Praça Darbar (Patan)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde abril de 2014). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Praça Darbar em 2010

A Praça Darbar (em inglês: Durbar Square ou Darbar Square) é um conjunto de praças e pequenas vielas situadas no centro da cidade de Patan (também conhecida como Lalitpur e Yala), Nepal. É uma das três praças Darbar no Vale de Catmandu, todas elas inscritas na lista do Património Mundial da UNESCO. Uma de suas atrações é o antigo Palácio Real, onde os reis da Dinastia Malla residiram por algum tempo.

Descrição[editar | editar código-fonte]

O Palácio Real foi construído pelo rei Jayasthiti Malla da Dinastia Malla no século XIV.

Os três pátios principais do palácio são Chowk Mul, Sundari Chowk e Keshav Narayan Chowk. Além desses pátios, o complexo possui impressionantes templos, santuários religiosos, e lugares históricos, mostrando as habilidades dos artistas e artesãos Neuaris ao longo de vários séculos da arquitetura Newari.[1] [2]

Chowk Mul

Trata-se de um dos pátios sendo o maior e mais famosos dos três. No seu centro está localizado o Templo de Bidya, e em um de seus lados encontra-se o Templo de Taleju.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Praça Darbar de Patan
Imagem: Vale de Kathmandu A Praça Darbar de Patan está incluída no sítio Vale de Kathmandu, Património Mundial da UNESCO. Welterbe.svg