elenco Benedict Cumberbatch
Chiwetel Ejiofor
Rachel McAdams
Benedict Wong
Michael Stuhlbarg
Benjamin Bratt
Mads Mikkelsen
Tilda Swinton
Gênero Ação
Aventura
Fantasia
Música Michael Giacchino
Efeitos especiais Industrial Light & Magic
Cinematografia Ben Davis
Edição Wyatt Smith
Sabrina Plisco
Companhia(s) produtora(s) Marvel Studios
Distribuição Walt Disney Studios Motion Pictures
Lançamento Angola 02 de Outubro de 2016
Portugal 27 de Outubro de 2016
Brasil 3 de Novembro de 2016 [1]
Estados Unidos 4 de Novembro de 2016
Orçamento US$ 165 milhões[2]
Receita US$ 677.718.395[2]
Página no IMDb (em inglês)

Doctor Strange (no Brasil e em Portugal, Doutor Estranho) é um filme americano de super-herói baseado no personagem homônimo da Marvel Comics, produzido pela Marvel Studios e distribuido pela Walt Disney Studios Motion Pictures. O filme foi dirigido por Scott Derrickson, que escreveu o roteiro com Jon Spaihts e C. Robert Cargill, e estrelado por Benedict Cumberbatch, Chiwetel Ejiofor, Rachel McAdams, Benedict Wong, Michael Stuhlbarg, Benjamin Bratt, Scott Adkins, Mads Mikkelsen e Tilda Swinton. É o décimo quarto filme do Universo Cinematográfico Marvel e o primeiro filme solo do personagem. Em Doutor Estranho, Stephen Strange aprende as artes misticas da Anciã, após um acidente de carro acabar com a sua carreira.

Várias encarnações de um filme do Doutor Estranho estavam em desenvolvimento desde meados da década de 1980 até que a Paramount Pictures adquiriu os direitos do filme em abril de 2005 em nome da Marvel Studios. Thomas Dean Donnelly e Joshua Oppenheimer foram trazidos em junho de 2010 para escreverem um roteiro. Em junho de 2014, Derrickson e Spaihts foram contratados para dirigir e re-escrever o filme, respectivamente. Cumberbatch foi escolhido para o papel epônimo em dezembro de 2014, necessitando uma mudança de programação para trabalhar em torno de seus outros compromissos. Isso deu a Derrickson tempo para trabalhar no próprio roteiro, pelo qual ele trouxe Cargill para ajudar. O filme começou a fotografia principal em novembro de 2015 no Nepal antes de se mudar para o Reino Unido, e concluiu em Nova York em abril de 2016. A filmagem também ocorreu em Hong Kong.

Doutor Estranho realizou sua estréia mundial em Hong Kong em 13 de outubro de 2016, e foi lançado nos Estados Unidos em 4 de novembro de 2016, em 3D e IMAX 3D. O filme arrecadou mais de US $ 650 milhões, tornando-o o nono filme de maior bilheteria de 2016, e recebeu críticas positivas de críticos, que particularmente elogiaram seus recursos visuais, atuações e partitura musical.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Em Catmandu, Nepal o feiticeiro Kaecilius e seus seguidores entram no composto secreto Kamar-Taj e assassinam seu bibliotecário, guardião de livros antigos e místicos. Eles roubam o ritual de um livro proibido pela Anciã, uma feiticeira que vive vários séculos e que ensinou a todos em Kamar-Taj, incluindo Kaecilius, nos modos das artes místicas. A Anciã persegue os traidores, mas Kaecilius e alguns de seus seguidores escapam com as páginas.

Stephen Strange, um aclamado neurocirurgião, perde o movimento de suas mãos em um acidente de carro. Sua ex-amante e colega de trabalho Christine Palmer tenta ajudá-lo a seguir em frente, mas o arrogante Strange quer desesperadamente curar seus ferimentos. Depois de meses tentando cirurgias experimentais em suas mãos, e usando todos os seus recursos, Strange ouve falar de Jonathan Pangborn, um paraplégico que misteriosamente foi capaz de andar novamente. Pangborn fala a Strange sobre o Kamar-Taj, no Nepal. Lá, outro feiticeiro, Karl Mordo, apresenta Strange à Anciã. A Anciã mostra à Strange o seu poder, revelando o plano astral e outras dimensões, como a Dimensão Espelhada. Strange implora para ela ensiná-lo, e ela finalmente concorda quando Mordo a lembra das forças da Dimensão Negra. Apesar da arrogância de Strange, ela finalmente aceita, o que a faz lembrar de Kaecilius.

Strange começa o seu ensinamento com a Anciã e Mordo, e aprende mais dos livros antigos na biblioteca, que agora é protegida pelo mestre Wong. Strange avança os meses estudando vários feitiços, se mostrando muito inteligente. Curioso, Stephen encontra o Olho de Agamotto e o usa para manipular o tempo numa maçã usando os feitiços descritos no livro proibido da Anciã. Mordo e Wong chegam a tempo de impedir ele de ir longe de mais com tanto poder em posse.

Strange fica confuso então Mordo e Wong explicam que a Terra é protegida de outras dimensões por um feitiço formado a partir de três blocos chamados Sanctum's, encontrados em Nova York, Londres e Hong Kong. A tarefa dos feiticeiros é proteger os Sanctum's, embora Pangborn escolheu a renunciar esta responsabilidade em favor de canalizar energia para andar de novo; Strange terá que decidir entre recuperar o uso de suas mãos ou defender o mundo.

Kaecilius e seus seguidores usam as páginas roubadas para começar a convocar o poderoso Dormammu da Dimensão Negra, onde o tempo não existe e todos podem viver para sempre. Isso destrói o Sanctum de Londres, e envia Strange de Kamar-Taj para o Sanctum de Nova York. Os seguidores de Kaecilius então atacam lá, onde Strange os mantém fora com o Místico Manto de Levitação. Strange é ferido por um dos seguidores de Kaecillius. Ele viaja para o hospital onde trabalhava a procura de Christine enquanto o Manto da levitação da cobertura com um dos seguidores. Stephen sai do seu corpo, se tornando uma forma astral e ajudando Christine a reviver o seu corpo. Strange deixa Christine ao perceber que o seguidor de Kaecillius se livrou do manto ao mudar pra sua forma astral. Uma luta no hospital no mundo astral começa e Strange vence com ajuda de Christine.

Strange volta para o Sanctum de Nova York e encontra Mordo. Strange e Mordo tem uma pequena discussão quando Stephen revela que, segundo Kaecilius, a Anciã drena energia da Dimensão Negra para ter mais poder e longevidade. Eles confrontam Kaecilius e seus seguidores de novo pelas ruas e predios distorcidos de Nova York. A Anciã surge e enfrenta Kaecillius cara a cara e é ferida por ele, voltando ao mundo normal e caindo de praticamente 20 metros de altura. A Anciã é levada para o hospital e antes de morrer, no plano astral, conversa com Strange e dá um conselho que uma hora ele vai ter que quebrar certas regras como ela e então o deixa. Stephen vai pedir a ajuda de Mordo e eles vão para o Sanctum de Hong Kong. Eles chegam lá e veem a cidade ser praticamente destruida pelo surgimento da Dimensão Negra. Strange usa o Olho de Agamotto para voltar no tempo e impedir que tudo aquilo acontecesse, salvando Wong, entretanto, Kaecillius e seus seguidores conseguem sair do feitiço temporal e, tentam impedir Strange de acabar com os seus planos. Stephen vai para a Dimensão Negra e pede uma barganha entre ele e o senhor da Dimensão, Dormammu. Strange prende Dormammu em um loop temporal pra sempre e, Dormammu decide entrar em acordo com ele, tirando Kaecilius e seus seguidores da Terra.

Desgostoso com as decisões de Strange e da Anciã, Mordo vai embora. Stephen devolve o Olho de Agamotto ao seu lugar e Wong cita que ela é uma Joia do Infinito. Strange vai para o Sanctum de Nova York onde com permissão de Wong, residiria como Guardião.

Em uma cena no meio dos créditos, Thor encontra-se no Sanctum de Nova York pedindo ajuda de Strange para encontrar Odin, junto com seu irmão Loki, que está desaparecido. Strange aceita ajudá-lo com a condição de que ele volte imediatamente a Asgard junto com seu irmão. Na cena pós-créditos, Mordo, após alguns meses viajando, vai a procura de Pangborn e absorve os poderes que ele tinha para permanecer andando e, Mordo fala que o mal do mundo é que existem feiticeiros de mais.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

  • Benedict Cumberbatch como Dr. Stephen Strange: Um neurocirurgião que, após um terrível acidente de carro que o levou a uma jornada de cura, descobre o mundo oculto da magia e das dimensões alternativas.[3]
  • Chiwetel Ejiofor como Karl Mordo: Um ex-aluno da Anciã, juntamente com Strange. Ao contrário dos quadrinhos, o personagem não será completamente vilão e é uma amálgama de diferentes personagens do Doutor Estranho.[4][5]
  • Rachel McAdams como Christine Palmers: Uma colega cirurgiã de Strange e seu interesse amoroso.[6]
  • Benedict Wong como Wong: Um dos Mestres das Artes Misticas, encarregado de proteger algumas das relíquias e livros mais valiosos de Kamar-Taj.[7]
  • Benjamin Bratt como Jonathan Pangborn: Um paraplégico que aprendeu a curar-se com a Anciã, a quem dirige Strange durante a própria jornada de cura.
  • Scott Adkins como Lucian: Um dos seguidores de Kaecilius que Strange mata em uma luta.
  • Mads Mikkelsen como Kaecilius: Um dos Mestres das Artes Misticas que rompe com a Anciã e serve Dormammu em troca de vida eterna
  • Tilda Swinton como Anciã: Uma mística de uma terra estrangeira, que se torna a mentora de Strange.

Para a cena no meio dos créditos, Chris Hemsworth reprisa seu papel de Thor para configurar os eventos de Thor: Ragnarok. Stan Lee faz uma aparição em um ônibus lendo As Portas da Percepção de Aldous Huxley. Amy Landecker foi escolhida como a anestesista Dra. Bruner, mas a maioria de seu papel foi cortado do filme. A atriz foi finalmente creditada por uma breve aparição no final do filme. Cumberbatch e um ator não creditado retratam a voz e captura de movimento de Dormammu.

Dublagem brasileira[editar | editar código-fonte]

Estúdio: TV Group Digital (SP) / Visom Digital (RJ)
Direção: Fábio Azevedo (SP) e Sérgio Cantú (RJ)
Tradução: Sérgio Cantú

Outras vozes: Bruna Matta, Cecília Lemes, César Marchetti, Glauco Marques, Hermes Baroli, Mária Claudia Cardoso, Priscila Concepcion, Priscila Franco, Renato Soares, Rodrigo Andreatto, Sandra Mara Azevedo, Thiago Longo, Vagner Fagundes e Yuri Chesman.

Produção[editar | editar código-fonte]

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

"..Acho que Dr. Estranho iria chutar muito o traseiro. Eu acho que fizemos muito bem no gênero de super-heróis, se quiser, este aspecto super-herói do nível da rua do Universo Marvel. Eu acho que como Thor, você vai ver-nos rachaduras no lado cósmico do Universo Marvel em uma boa forma que nunca foi feito antes em nossos filmes e eu adoraria entrar nessa elemento sobrenatural. Eu acho que o Dr. Estranho poderia ser uma boa maneira de ser o eixo central para esse universo como Lobisomen pela Noite, com lâmina de novo algum dia. - esse lado do Universo Marvel."

Kevin Feige sobre Doutor Estranho.

Em janeiro de 2013, Kevin Feige falou sobre os personagens que ele havia considerado, poderiam estar se desenvolvendo na Fase 3, "Doutor Estranho, o que eu tenho falado sobre por anos, é definitivamente um deles. Ele é um grande caráter, original, e ele verifica a parte de fora deste critério que eu tenho: ele é totalmente diferente de qualquer outra coisa que temos, assim como Guardiões da Galáxia."

Em junho de 2014, Scott Derrickson twittou que seu próximo filme será Doutor Estranho, e que os diretores de elenco estavam olhando para Tom Hardy e Benedict Cumberbatch para o papel principal. Em agosto de 2014, relatos conflitantes foram dadas quanto ao enredo do filme, se é ou não seria uma história de origem.

Em setembro de 2014, o filme foi anunciado para começar a filmar em maio de 2015 nos estúdios Pinewood Shepperton no Reino Unido.

Em 29 de agosto de 2014, foi anunciado que Joaquin Phoenix entrou em negociações finais.

Em outubro de 2014, foi anunciado que as negociações com Phoenix terminaram e o estúdio estava ativamente à procura de seu ator principal.[8] Em dezembro de 2014, Deadline informou que Phoenix nunca teve um contrato com a Marvel Studios. Em 27 de outubro de 2014, foi revelado que Benedict Cumberbatch estava em negociações finais para interpretar Doutor Estranho.

No final de outubro, foi anunciado no Evento Liveblog da Marvel que o filme será lançado em 4 de novembro de 2016.

Em 4 de dezembro de 2014, a Marvel finalizou seu acordo com Benedict Cumberbatch para retratar Stephen Strange.

Em 22 de janeiro de 2015, foi relatado que a Marvel estava olhando para lançar Chiwetel Ejiofor em um papel não especificado. Em 11 de junho de 2015, Chiwetel Ejiofor foi escalado como Barão Mordo.

Logo depois em meados de maio, Tilda Swinton foi escalada como Anciã, a mentora de Stephen Strange.

Filmagens[editar | editar código-fonte]

A fotografia principal começou em novembro de 2015 no Nepal antes de se mudarem para o Reino Unido, e concluiu em Nova York em abril de 2016.

Futuro[editar | editar código-fonte]

Em abril de 2016, co-escritor Cargill afirmou que Marvel sentiu algumas idéias iniciais para o filme dele e Derrickson destacou muito do "material estranho" associado com o personagem para caracterizar em uma história de origem, mas disse ao duo para segurá-lo para futuros filmes em potencial. Em outubro de 2016, Derrickson confirmou que tinha planos para uma sequela, dizendo: "Eu amo o personagem, adoro as possibilidades visuais, e conheço os quadrinhos tão bem - [o primeiro filme é] a ponta de um iceberg. Progresso que pode ser feito. "Ele gostaria de seguir o exemplo de The Dark Knight e "trazer um vilão onde você realmente tem que ir fundo [e ter] uma experiência mais visceral". Cumberbatch acrescentou que assinou contrato com pelo menos mais um filme solo de Doutor Estranho. Derrickson explicou que estava interessado em usar o personagem Nightmare e o conceito de "pesadelos-se como sendo uma dimensão", mas disse que "isso é um pouco de uma idéia complexa para tentar introduzir" ao lado de tudo o que o primeiro filme introduz, ser melhor servido em uma sequela em potencial.[9]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Doutor Estranho foi muito bem recebido pela crítica e pelo público. No Rotten Tomatoes o filme acumula uma aprovação de 89% da crítica e no IMDb tem uma nota de 7,5.[10]

Prêmios e Indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Premiado Notas Ref
2016 Evening Standard British Film Awards Melhor Ator Benedict Cumberbatch Indicado
[11]
Melhor Ator Coadjuvante Chiwetel Ejiofor Indicado
Hollywood Film Award Efeitos Visuais Stephane Ceretti e Richard Bluff Venceu
[12]
Hollywood Music in Media Awards Melhor Trilha Original - Ficção Científica / Fantasia Michael Giacchino Indicado
[13]
Critics' Choice Awards Melhor Maquiagem Doutor Estranho Indicado
[14]
Melhores Efeitos Visuais Doutor Estranho Indicado
Melhor Filme de Ação Doutor Estranho Indicado
Melhor Ator em um Filme de Ação Benedict Cumberbatch Indicado
Melhor Atriz em um Filme de Ação Tilda Swinton Indicado
Melhor Ficção Científica / Filme de Terror Doutor Estranho Indicado
San Diego Film Critics Society Melhores Efeitos Visuais Doutor Estranho Indicado
[15]
St. Louis Gateway Film Critics Association Melhor Filme de Ação Doutor Estranho Indicado
[16]
Melhor Filme de Terror / Ficção Científica Doutor Estranho Indicado
Melhores Efeitos Visuais Doutor Estranho Indicado
Florida Film Critics' Circle Melhores Efeitos Visuais Doutor Estranho Indicado
[17]
2017 Annie Awards Realização Excepcional, Efeitos Animados em uma Produção em Live Action Georg Kaltenbrunner, Michael Marcuzzi, Thomas Bevan, Andrew Graham e Jihyun Yoon Venceu
[18]
Satellite Awards Melhores Efeitos Visuais Doutor Estranho Indicado
[19]
Melhor Figurino Alexandra Byrne Indicado
Screen Actors Guild Awards Desempenho Excepcional de um Stunt Ensemble em um Filme Doutor Estranho Indicado
[20]
Prêmios da Academia (Oscar) Melhores Efeitos Visuais Stephane Ceretti, Richard Bluff, Vincent Cirelli e Paul Corbould Indicado
[21]
Houston Film Critics Society Realização Técnica Doutor Estranho Indicado
[22]
Art Directors Guild Awards Excelência em Design de Produção para um Filme de Fantasia Charles Wood Indicado
[23]
Visual Effects Society Award Efeitos Visuais Excepcionais em um Recurso Fotorealista Stephane Ceretti, Susan Pickett, Richard Bluff, Vincent CirelliPaul Corbould Indicado
[24]
Excelente Ambiente Criado em um recurso Fotorealista Doutor Estranho - New York - Adam Watkins, Martinjn van Herk, Tim Belsher, Jon Mitchell Venceu
Doutor Estranho - Londres - Brendan Seals, Raphael A. Pimentel, Andrew Zink, Gregory Ng Indicado
Cinematografia Virtual Excepcional em um Projeto Fotorealista Doutor Estranho - New York Dimensão Espelhada – Landis Fields, Mathew Cowie, Frederic Medioni, Faraz Hameed Indicado
Simulações de Efeitos Excepcionais em um Recurso Fotorealista Hong Kong Reversão da Destruição – Florian Witzel, Georges Nakhle, Azhul Mohamed, David Kirchner Indicado
Composição Excepcional em um Recurso Fotorealista New York – Matthew Lane, Jose Fernandez, Ziad Shureih, Amy Shepard Indicado
Saturn Awards 2017 Melhor Diretor Scott Derrickson Indicado
[25]
Melhor Ator Benedict Cumberbatch Indicado
Melhor Atriz Coadjuvante Tilda Swinton venceu
Melhores Efeitos Visuais Stephane Ceretti, Richard Bluff, Vincent Cirelli e Paul Corbould Indicado
Melhor Música Michael Giacchino Indicado
Melhor Roteiro de Filme Jon Spaihts, Scott Derrickson e C. Robert Cargill Indicado
Melhor Adaptação de Quadrinhos para Filme Doutor Estranho Venceu
Melhor Maquiagem Jeremy Whitewood Indicado
Melhor Figurino Alexandra Byrne Indicado
Melhor Design de Produção Charles Wood Indicado
Nebula Awards Prêmio Ray Bradbury para Apresentação Dramatica Excepcional Doutor Estranho Indicado
[26]
Costume Desingner Guild Awards Excelência em Filme de Fantasia Alexandra Byrne Venceu
[27]

Lançamentos em DVD e Blu-ray[editar | editar código-fonte]

Para anunciar o lançamento de Doutor Estranho em DVD e Blu-Ray™, a Marvel lançou um comercial ao contrário, nele há um resumo do filme começando por uma das últimas cenas até chegar a primeira, incluindo até falas ao contrário.[28] Nos Estados Unidos as versões em DVD e Blu-Ray™ chegaram às lojas em 28 de fevereiro de 2017. No mesmo mês uma edição de colecionador foi lançada. Esta edição, em Steelbook, está disponível em versões regulares e 3D. A capa é de aço e apresenta uma imagem trippy do olho de Agamotto, ao invés das cores brilhantes dos outros cartazes e materiais de marketing do Dr. Strange. A edição do Steelbook só é vendida na Best Buy.[29]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «data de lançamento no Brasil». Adoro Cinema. Consultado em 6 de janeiro de 2017 
  2. a b «Doctor Strange (2016)». Box Office Mojo (em inglês). Consultado em 11 de março de 2017 
  3. Strom, Marc (4 de dezembro de 2014). «Benedict Cumberbatch to play Doctor Strange». Marvel Comics. Consultado em 22 de dezembro de 2016. Cópia arquivada em 4 de dezembro de 2014 
  4. Fleming Jr., Mike (11 de junho de 2015). «Chiwetel Ejiofor's 'Doctor Strange' Character Revealed: He'll Play Baron Mordo». Deadline.com. Consultado em 22 de dezembro de 2016. Cópia arquivada em 11 de junho de 2015 
  5. Strom, Marc (15 de agosto de 2015). «D23 Expo 2015: Marvel's 'Doctor Strange' Updates & More». Marvel Comics. Consultado em 22 de dezembro de 2015. Cópia arquivada em 15 de agosto de 2015 
  6. Sneider, Jeff; Ge, Linda (14 de setembro de 2015). «Rachel McAdams to Star in Marvel's 'Doctor Strange'». The Wrap. Consultado em 22 de dezembro de 2015. Cópia arquivada em 14 de setembro de 2015 
  7. Kit, Borys (21 de janeiro de 2016). «'The Martian' Actor Nabs Key 'Doctor Strange' Role (Exclusive)». The Hollywood Reporter. Consultado em 22 de dezembro de 2016. Cópia arquivada em 22 de janeiro de 2016 
  8. Bridi, Natália (2 de outubro de 2014). «Doutor Estranho | Joaquin Phoenix está fora do filme». Omelete. Consultado em 4 de março de 2017 
  9. Krupa, Daniel (28 de outubro de 2016). «Doctor Strange Director's Idea for a Sequel». IGN (em inglês). Consultado em 12 de novembro de 2016 
  10. «Doctor Strange (2016)». Rotten Tomatoes. Consultado em 22 de dezembro de 2016 
  11. «melhor ator» 
  12. «hollywood efeitos visuais» 
  13. «Hollywood Music in Media Awards Melhor Trilha Original - Ficção Científica / Fantasia». IMDb 
  14. «Critics Choice Awards» 
  15. «San Diego Film Critics Society Melhores Efeitos Visuais» 
  16. «St. Louis Gateway Film Critics Association» 
  17. «Florida Film Critics' Circle Melhores Efeitos Visuais» 
  18. «Annie Awards Realização Excepcional, Efeitos Animados em uma Produção em Live Action». Consultado em 13 de fevereiro de 2017 
  19. «Satellite Awards Melhores Efeitos Visuais» 
  20. «Screen Actors Guild Awards Desempenho Excepcional de um Stunt Ensemble em um Filme» 
  21. «Oscar 2017» (em inglês). Consultado em 27 de janeiro de 2017 
  22. «Houston Film Critics Society - Realização Técnica» (em inglês). Movie Awards Plus. Consultado em 28 de janeiro de 2017 
  23. «Art Directors Guild Awards - Excelência em Design de Produção para um filme de fantasia» (em inglês). Art Directors Guild. Consultado em 28 de janeiro de 2017 
  24. «Visual Effects Society Award» (em inglês). Hollywood Reporter. Consultado em 15 de fevereiro de 2017 
  25. «Saturn Awards» (em inglês). Variety. Consultado em 4 de março de 2017 
  26. «Nebula Awards 2017» (em inglês). Forbes. Consultado em 8 de julho de 2017 
  27. «Costume Desinger Guild Awards» (em inglês). The Variety. Consultado em 4 de março de 2017 
  28. «Doutor Estranho | Lançamento do DVD e Blu-ray ganha comercial ao contrário». Cinema com Rapadura. 1 de fevereiro de 2017 
  29. «Best Buy Unveils Official US Blu-Ray Release Date And Steelbook For Doctor Strange». Marvel. Consultado em 26 de julho de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]