Ghost Rider (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ghost Rider
Ghost Rider (filme)
Cartaz promocional
No Brasil Motoqueiro Fantasma
Em Portugal Ghost Rider
 Estados Unidos
2007 •  cor •  114 min 
Género ação / fantasia / suspense
Direção Mark Steven Johnson
Produção Avi Arad
Steven Paul
Michael De Luca
Gary Foster
Produção executiva E. Bennett Walsh
Ari Arad
Stan Lee
Norman Golightly
David S. Goyer
Lynwood Spinks
Roteiro Mark Steven Johnson
Elenco Nicolas Cage
Eva Mendes
Wes Bentley
Sam Elliott
Donal Logue
Peter Fonda
Música Christopher Young
Cinematografia Russell Boyd
Edição Richard Francis-Bruce
Companhia(s) produtora(s) Crystal Sky Pictures
Relativity Media
Marvel Entertainment
Michael De Luca Productions
Distribuição Columbia Pictures
Lançamento Ucrânia 15 de Janeiro de 2007
Estados Unidos 16 de Fevereiro de 2007
Brasil 2 de Março de 2007
Portugal 8 de Março de 2007
Idioma inglês
Orçamento US$ 110 milhões[1]
Receita US$ 228.738.393[1]
Cronologia
Motoqueiro Fantasma 2

Ghost Rider (Brasil: Motoqueiro Fantasma[2] / Portugal: Ghost Rider[3]) é um filme estadunidense de 2007 dirigido e escrito por Mark Steven Johnson, com Nicolas Cage. É baseado no personagem de mesmo nome das história em quadrinhos da Marvel Comics.

Foi produzido pela Sony Pictures e pela Columbia Pictures, sendo distribuído pela Sony Pictures Entertainment.

O filme teve um orçamento de 110 milhões de dólares.[1]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Moto do Motoqueiro Fantasma

O Diabo, Mephisto, envia seu caçador de recompensas dos condenados, o Cavaleiro Fantasma, para recuperar o contrato de San Venganza para o controle de mil almas corruptas. Vendo que o contrato daria Mephisto o poder de trazer o Inferno na Terra, o cavaleiro se recusa a dar-lhe o contrato.

Em 1986, Mephisto se revela ao motociclista acrobata de 17 anos de idade Johnny Blaze, oferecendo-se para curar o câncer de seu pai em troca da alma de Blaze. Na manhã seguinte, Blaze acorda e descobre que o câncer de seu pai está curado, mas seu pai é morto no mesmo dia em uma acrobacia da motocicleta em que ele cai no anel de fogo em que ele está saltando. Blaze acusa Mefistófeles de causar a morte de seu pai, mas Mefistófeles considera seu contrato para ser cumprido.

21 anos depois, em 2007, Blaze tornou-se um motociclista acrobata famoso. Blaze encontra sua ex-namorada de infância Roxanne Simpson, agora uma repórter, que o abandonou após a morte de seu pai. Ele convence-a que ele deseja fazer as pazes e ela concorda em um encontro para jantar. Enquanto isso, Coração Negro, filho demoniáco de Mephisto, vem para a Terra, juntamente com os três anjos caídos. Eles têm a tarefa de encontrar o contrato perdido de San Venganza. Em resposta, Mefistófeles faz Blaze ser o novo Cavaleiro Fantasma, e lhe oferece sua alma de volta em troca de derrotar Coração Negro. Blaze é conduzido diretamente para a estação em sua "primeira viagem", onde ele se transforma no Motoqueiro Fantasma e uma batalha com os anjos caídos segue. No dia seguinte, ele encontra um homem chamado O Coveiro, que parece saber tudo sobre a história do Motoqueiro Fantasma. Ele diz-lhe tudo o que aconteceu não foi um sonho e que isso vai acontecer novamente, especialmente quando ele está perto de uma presença maligna.

Quando ele chega em casa, Blaze encontra Simpson e revela-se como caçador de recompensas do Diabo. Insatisfeita, ela se afasta em descrença. Após uma breve prisão pelos assassinatos cometidos Blackheart, Blaze vai para O Coveiro em busca de conselho. O Coveiro diz-lhe que seu antecessor, Carter Slade, um Patrulheiro do Texas que viveu no Velho Oeste Americano durante o século 19 e que escondeu o contrato de San Venganza. Retornando Blaze para sua casa descobre que Coração Negro matou seu amigo Mack e já tomou Roxanne cativa, ameaçando matá-la se Blaze não entregar o contrato a ele.

Blaze retorna ao Zelador e obtém o contrato. O Coveiro revela que ele é Carter Slade. Slade diz a Blaze que ele é mais poderoso do que seus antecessores desde que ele vendeu sua alma para o amor em oposição a ganância. Os dois seguem para San Venganza. Slade, que só possuía uma última transformação, dá a Blaze uma espingarda antes de desaparecer.

Depois de matar o último dos anjos caídos, Blaze dá o contrato a Coração Negro. Ele rapidamente se transforma em Motoqueiro Fantasma, em um esforço para subjugar Coração Negro, mas o amanhecer chega e ele é impotente. Coração Negro utiliza o contrato para absorver milhares de almas em seu corpo. Ele tenta matar Blaze, mas se distrai quando Simpson usa espingarda descartada de Blaze para separá-los. Blaze tenta matar Coração Negro com a espingarda e logo depois ele usa o Seu Olhar da Penitência para torná-lo catatônico, queimando todas as almas corruptas dentro de Coração Negro.

Mephisto aparece e devolve a Blaze sua alma, oferecendo-se para tomar de volta a maldição do Motoqueiro Fantasma. Determinado a não fazer outra coisa; Blaze se recusa, dizendo que ele vai usar seu poder contra ele e contra todo o mal que vem para os inocentes. Enfurecido de ser roubado do poder, Mephisto promete fazer Blaze pagar, mas Blaze diz a Mephisto que ele não tem medo. Mephisto, em seguida, desaparece, levando o corpo de Coração Negro com ele. Mais tarde, Simpson diz a Blaze que ele conseguiu sua segunda chance antes de compartilhar um beijo final com ele. Blaze então monta em sua motocicleta, se transformando no Motoqueiro Fantasma.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

Ghost Rider tem recepção desfavorável por parte da crítica especializada. Possui tomatometer de 23% em base de 135 críticas no Rotten Tomatoes. Tem 48% de aprovação por parte da audiência, usada para calcular a recepção do público a partir de votos dos usuários do site.[4]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c «Ghost Rider (2007)». Box Office Mojo. Consultado em 7 de agosto de 2012 
  2. Motoqueiro Fantasma no AdoroCinema (Brasil)
  3. «Ghost Rider». SAPO Mag. Portugal. Consultado em 6 de fevereiro de 2023 
  4. «Ghost Rider» (em inglês). Rotten Tomatoes. Consultado em 26 de abril de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]